Google Apresentações: entenda suas vantagens para empresas e como utilizar a ferramenta!

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Google Apresentações: entenda suas vantagens para empresas e como utilizar a ferramenta!
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Google Apresentações: entenda suas vantagens para empresas e como utilizar a ferramenta!

Apresentações de slides são uma parte essencial de reuniões e eventos, sejam eles empresariais, sejam acadêmicos. Atualmente, é difícil pensar em uma exposição ou fala que não esteja acompanhado de slides para enriquecer e complementar o discurso.

Por isso, cada vez mais profissionais usam esse tipo de recurso visando apresentar melhor projetos, resultados, vender serviços e produtos, entre outras coisas para clientes e parceiros.

Uma dessas ferramentas é o Google Apresentações, uma alternativa inteligente e otimizada que conta com toda a tecnologia, inovação e segurança presente no Google Workspace. Com ela, você cria slides interessantes e bonitos que vão tornar sua apresentação ainda mais atraente, permitindo o engajamento do seu público de forma única.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo para você entender tudo sobre a ferramenta, suas funcionalidades, vantagens e descobrir como usá-la de modo a tirar o melhor proveito dela. Vamos começar?

O que é o Google Apresentações?

O Google Apresentações é um dos aplicativos disponíveis para usuários no Google Workspace, assim como o Google Meet, Google Formulários, Google Planilhas e outros.

Ele está disponível no menu de aplicativos na conta Google de usuários e empresas. É possível acessá-lo tanto em computadores quanto por meio de aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) com conexão à internet.

Com essa solução, o usuário consegue criar apresentações de slides com vários tipos de conteúdo. Também é possível converter a apresentação a outros tipos de arquivo e compartilhá-lo em tempo real com outras pessoas.

Como ele funciona?

O Google Apresentações funciona de modo semelhante a outros editores de apresentações, como o PowerPoint, por exemplo. Uma diferença é que o Google Apresentações está totalmente na nuvem.

Ou seja, não é preciso baixar ou comprar uma licença para usá-lo e editar seu conteúdo. Basta ter um dispositivo com acesso à internet para começar a criar apresentações. Assim, as pessoas podem criar e acessar esses documentos de qualquer lugar e de diferentes dispositivos, caso tenham permissão de acesso.

No aplicativo, o usuário encontra uma base de modelos que pode ser usada para começar a construir suas ideias de forma fácil e visualmente agradável, incluindo texto, imagens, vídeos e muito mais.

Quais são seus benefícios para as empresas?

O Google Apresentações oferece uma série de vantagens para empresas, como segurança, privacidade, colaboração, produtividade e muito mais. Confira as principais a seguir.

Salvamento automático

Como falamos, o Google Apresentações é um aplicativo totalmente na nuvem, assim como as outras ferramentas do Google Workspace. Todos os conteúdos e documentos criados com essas ferramentas são automaticamente salvos no Drive da conta, garantindo que você não perderá nada.

Da mesma forma, enquanto você edita conteúdos nas suas apresentações, a ferramenta faz salvamentos automáticos, dispensando o salvamento manual. Ou seja, você não precisa, de tempos em tempos, apertar o botão “salvar” para ter certeza de que não perderá seu trabalho caso algo aconteça.

Ainda, no caso de uma falta de energia ou conexão à internet, é possível habilitar em todos os recursos do Google o salvamento off-line. Nesse caso, você continua editando seu arquivo e as mudanças ficam salvas no dispositivo que estiver sendo usando. Uma vez restabelecida a conexão, todas as atualizações são salvas na nuvem automaticamente, sem que você tenha que fazer nada.

Segurança de dados

Muitas apresentações de slides contém informações sigilosas ou que devem permanecer ocultas sobre projetos e resultados. Sabendo disso, o Google Apresentações tem o objetivo de proporcionar uma experiência satisfatória e altamente segura às empresas.

Os arquivos criados são salvos na nuvem, que conta com a proteção da alta tecnologia do Google. Para reforçar essa seguridade, gestores podem fazer controles de acesso, de modo a proteger arquivos e pastas com senhas.

Compatibilidade com vários formatos

Na hora de conduzir apresentações, os profissionais podem ter que usar computadores e dispositivos em outros locais, como na sede de um cliente, por exemplo. Também pode acontecer de precisar enviar um documento no formato de apresentação por e-mail a um parceiro.

Para situações como essas, saiba que é possível converter os slides criados via Google Apresentações em outros formatos universalmente aceitos, como PDF e até mesmo PowerPoint. Isso possibilita que você consiga salvar um mesmo documento de diferentes formas e ter um plano B para sua apresentação, caso precise exibi-la sem internet ou em outros softwares e máquinas

Colaboração e integração

Um dos grandes benefícios dos aplicativos Google em geral é a possibilidade deles serem compartilhados e editados de forma simultânea e em tempo real. Isso quer dizer que se precisar preparar um conjunto de slides sobre um projeto, pode convidar ou permitir acesso a seus colegas que estão trabalhando com você para comentar, fazer mudanças e editar o conteúdo.

Assim, você conta com o suporte da equipe e todos podem trabalhar juntos no mesmo arquivo, simultaneamente, de forma colaborativa. No mais, isso é possível com as pessoas estando em diferentes locais do mundo.

O histórico de edições e mudanças ficam salvos no documento. Dessa maneira, caso alguém delete algo sem querer, o conteúdo pode ser recuperado, pois está salvo na nuvem.

Outro grande trunfo das soluções do Google Workspace é a integração. O Google Apresentações está totalmente integrado às demais. Os slides são salvos no Drive. Ao construir cada um, você pode importar dados de uma planilha do Google, resultados de um formulário ou texto de um Google Docs. Tudo de forma rápida e otimizada.

Usabilidade

Por fim, um destaque das ferramentas Google é sempre prezar pela experiência do usuário e usabilidade. Assim como as outras, o Google Apresentações é intuitivo e fácil de usar.

Os modelos prontos disponíveis têm um design agradável e são simples de serem editados, permitindo que qualquer usuário consiga construir slides visualmente interessantes, sem grande esforço ou conhecimento técnico.

Os layouts pré-definidos facilitam a vida do usuário, que gasta menos tempo preparando suas apresentações. No entanto, caso a pessoa queira, o Google Apresentações oferece uma série de opções de personalização que vão ajudar na elaboração de slides exclusivos.

Quais são as funcionalidades do Google Apresentações?

O Google Apresentações conta com funcionalidades comuns a outros editores, com poder inserir imagens e texto, e outras surpreendentes que vão abrilhantar seus slides. Vamos conhecê-las.

Incluir pesquisa em uma apresentação

Deseja trazer dados e informações que você encontrou na internet para usar como suporte em uma apresentação? Saiba que você pode fazer isso de forma fácil e inserir nos slides conteúdos que pesquisou no Google sem precisar sair do aplicativo.

Para isso, clique na opção “explorar”, que fica no final da página, à direita. Nela, você pode fazer pesquisas:

  • na web, usando a base de resultados do próprio Google;
  • de imagens, também usando o Google Imagens;
  • no seu Drive, permitindo importar para o slide algum documento ou arquivo salvo.

Em poucos cliques, você faz uma pesquisa por conteúdo ou imagem e pode importá-lo para os slides sem precisar sair da tela. Esse recurso possibilita inserir texto, imagens, dados e outros tipos de conteúdo diretamente nas suas apresentações. Basta inserir a palavra-chave que busca para ver os resultados e importar o que for relevante.

Inserir diagramas

O Google Apresentações conta com uma base de diversos tipos de diagramas que podem ser usados para mostrar dados e tornar sua apresentação mais clara e dinâmica. Para isso, clique no menu “Inserir” e escolha a opção “Diagrama”. Ali, você poderá conferir as opções de layout que melhor atendem aos seus objetivos.

Fazer mudanças em todo o documento com o Slide Mestre

Apresentações corporativas precisam ter uma padronização no layout para passar confiança e profissionalismo. No entanto, ao construir slides, um colaborador pode sentir a necessidade de fazer uma mudança, e depois ter que ajustar o resto. Isso não é necessário, já que elementos que você deseja padronizar podem ser editados no Slide Mestre.

Digamos que você quer manter a fonte igual e no mesmo tamanho em todos os slides, além de inserir o logotipo da empresa no topo. Determine isso no Slide Mestre e todos os outros seguiram o padrão que você definiu automaticamente.

Para acessá-lo, vá em “Slide” e, em seguida, “Slide Mestre”. Usar esse recurso é a melhor maneira de fazer alterações gerais, pois você não precisará corrigir cada slide manualmente.

Adicionar e editar vídeos

Vídeos ajudam a ilustrar assuntos em uma apresentação, assim como as imagens. No Google Apresentações, você pode importar vídeos do Drive ou diretamente do YouTube, graças a uma integração. Clique em “Inserir” e escolha a opção “Vídeo”.

Mas isso não é tudo. Com o vídeo inserido, é possível editá-lo. Se ele for muito longo e você quiser exibir apenas um trecho na sua apresentação, basta cortá-lo. Clicando no vídeo com o botão direito, você verá “Opções de vídeo”. Nesse menu, é possível:

  • editar o tamanho do vídeo;
  • retirar o som;
  • optar pela reprodução automática.

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Como usar essa ferramenta?

É fácil começar a criar belos slides com o Google Apresentações. A ferramenta é descomplicada e minimalista, permitindo que se faça muitas coisas em poucos passos. 

Vamos conferir como ela funciona com este passo a passo.

1. Crie a apresentação

Abra o aplicativo do Google Apresentações e vá em “Iniciar nova apresentação”, no menu superior. Ali, você tem duas alternativas:

  • clicar no símbolo “+” para abrir uma nova apresentação em branco;
  • navegar pela galeria de modelos prontos e escolher um para construir sua apresentação em cima. Lembre-se que o modelo apenas lhe dará o layout pronto (cores, formas, fontes, etc.). Você deverá preencher esse layout com seu conteúdo.

Uma coisa que facilita é que os modelos prontos são separados em categorias. Isso ajuda na escolha e é uma vantagem já que cada template tem elementos pré-definidos, que podem ajudar a você pensar na construção dos seus slides.

2. Adicione elementos

Com o tipo de apresentação escolhida, o usuário pode começar a inserir os conteúdos que preferir e criar seus slides. No menu de ícones acima dos slides, existem atalhos que possibilitam inserir caixas de texto, imagens, linhas e formas geométricas. Também pode-se mudar o tema e o layout da apresentação com atalhos no mesmo menu.

Ainda neste menu, a primeira opção no canto esquerdo possibilita a adição de mais slides ao clicar em “+”. Selecionando as caixas de texto, você pode começar a escrever o conteúdo e editar fontes, tamanhos e formatação na aba “Formatar”.

No menu acima desse, na opção “Inserir”, você pode incluir nos slides uma série de elemento multimídia que comentamos aqui, como:

  • vídeos;
  • animações;
  • imagens;
  • gráficos;
  • diagramas;
  • tabelas;
  • caixas de texto;
  • artes visuais.

Uma vez inserido o elemento, clique nele com o botão direito para conferir as opções de edição disponíveis para cada um. Use também o recurso “Organizar” para centralizar, duplicar ou reorganizar os elementos da melhor forma.

No menu “Slides”, você pode duplicar, excluir ou mudar de lugar um slide inteiro. Também é possível alterar o fundo e escolher uma forma de transição de um slide para o outro, caso queira criar um efeito.

3. Faça anotações

Um recurso útil para apresentações profissionais são as notas de rodapé. Na opção “Visualizar”, escolha “Mostrar notas de rodapé”. Esse é um espaço no qual você pode colocar palavras-chave e informações importantes que precisam ser lembradas durante a apresentação.

4. Compartilhe

Por fim, após finalizar a criação ou enquanto faz isso, compartilhe seu arquivo com outras pessoas. Na tela, em “Arquivo”, há a opção “Compartilhar”. Aqui, você pode conceder acesso ao documento para outras pessoas ou gerar um link e enviar para que ela possa abrir o arquivo.

É possível compartilhar e colaborar no mesmo projeto com quantas pessoas quiser. Enquanto constrói seus slides, também pode adicionar comentários em determinados slides ou passagens, deixando uma observação geral ou marcando o nome de uma pessoa específica para que ela veja e responda

Lembre-se que a apresentação final fica salva no Drive, mas você pode baixá-la em outros formatos para salvar em um HD ou enviar por e-mail, por exemplo.

O Google Apresentações é mais uma ferramenta de produtividade útil e inteligente que faz parte do Google Workspace, um aliado das empresas na hora de colaborar, criar, editar e gerenciar dados e documentos corporativos.

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