Saiba como usar o Google Formulários!

Home Google Workspace
Saiba como usar o Google Formulários!
google formulários

Saiba como usar o Google Formulários!

Saber o que pensam seus colaboradores, clientes, fornecedores e seu público potencial é uma tarefa importante para a empresa e pode ser mais fácil do que você imagina. O Google Formulários é uma  ferramenta que facilita o trabalho de criação de questionários e de pesquisas personalizadas e, depois, compila os resultados e os lança em uma planilha, por isso, vale muito a pena entender como usar o Google Formulário! 

Esse processo torna a análise dos dados muito mais simples e rápida. Entretanto, muitas pessoas não sabem tudo o que essa ferramenta pode oferecer e o que é preciso para aproveitar ao máximo seus recursos.

A seguir, mostramos o que é e como utilizar o Google Formulário para interagir com seus clientes e coletar informações preciosas para a tomada de decisões na empresa. Continue conosco e boa leitura!

O que é o Google Formulários e para que ele serve?

O Google Formulários é uma ferramenta do Google que permite a elaboração de questionários para serem disponibilizados de diferentes formas, como compartilhamento por e-mail, por links, e até deixá-lo disponível em um site ou blog. Seu principal objetivo é permitir a coleta das respostas fornecidas para serem utilizadas em uma análise específica.

Na prática, ele pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa ou empresa. Por isso, é uma ferramenta extremamente útil para diversas finalidades, como para entender as preferências dos consumidores, para pesquisas internas da empresa e muito mais.

imagem de fundo branca com detalhes em azul, amarelo e vermelho, e vetor de computador em um dos lados, com o seguinte texto do outro: "Encontre todas as ferramentas essenciais para sua empresa e garanta a produtividade da equipe com o Google Workspace" e botão laranja abaixo do texto escrito "Agende agora mesmo uma avaliação".

Como usar o Google Formulários na prática?

O acesso ao Google Formulário é feito por meio do Google Workspace, que oferece contas corporativas ou gratuita para pessoas físicas (gmail.com).

O formulário é uma das ferramentas do GWS e pode ser utilizado apenas com um e-mail do Google. A seguir, mostramos os principais passos para usar o Google Formulários.

Acesse o Google Forms

Existem diversos caminhos para acessar os formulários do Google. Um deles é por meio da página oficial do Google Forms. Entretanto, também é possível acessá-lo por meio de outras ferramentas, como o Google Drive.

Crie um novo formulário

Para criar um formulário, clique na opção “Em branco”, disponível logo no início da página. Vale ressaltar que existem diversos modelos preexistentes, que podem servir de base para um novo questionário. Alguns deles estão ao lado da opção para criar um modelo, ou clique em “Galeria de Modelos” para ver as alternativas.

Um formulário no Google pode ter diferentes estruturas de perguntas, como respostas curtas ou longas, caixa de seleção, lista suspensa, fazer a validação dos dados inseridos e muito mais.

Dessa forma, é possível construir um questionário que contemple as necessidades do que será avaliado. Além disso, sua interface é bem simples e intuitiva, o que facilita sua utilização ao desenvolver as perguntas.

Defina o tipo de perguntas

Para começar, você tem a liberdade de criar vários tipos de perguntas, com ou sem texto auxiliar, imagens, vídeos e gráficos. Você pode escolher entre respostas fechadas ou abertas, com opções únicas ou múltiplas, e até com respostas por escala numérica.

Tudo pode ser personalizado com a mesma facilidade que se monta uma lista. Você opta pelo tipo de pergunta, depois, tem botões de adicionar itens (como as imagens e os vídeos), editar ou deletar. Também se pode escolher se as questões devem seguir uma ordem preestabelecida ou aleatória.

Determine como será a navegação do usuário

Outro aspecto que fica sob seu controle é a navegação do usuário pela pesquisa: você pode deixar, a seu critério, uma ou várias perguntas por página. Para isso, basta ir ao menu e inserir “quebra de página” (page break).

Em uma questão de múltipla escolha, é possível levar o entrevistado a páginas diferentes, de acordo com a resposta. É só alterar o padrão do relatório de “continuar para a próxima página” (continue to next page) para “continuar para página com base na resposta” (Go to page based on answer).

Escolha um acabamento

Uma grande vantagem de usar o Google Formulário é a aparência. Há a opção de escolher entre os temas existentes ou criar um próprio.

Com o layout personalizado, você pode incluir imagens no cabeçalho, como o logotipo da empresa. De qualquer forma, a pesquisa ou o questionário fica com um aspecto bem profissional!

Esse tipo de acabamento ajuda muito a obter respostas, pois os pesquisados sentem mais confiança para dar a sua opinião. Se você estiver trabalhando na elaboração da pesquisa em conjunto com outras pessoas, é possível convidá-las para editar online ao clicar em “adicione colaboradores” (add colaborators).

Escolha como enviar o questionário

Ao terminar de elaborar o questionário, você pode enviá-lo, tanto por e-mail quanto pelas redes sociais, entre elas, o Facebook. Há a opção de mandar o link, mas também, de mostrá-lo de forma direta em um site ou um blog. Para isso, use a “embed option”, que disponibiliza um trecho de código para ser inserido no site.

Acerte as configurações do formulário

Para definir as configurações do formulário, acesse o botão “Configurações” na parte superior da tela. Também podemos configurar uma frase para ser exibida depois que a pessoa terminar de responder ao questionário.

Pode-se permitir uma única resposta por pessoa ou várias. Ao terminar, o pesquisado pode ver um resumo de suas respostas — e, se você quiser, permitir que ele revise e edite antes de enviá-las. Caso deseje, você também pode personalizar a mensagem na confirmação de envio.

Além disso, podemos definir se o e-mail da pessoa será coletado ou não ao responder o questionário. Caso seja, teremos essa informação a mais disponível com as respostas, além da data e hora em que cada pessoa respondeu ao questionário.

Determine os formatos de respostas

Uma vez que você elaborou e enviou o seu questionário, é possível ver as respostas de três formas:

  • na aba respostas: disponível na própria ferramenta Google Forms. Além das respostas individuais de cada formulário preenchido, há uma apresentação gráfica ou textual de cada questão respondida. Dessa forma, fica mais fácil analisar, por exemplo, o percentual de cada item, como a quantidade de pessoas de determinada cidade;
  • compilados em uma planilha Google: podemos criar uma planilha ou associar a uma já existente. Além disso, a qualquer momento, podemos desvincular o envio de dados para a planilha relacionada;
  • arquivo do tipo comma-separated values (CSV): é possível verificar os arquivos em CSV para se fazer uma análise mais aprofundada dos dados em outro software.

Na aba de resposta, também podemos acessar e definir algumas configurações, como a de receber uma notificação por e-mail sempre que alguém responder ao questionário, imprimir ou excluir as respostas.

Saber usar o Google Formulários é uma excelente forma para a interação com as pessoas e para entender o que elas pensam sobre determinado assunto e, assim, tomar decisões com base na análise dos dados.

Na prática, ele permite a comunicação e a coleta de dados de forma simples e rápida, e pode ser utilizado para diversas finalidades, como para pesquisar a preferência dos consumidores, e muito mais.

Gostou do nosso conteúdo sobre como usar o Google Formulários? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!










    Receba todas novidades


      Veja mais conteúdos: