Google Formulários: tudo que você precisa saber

Home Sem categoria
Google Formulários: tudo que você precisa saber

Google Formulários: tudo que você precisa saber

Saber o que pensam os seus colaboradores, clientes, fornecedores e o seu público potencial pode ser mais fácil do que você imagina. O Google tem uma ferramenta que facilita o trabalho de criação de questionários e de pesquisas personalizadas e, depois, compila os resultados e os lança em uma planilha. Esse processo torna a análise dos dados simples e rápida.

Gostou da ideia? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre o Google Formulários!

Tipo de perguntas

Para começar, você tem a liberdade de criar vários tipos de perguntas, com ou sem texto auxiliar, imagens, vídeos e gráficos. Você pode escolher entre respostas fechadas ou abertas, com opções únicas ou múltiplas e até com respostas por escala numérica.

Tudo pode ser personalizado com a mesma facilidade que se monta uma lista. Você escolhe o tipo de pergunta, depois tem botões de adicionar itens (como as imagens e os vídeos), editar ou deletar. Também se pode escolher se as questões devem seguir um ordem pré-estabelecida ou aleatória.

Navegação do usuário

Outro aspecto que fica sob seu controle é a navegação do usuário pela pesquisa: você pode deixar, a seu critério, uma ou várias perguntas por página. Para isso, basta ir ao menu e inserir “quebra de página” (page break).

Numa questão de múltipla escolha, é possível levar o entrevistado a páginas diferentes, de acordo com a resposta. É só alterar o padrão do relatório de “continuar para a próxima página” (continue to next page) para “continuar para página com base na resposta” (Go to page based on answer).

Acabamento

Uma grande vantagem de usar o Google Formulário é a aparência. Há a opção de escolher entre os temas existentes ou criar um próprio.

Com o layout personalizado, você pode incluir imagens no cabeçalho, como o logotipo da empresa. De qualquer forma, a pesquisa ou o questionário fica com um aspecto bem profissional!

Esse tipo de acabamento ajuda muito a obter respostas, pois os pesquisados sentem mais confiança para dar a sua opinião. Se você estiver trabalhando na elaboração da pesquisa em conjunto com outras pessoas, é possível convidá-las para editar online ao clicar em “adicione colaboradores”(add colaborators).

Respostas

Ao terminar de elaborar o questionário, você pode enviá-lo, tanto por email quanto pelas redes sociais, entre elas o Facebook. Há a opção de mandar o link, mas também de mostrá-lo de forma direta num site ou num blog (use a “embed option”).

Pode-se permitir uma única resposta por pessoa, ou várias. Ao terminar, o pesquisado pode ver um resumo de suas respostas — e se você quiser, permitir que ele revise e edite antes de enviá-las.

Caso deseje, você também pode personalizar a mensagem na confirmação de envio. Uma vez que você elaborou e enviou o seu questionário, é possível ver as respostas de três formas.

Formatos de respostas

  • Resumo das respostas;
  • Compilados em uma planilha Google;
  • Arquivo do tipo CSV (comma-separated values) para se fazer uma análise mais aprofundada dos dados em outro software.

Já sabe tudo o que precisava sobre o Google Formulários? Aproveite para conhecer a opinião de quem importa para o seu negócio. Acompanhe o nosso blog para conhecer outros aplicativos Google que podem ajudar você e a sua empresa a deslancharem ou simplesmente entre em contato conosco e experimente por 30 dias tudo o que o Google Apps for Work pode fazer pela sua empresa!

Artigos Relacionados:

Preciso de alguma configuração diferenciada para instalar Google Apps?

Celular no escritório? Entenda o que é BYOD

photo credit: Create a New Form in Google Docs via photopin (license)

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: