6 boas práticas de segurança dos dados nas empresas

Home Cloud Computing
6 boas práticas de segurança dos dados nas empresas

6 boas práticas de segurança dos dados nas empresas

Com a transformação digital, a segurança dos dados nas empresas passou a ser objeto de grande preocupação. Não que antes não fosse, no entanto, agora, grande parte das estratégias de negócio depende dessas informações.

E não é apenas isso. Em 2020 entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa legislação impõe severas penalidades em caso de vazamentos de dados pessoais. Logo, proteger os dados é mais que uma necessidade, é uma obrigatoriedade e, até mesmo, uma questão de sobrevivência.

Vazamentos, roubos ou sequestros de dados, além de prejudicar as estratégias de negócio, podem manchar a imagem da empresa e levá-la a perder muito dinheiro.

Para evitar que isso aconteça, é preciso implementar, hoje mesmo, boas práticas de segurança dos dados nas empresas. Conheça algumas delas!

1. Faça backup dos seus dados

Essa dica é essencial para todas as empresas, independentemente do tamanho. Por mais que sua empresa possua um sistema de segurança eficiente, vale lembrar que regularmente surgem novas ameaças, cada vez mais sofisticadas.

Por isso, em algum momento sua empresa pode ser alvo de algum ataque o qual ela ainda não está preparada. Ter um backup atualizado, nessa situação, pode garantir a continuidade do negócio.

Nesse sentido, o backup na nuvem tem se mostrado uma solução altamente eficaz, além de apresentar o melhor custo-benefício do mercado.

2. Treine seus funcionários

Não adianta investir em soluções de segurança dos dados nas empresas se também não houver investimento nos colaboradores. É preciso treiná-los para que eles possam identificar ameaças e situações de risco, para que todo o ambiente empresarial esteja seguro.

Diversas ameaças, como o phishing, utilizam-se do desconhecimento do usuário para infectar as máquinas. Logo, um treinamento adequado pode ajudar a empresa a evitar o comprometimento dos dados e uma série de transtornos.

3. Gerenciamento de dispositivos móveis

Com a popularização das soluções baseadas em nuvem, os dispositivos móveis passaram a ser uma ferramenta de trabalho indispensável. No entanto, a falta de gerenciamento desses equipamentos pode representar um risco a mais para a segurança dos dados nas empresas.

Portanto, é preciso implementar soluções efetivas que permita garantir a segurança das informações sem interferir na privacidade dos colaboradores.

4. Controle de acesso à internet

O controle de acesso à internet, além de ajudar garantir a segurança dos dados nas empresas, também favorece ao aumento da produtividade. Além disso, essa prática permite uma melhor gestão dos recursos, como largura de banda.

5. E-mail criptografado

O e-mail é um dos meios mais utilizados pelos cibercriminosos para enviar “iscas” para os usuários. Além disso, esse meio de comunicação é alvo de ataques frequentes daqueles que tentam roubar informações sigilosas.

A utilização de um e-mail criptografado é altamente recomendável para ajudara garantir a segurança dos dados nas empresas.

6. Ajuda de especialistas para garantir a segurança dos dados nas empresas

Novas ameaças cibernéticas surgem com uma frequência cada vez maior. Por isso, é preciso estar atento, adotar soluções eficazes e configurar suas ferramentas tecnológicas de forma adequada.

Se você possui uma equipe de TI mais enxuta, esse trabalho torna-se impossível de ser realizado com a atenção devida.

Por isso, é recomendável contar com o auxílio de parceiros que ofereçam serviços de segurança, como a Santo Digital. Assim, você consegue garantir o máximo de proteção de dados no seu ambiente empresarial.

Agora você já conhece 6 práticas de segurança que vai ajudar sua empresa a ter um ambiente de TI muito mais seguro. Se você gostou deste conteúdo, então você também irá gostar de saber como adequar sua nuvem às leis de proteção de dados.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: