BYOD: o que é e como garantir a segurança de dados da sua empresa

Home Cloud Computing
BYOD: o que é e como garantir a segurança de dados da sua empresa

BYOD: o que é e como garantir a segurança de dados da sua empresa

Bring Your Own Device (BYOD) ou “traga seu próprio dispositivo”, em tradução livre, é uma política de negócios que vem crescendo nos últimos anos, muito em função da popularização da Cloud Computing. Ela consiste em permitir que os funcionários utilizem seus próprios dispositivos para acessar os recursos da empresa, como e-mails, bases de dados e arquivos em servidores, bem como dados e aplicativos pessoais.

Por um lado, essa estratégia é muito benéfica para as empresas, pois reduz a necessidade de aquisição de dispositivos e dá mais liberdade e flexibilidade aos colaboradores, o que pode ter um impacto positivo na produtividade.

Porém, por outro lado, a falta de gerenciamento adequado dos dispositivos móveis pode ocasionar diversos problemas para as empresas. Mas como utilizar a política BYOD a favor do seu negócio, sem comprometer a segurança? Continue a leitura para descobrir.

Dois principais desafios para o BYOD

Novos dispositivos e recursos fornecidos por soluções de software como serviço (SaaS) ajudam a capacitar os funcionários e conduzem a ambientes de trabalho mais produtivos.

O BYOD tornou-se prática padrão no ambiente de trabalho moderno, com uma grande taxa de adoção entre as empresas. No entanto, as organizações ainda pecam em planejar e adotar ferramentas e medidas a fim de evitar brechas de segurança.

Dar aos funcionários acesso a aplicativos móveis, como e-mail, navegador, gerenciamento de documentos e acesso remoto a desktops, são apenas alguns dos benefícios que as organizações reconhecem. Mas transformar organizações para o sucesso do BYOD traz dois desafios principais:

Fragmentação e complexidade

O maior desafio para a adoção generalizada do BYOD é a segurança, seguida de perto pelos problemas de conformidade.

Segurança não é um aspecto que pode ser ignorado; o uso de aplicativos corporativos em dispositivos móveis de propriedade de funcionários pode levar a problemas de vazamento de dados e conectividade. A segurança é ainda agravada pela fragmentação do mercado de sistemas operacionais móveis.

O ciclo de lançamento de novas versões de sistemas operacionais é medido em meses, em vez do ciclo médio de atualização de três anos do Windows em um desktop, por exemplo.

Esse ritmo de mudança e o mercado fragmentado complicam as coisas para um departamento de TI, que procura estabelecer um padrão consistente de segurança e suporte sem ser prescritivo sobre quais dispositivos um funcionário pode usar.

Ausência de uma política de BYOD

Um desafio secundário é a falta de uma política global de BYOD. As empresas encontram dificuldades em estabelecer regras formais de utilização dos dispositivos, sem que isso interfira na privacidade dos colaboradores.

Meios para garantir a segurança de dados em uma estratégia BYOD

Apesar desses desafios, é possível encontrar meios para uma utilização mais consciente e segura, visando a preservar a segurança dos dados empresariais. Confira algumas soluções aplicáveis:

1. Crie uma política de BYOD

As organizações precisam criar uma política sensata de uso, gerenciamento e segurança de BYOD que possa ser aplicada e atenda às necessidades e expectativas dos usuários finais.

Uma política de BYOD deve estar em conformidade com os principais requisitos do setor, atender às necessidades de aplicativos e processos de negócios.

 2. Estabeleça um gerenciamento de mobilidade corporativa

O gerenciamento de mobilidade corporativa (EMM, na sigla em inglês) é um dos maiores componentes de uma solução BYOD. Ele consiste em um conjunto de tecnologias, processos e políticas para proteger e gerenciar o uso de dispositivos móveis corporativos e de funcionários dentro de uma organização.

A prática recomendada sugere que as empresas tenham um EMM implementado que ofereça suporte à maior variedade de dispositivos e que implemente a menor quantidade de restrições ao usuário, de modo a não afetar sua experiência.

Se você utiliza alguma das versões do G Suite, você pode contar com o Serviço de Gerenciamento de Dispositivos Móveis do Google. Com ele, você pode monitorar, reduzir e mitigar os riscos de segurança e ameaças no domínio G Suite da sua empresa.

3. Faça sua pesquisa

Tanto os usuários quanto as equipes técnicas precisam de ajuda para entender a transformação BYOD. Ter uma política sensata e executável apoiada por ferramentas EMM fortes é apenas metade do caminho.

De acordo com um estudo da CompTIA, realizado em 2015, mais da metade das violações de segurança é resultado de erro humano, o que torna ainda mais importante para as empresas buscar as informações necessárias para uma transformação BYOD bem-sucedida.

Nesse sentido, a realização de treinamentos é um fator muito importante para ajudar a garantir a segurança das informações.

Seja proativo

O BYOD é uma realidade e veio para ficar. Por isso, as empresas precisam se antecipar aos problemas e buscar meios de garantir a segurança dos dados, antes de ser vítima de algum vazamento.

Nesse sentido, contar com soluções que já integram gerenciamento de dispositivos móveis, como o G Suite, é uma ótima saída para que sua empresa não venha a ter problemas com questões de segurança.

Agora você já sabe o que é BYOD e conhece algumas formas de tornar essa prática mais segura. Se você gostou deste conteúdo, então, também irá gostar de conhecer 4 maneiras de garantir a segurança na sua empresa com o G Suite.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: