O que é computação em nuvem? Que benefícios traz para educação?

Home G Suite for Education
O que é computação em nuvem? Que benefícios traz para educação?

O que é computação em nuvem? Que benefícios traz para educação?

O uso da tecnologia na educação já é uma realidade. E, quando bem utilizada, pode trazer benefícios e mudanças na forma de aprendizado dos estudantes. Porém, ainda existem recursos poucos explorados em sala de aula, como a computação em nuvem.

Nesse momento, você deve estar se perguntando o que é computação em nuvem ou como ela pode melhorar os métodos educacionais, não é mesmo?

Continue lendo o nosso post para descobrir as respostas!

O que é computação em nuvem

Também conhecida como cloud computing, a computação em nuvem é um termo muito conhecido no mundo tecnológico, pois permite que qualquer um armazene seus arquivos online e possa acessá-los ou compartilhá-los de onde estiver, seja um computador, tablet ou celular — basta acessar a internet.

Muito mais do que uma forma de se livrar dos pen drives, compartilhar informações com segurança ou não correr o risco de perder arquivos salvos no desktop, a computação em nuvem se transformou em uma ferramenta de comunicação e uma maneira de facilitar o trabalho de diversos profissionais, principalmente os da educação.

Benefícios da computação em nuvem para a educação

Aproximar a linguagem de educadores e estudantes

O público mais atingido pelas inovações trazidas pela tecnologia são os jovens. Para prender a atenção desse público e despertar o interesse para o aprendizado, os educadores precisam estar atentos ao que é tendência. E para pessoas que vivem conectadas na maior parte do dia, nada melhor do que levar à educação o mundo virtual.

Em vez de renegar o uso de smartphones, tablets e redes sociais, as instituições de ensino podem usar esses recursos para se aproximar do dia a dia dos estudantes. Promover uma comunicação online permite que eles tirem suas dúvidas mais facilmente, compartilhem conhecimento com outros colegas e tenham acesso a material de estudo que nem sempre o professor pode apresentar em sala de aula.

Criar novas formas de aprendizado

O tempo e a falta de recursos oferecidos pela escola ou universidade, principalmente na educação pública, pode limitar o trabalho dos educadores e dificultar o aprendizado de estudantes. Com a computação em nuvem é possível criar novas formas de ensino que vão além do modelo tradicional de aulas, livros, trabalhos e avaliações.

Tornar o ensino mais didático

A computação em nuvem também permite tornar o aprendizado mais didático de acordo com o perfil do aluno. Afinal, nem todos conseguem se concentrar em uma aula durante 1 hora ou ler textos com a mesma facilidade de outros.

Com a internet, é possível diversificar o ensino, trazer vídeos, jogos, músicas, apostilas e livros para que o estudante não fique limitado ao modelo tradicional, conseguindo aprender de forma mais autodidata e se tornando mais participativo quando chegar à sala de aula.

Integrar conteúdos

Disponibilizar conteúdos em nuvem também facilita a organização e preparação de aulas. Os professores podem integrar diversos tipos de conteúdo, adiantar para o estudante o que estará na próxima aula, relacionar temas atuais com o que já foi apresentado e assim por diante.

Criar uma sala de aula virtual

Ter arquivos salvos em nuvem e se comunicar com estudantes em ambientes virtuais permite que o ensino não se limite apenas ao tempo em sala de aula. A tecnologia pode se conectar ao cotidiano dos alunos, independente de onde eles estejam.

Criar uma sala de aula virtual permite que um estudante não se sinta perdido caso não possa ir às aulas, possa responder questões e simulados quando estiver se preparando para uma avaliação ou reveja a explicação dos professores, caso as aulas sejam gravadas em vídeo ou áudio.

Além disso, permite que pessoas que de alguma forma não tenham acesso à educação se sintam incluídas e tenham oportunidades de aprender. Quer conhecer mais sobre o Google Apps for Education? Entre em contato conosco e saiba mais.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: