- 5 minutos
- out 4, 2024
As ferramentas Google já são um sucesso entre profissionais das mais diversas áreas. Afinal, elas fornecem inúmeras soluções para problemas que surgem no cotidiano de uma empresa.
Mas você sabia que também é possível levar essa revolução para sala de aula? Ou ambiente educacional? O Google Workspace for Education tem recursos específicos para otimizar resultados na área da educação.
Venha descobrir, neste post, quais os benefícios gerados pela implementação do GWS for Education para alunos e as 5 principais ferramentas que podem ser usadas na sala de aula. Siga a leitura e confira!
Um dos conjuntos de soluções digitais mais importantes da atualidade, o Google Workspace (GWS) vem revolucionando as rotinas corporativas dos mais variados setores, dentre eles o das instituições de ensino.
Assim como qualquer ferramenta baseada em nuvem, a ideia do Workspace é permitir que os profissionais sejam produtivos de qualquer lugar, com o apoio de tecnologias eficientes e seguras.
O que talvez seja novidade para muitos é o fato do GWS apresentar alguns pacotes para atividades específicas, como o GWS for Education.
Como o próprio nome sugere, o Google Workspace for Education é uma versão da plataforma GWS personalizada para os ambientes de aprendizado – suas ferramentas e serviços foram planejados e desenvolvidos para facilitar a colaboração e o processo de ensino.
O GSW for Education transforma sua escola com configurações de acessibilidade inclusiva, que podem ser usadas dentro e fora da sala de aula e customizadas conforme as necessidades de cada aluno.
Professores e alunos podem tirar grande proveito das ferramentas do Google, uma vez que elas fornecem recursos para melhorar a exposição do conteúdo, organizar as rotinas de uma sala de aula, bem como dão acesso a materiais didáticos.
O Google Workspace for Education pode ser utilizado gratuitamente ou com recursos pagos aprimorados ao seu pacote. A escolha do conjunto de serviços e ferramentas deve considerar as necessidades da instituição. Ao todo, são 4 pacotes disponibilizados:
A primeira alternativa, Education Fundamentals, é gratuita para todas as instituições aprovadas no processo de qualificação Google. Neste plano, estão disponíveis aplicações como Sala de Aula, Formulários, Google Meet, Documentos Google e Bate-papo.
No Education Standard, temos as mesmas ferramentas do Education Fundamentals, com a adição de alguns recursos avançados de segurança e controles administrativos aprimorados.
Já o Teaching and Learning Upgrade, existem recursos aprimorados de comunicação por vídeo, complementos do Google Sala de Aula.
Por fim, temos o pacote Education Plus que é o mais completo. Ele reúne todos os recursos do Education Standard e do Teaching and Learning Upgrade, porém com recursos adicionais para determinados serviços, como o rastreamento de frequência no Google Meet.
Aqui estão algumas das principais vantagens que o Google Workspace for Education para alunos e instituições de ensino.
Por oferecer uma gama diversificada de recursos – armazenamento, organização de cronogramas, comunicação, criação de atividades, entre outras tarefas da rotina escolar –, o GWS for Education ajuda professores e alunos a se tornarem mais produtivos. É possível poupar tempo, diminuir falhas e evitar que alguma tarefa seja esquecida.
No ambiente cloud, as informações dos documentos, planilhas, apresentações e demais ferramentas do Google para sala de aula são atualizados em tempo real. Assim, os profissionais conseguem trabalhar em conjunto em qualquer hora e lugar, aumentando a eficiência na execução dos trabalhos.
Além dessa alta disponibilidade dos documentos, GWS também conta com funcionalidades adicionais que facilitam bastante as colaborações em grupo. Tais como:
Outro ponto muito positivo para a instituição de ensino é que uma comunicação eficiente e uma melhor interação entre equipes impacta positivamente o clima organizacional.
O Google Workspace garante um alto nível de segurança não apenas dos documentos e trabalhos da instituição, mas também a identidade e a privacidade de todos ficam protegidos com recursos e controles de segurança avançados.
Confira a seguir as 5 principais ferramentas encontradas nesse conjunto de recursos para educação!
O Google Slides é uma ferramenta que permite criar, editar e expor apresentações em slides. Com ele, o professor pode tornar as aulas mais dinâmicas não apenas produzindo um conteúdo de maior qualidade, mas também dispensando os longos períodos de anotações da matéria no quadro.
O principal diferencial do Google Slides é a facilidade de acesso, uma vez que ele pode ser utilizado diretamente do browser (navegador). Chega de toda aquela dor de cabeça com travamentos, lentidão de máquina e incompatibilidade de arquivos: a tecnologia está aqui para trabalhar a seu favor!
Uma ferramenta do Google que já tem uma certa idade, mas que ainda tem muito a nos oferecer, é o Google Earth. Resumidamente, trata-se de um aplicativo que mapeia imagens do planeta Terra desde os pontos mais altos da atmosfera até o solo.
Em uma sala de aula, tal ferramenta permite ilustrar as afirmações do professor sobre a história, a geografia e as condições socioeconômicas de uma determinada região, facilitando a exposição e, consequentemente, o aprendizado.
O Google Meet permite a realização de videoconferências, o que pode se tornar um recurso precioso em sala de aula.
Com essa ferramenta, a escola pode facilmente convidar um especialista para falar aos alunos ou criar debates com professores de outras instituições, sem custos de viagem, hospedagem, etc.
Assim, é possível enriquecer o ensino, trazendo para o aluno a experiência prática de pessoas de fora da instituição.
É comum os alunos terem certa dificuldade para encontrar material didático de qualidade na internet. Inclusive, alguns deles acabam recorrendo aos textos da Wikipédia.
Nesse sentido, uma maneira interessante de desenvolver a capacidade de pesquisa é utilizar o Google Books em sala de aula, com os alunos. Essa ferramenta permite consultar um grande acervo de livros, o que pode estimular os estudantes a terem boas práticas de leitura.
O Google Sala de Aula é uma ferramenta feita especificamente para atender às necessidades de uma turma.
Ela permite que os professores criem, com poucos cliques, um ambiente virtual onde os alunos recebem tarefas, comunicados e materiais. O Google Sala de Aula também permite manter as turmas organizadas, atribuir notas e controlar a realização dos deveres.
Essa ferramenta evita diversos problemas: ela garante que todos recebam as informações e o material relativo à aula do dia, não dando espaço para desculpas e otimizando, consequentemente, o ensino em sala de aula.
A implementação do GWS for Education pode parecer um tanto complexa, mas um suporte técnico adequado, como o da SantoDigital fará com que essa transição seja muito mais tranquila e bem-sucedida.
A empresa é uma das principais parceiras do Google no Brasil, e possui uma ampla experiência em implementação e migração para Google Workspace. Uma referência na América Latina.
Com as suas soluções tecnológicas sob medida, a SantoDigital é a parceira ideal para migrar as operações da sua escola para a plataforma para o Google Workspace de forma rápida e segura.
Com essas ferramentas do Google para sala de aula, professores e alunos têm suas rotinas otimizadas. As interações passam a ser mais dinâmicas e organizadas, dispondo do melhor da tecnologia voltada para o ensino.
E você, gostou deste post? Então aproveite para conhecer de perto a ferramenta Google for Education.