Conheça 5 ferramentas do Google para usar dentro da sala de aula

Home G Suite for Education
Conheça 5 ferramentas do Google para usar dentro da sala de aula
conheca-5-ferramentas-do-google-para-usar-dentro-da-sala-de-aula

Conheça 5 ferramentas do Google para usar dentro da sala de aula

Hoje, tem sido cada vez mais comum ver profissionais das mais diversas áreas utilizarem as ferramentas do Google. Isso porque esses aplicativos fornecem inúmeras soluções para problemas que surgem no cotidiano de uma empresa, como opções de armazenamento de arquivos em nuvem (Google Drive), produtividade (Google Docs, Gmail etc.), entre outras.

Mas você sabia que também é possível levar essa revolução para o ambiente educacional? Os professores e alunos podem tirar grande proveito das ferramentas do Google, uma vez que elas fornecem recursos para melhorar a exposição do conteúdo, organizar as rotinas de uma sala de aula, bem como dão acesso a materiais didáticos.

Neste post, falaremos sobre 5 ferramentas que podem ser usadas dentro da sala de aula e quais são seus benefícios para alunos e professores. Continue a leitura e confira!

1. Google Slides (Apresentações Google)

O Google Slides é uma ferramenta que permite criar, editar e expor apresentações em slides. Com ele, o professor pode tornar as aulas mais dinâmicas não apenas produzindo um conteúdo de maior qualidade, mas também dispensando os longos períodos de anotações da matéria no quadro.

O principal diferencial do Google Slides é a facilidade de acesso, uma vez que ele pode ser utilizado diretamente do browser (navegador). Chega de toda aquela dor de cabeça com travamentos, lentidão de máquina e incompatibilidade de arquivos: a tecnologia está aqui para trabalhar a seu favor!

2. Google Earth

Uma ferramenta do Google que já tem uma certa idade, mas que ainda tem muito a nos oferecer, é o Google Earth. De forma resumida, trata-se de um aplicativo que mapeia imagens do planeta Terra desde os pontos mais altos da atmosfera até o solo.

Em uma sala de aula, tal ferramenta permite ilustrar as afirmações do professor sobre a história, a geografia e as condições socioeconômicas de uma determinada região, facilitando a exposição e, consequentemente, o aprendizado.

3. Google Meet

O Google Meet permite a realização de videoconferências, o que pode se tornar um recurso precioso em sala de aula.

Com essa ferramenta, a escola pode facilmente convidar um especialista para falar aos alunos ou criar debates com professores de outras instituições, sem custos de viagem, hospedagem etc.

Assim, é possível enriquecer o ensino, trazendo para o aluno a experiência prática de pessoas de fora da instituição.

4. Google Books

É comum os alunos terem certa dificuldade para encontrar material didático de qualidade na internet. Inclusive, alguns deles acabam recorrendo aos textos do Wikipédia.

Nesse sentido, uma maneira interessante de desenvolver a capacidade de pesquisa é utilizar o Google Books em sala de aula, junto com os alunos. Essa ferramenta permite consultar um grande acervo de livros, o que pode estimular os estudantes a terem boas práticas de leitura.

5. Google Sala de Aula

O Google Sala de Aula é uma ferramenta feita especificamente para atender às necessidades de uma turma.

Ela permite que os professores criem, com poucos cliques, um ambiente virtual onde os alunos recebem tarefas, comunicados e materiais. O Google Sala de Aula também permite manter as turmas organizadas, atribuir notas e controlar a realização dos deveres.

Essa ferramenta evita diversos problemas: ela garante que todos recebam as informações e o material relativo à aula do dia, não dando espaço para desculpas e otimizando, consequentemente, o ensino em sala de aula.

Com essas ferramentas do Google, certamente os alunos contarão com aulas mais dinâmicas e organizadas, dispondo do melhor da tecnologia voltada para o ensino!

E você, gostou desse post? Pois saiba que aqui no blog tem muito mais conteúdos como esse! Siga nosso perfil no Facebook e LinkedIn e não perca nenhuma novidade.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: