Como o Google Workspace pode transformar sua cultura organizacional?

Home Google Meet
Como o Google Workspace pode transformar sua cultura organizacional?
como-o-google-workspace-pode-transformar-sua-cultura-organizacional

Como o Google Workspace pode transformar sua cultura organizacional?

O Google Workspace (GWS) está transformando a cultura organizacional das empresas ao gerar impactos no modelo de negócio. Essa ferramenta de produtividade colaborativa tem ficado cada vez mais popular por impulsionar startups.

Isso é resultado do excelente dinamismo laboral online da plataforma do Google com soluções de escritório. O GWS oferece soluções inteligentes que inspiram o uso da criatividade para automatizar tarefas e melhorar os resultados produtivos constantemente. 

Na sequência, irei falar sobre as mudanças que a utilização do Google Workspace provoca na cultura organizacional. Você vai se surpreender! 

Como o Google Workspace facilita a colaboração nas empresas?

Entre as principais características do GWS, podemos citar a simplicidade operacional para a criação de conteúdos online e para o compartilhamento de documentos. Com o Google Workspace, trabalhamos mais engajados, de maneira colaborativa, em tempo real, sem:

  • Instalar aplicativos;
  • Atualizar sistemas;
  • Acessos lentos ou travados;
  • Espaço ocupado no SSD ou HD.

Quais os impactos do Google Workspace na cultura organizacional?

Trabalhar simultaneamente, com rapidez operacional e dentro da mesma planilha. Enviar enquetes em formulários do Google que visam colher feedbacks para o aprimoramento de processos. Estes são só alguns dos exemplos práticos da transformação digital que está na base do GWS.

A seguir, veja como a cultura organizacional é impactada positivamente pelo Google Workspace:

Trabalho colaborativo em tempo real

Independentemente do número de participantes em uma edição simultânea ou dos tamanhos de arquivos, o processo cooperativo é instantâneo.

Quase 92% das empresas consideram que o Google Workspace é o principal motivo de a colaboração em tempo real ser um padrão para documentos corporativos, conforme os dados da Quadrant Strategies.

Sem problemas com versões

O GWS assegura a ideia de colaboração em documento único. Não há mais necessidade do famoso vaivém em versões diferentes de arquivos por e-mail, que às vezes comprometem a integridade documental. A tela tem o conteúdo igual para todos os colaboradores!

Controle das documentações compartilhadas

Com os recursos da plataforma GWS, a empresa pode receber alguns relatórios da TI que especificam o que os usuários acessam, imprimem, editam, deletam, salvam ou compartilham. É possível, por exemplo, saber o horário em que um documento foi deletado no Workspace.

Em algumas versões do Google Workspace, podemos receber alertas ou criar automatizações para bloquear ações específicas, conforme as políticas de acesso estabelecidas pela empresa.

Processos simplificados

No Google Workspace, desenvolvemos fluxos novos com a mínima codificação, em um curto espaço de tempo. Por exemplo, normalmente o simples reembolso de despesas demanda uma impressão do pedido e o anexo do comprovante em pastas físicas.

Para otimizar e digitalizar essa tarefa com o GWS, fazemos assim: criamos um formulário de registro no Google Forms. Depois, enviamos o documento pelo Gmail para a autorização da gerência. Para finalizar, é só fazer o upload do formulário e do comprovante de pagamento para o Google Drive.

Mais economia

Alguns números fornecidos pela Forrester sobre a adoção do GWS indicam o aumento de 1,5% na receita das empresas e a economia de 171 horas por usuário, em 1 ano. Há também uma média de 20% de redução das queixas no suporte técnico.

Além disso, um exemplo bem ilustrativo é o uso do Google Meet, que minimiza a necessidade de deslocamentos constantes, ao conectar colaboradores ou clientes com simplicidade, rapidez, estabilidade e economia.

Inteligência Artificial e análise de dados

O Google Workspace é pura IA. Se estamos em deslocamento e recebemos um e-mail, a Inteligência Artificial analisa o conteúdo e sugere respostas rápidas. Clicando duas vezes na tela do smartphone, temos uma perfeita comunicação no nível empresarial com importantes stakeholders.

Outro caso: ao clicarmos nas planilhas de vendas, é possível decifrar dados e receber insights instantâneos, na função Explorar do Google Sheets. Em alguns casos, recebemos respostas precisas e automáticas ao digitar perguntas como: Qual o número de vendas no fim de semana? Quais os custos totais de matéria-prima do último mês? Quantos itens são vendidos em São Paulo?

É possível fazer uma integração rápida com outras fontes de dados para potencializar a análise automatizada dos números, na busca por insights.

O Google Workspace na cultura organizacional

O Google Workspace é uma solução que requer conhecimentos técnicos avançados e especializados para ser implementado com perfeição. Mesmo uma empresa com uma equipe de TI, não tem facilidade para instalar e configurar as funções personalizadas da plataforma.

Para facilitar a migração e implantar soluções GWS, conte com os serviços da SantoDigital. Somos revendedores autorizados do Google Workspace, ganhadores de vários prêmios e certificações que garantem a qualidade nos serviços. São mais de 500.000 licenças implementadas em empresas de todos os tamanhos.

Oferecemos mais segurança e rapidez para a sua jornada de transformação digital com o Google Workspace. Como diferencial, asseguramos a efetividade no processo em 3 etapas: implantação, treinamento e uso da ferramenta.

Personalizamos o atendimento para a sua equipe ser 100% efetiva no Google Workspace e aproveitar o melhor que os recursos podem oferecer.

Descubra como nosso serviço é diferenciado. Entre em contato e solicite um orçamento.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: