Inteligência artificial: é possível aplicar no mercado financeiro?

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Inteligência artificial: é possível aplicar no mercado financeiro?

Essa tecnologia até parecia filme de ficção científica. Porém, quem fez essa aposta se enganou. A inteligência artificial no mercado financeiro é uma realidade cada vez mais presente no nosso cotidiano — e impacta vários outros setores de negócio.

Por exemplo, as chamadas fintechs já trazem no seu DNA um forte apelo pela inovação. Além disso, surpreendem os usuários com a utilização dessa tecnologia em suas operações. 

Com a adoção de sistemas autônomos e inteligentes essas empresas já conseguem desempenhar atividades otimizadas, como a avaliação de crédito e o atendimento ao consumidor.

Agora, se você se pergunta o que é inteligência artificial e quais seus benefícios, saiba que os recursos desse tipo estão se tornando comuns no mercado financeiro. Especialmente, em razão do grande diferencial competitivo e da comodidade que oferecem.

Como exemplo podemos citar os “robôs investidores”, capazes até de desempenhar atividades complexas, como negociar ações na bolsa. 

Ainda existem outras possibilidades. Ficou interessado em saber mais sobre a inteligência artificial no mercado financeiro? Continue a leitura deste post e saiba mais.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma tecnologia que permite a sistemas e máquinas executarem tarefas de modo similar aos seres humanos. 

Assim, os mecanismos e os dispositivos simulam habilidades humanas e se tornam capazes de desenvolver soluções, encontrar problemas, analisar cenários e até pensar.

Tudo isso é possível, porque o campo da AI é imenso. Tanto é que a inteligência artificial abrange o machine learning. Dessa forma, as máquinas conseguem aprender atividades e colocarem em prática sem a necessidade da intervenção de um operador.

Portanto, a AI faz parte do processo de transformação digital como vantagem competitiva para seu negócio. Apesar dessas possibilidades, existem 4 categorias dessa tecnologia: 

  • máquinas reativas: é um modelo primário, por isso, mais limitado. Assim, suas funcionalidades não se baseiam na memória;
  • memória limitada: consiste em um modelo em que os dados históricos começam a ser absorvidos para aprendizado;
  • teoria da mente: é o nível atual, em que a AI oferece uma capacidade de análise mais abrangente;
  • autoconsciente: é o próximo passo, no qual a própria máquina conseguirá compreender e ter necessidades, emoções, vontade própria, crenças etc.

A inteligência artificial no mercado financeiro

O mercado financeiro é o segmento que mais se beneficia da AI — e isso fica bastante visível com o aumento dos canais online de interação com o cliente. Neles, é preciso resolver problemas, validar transações e manter a segurança dos dados.

Tudo isso interfere na experiência do cliente, que passa a realizar transações financeiras, com mais agilidade e automação. Além disso, os serviços são mais personalizados, já que os comportamentos de cada cliente são identificados e utilizados para a customização das propostas.

Na prática, a inteligência no mercado financeiro assegura a simplificação e a personalização dos serviços oferecidos ao cliente. Dessa forma, vários problemas são resolvidos, como: 

  • falta de fidelização;
  • dificuldades na jornada dos clientes;
  • falta de segmentação de mercado;
  • ausência de indicações e consultorias, que podem indicar as melhores decisões a tomar.

Dentro desse contexto, há vários benefícios da AI no mercado financeiro. A seguir, apresentaremos os 4 principais.

1. Agilidade e praticidade aos clientes

O usuário de serviços financeiros quer comodidade, agilidade e, mais do que isso, segurança em suas movimentações. Tudo com o pagamento de um valor justo por isso.

Sabendo disso, as instituições financeiras mudaram sua forma de trabalhar. Passaram a dedicar mais tempo e recursos no desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas digitais, como a internet banking. 

Isso porque perceberam que essa era a tendência e que poderiam reduzir significativamente os custos de operação da empresa e repassá-los ao cliente.

É justamente nesse contexto que a inteligência artificial se insere. A intensa busca do mercado por ofertar serviços alinhados às demandas dos novos consumidores faz com que esse recurso seja mais utilizado.

A AI é a chave para processos ágeis, interativos e seguros, além de garantir mais comodidade ao consumidor. O cliente não precisar mais perder tempo para solicitar serviços nem ficar por horas ao telefone para obter uma resposta simples, já que agora sistemas autônomos assumem essas e outras funções.

2. Otimização da tomada de decisão na hora de investir

Outra grande vantagem trazida pela inteligência artificial diz respeito aos investimentos. Atualmente, com o auxílio da AI, é possível investir de forma totalmente lógica e segura a partir da utilização de “robôs investidores” — parece até brincadeira, mas não é.

Esses bots, dotados de grande capacidade de cálculo e análise, podem checar com precisão as variações de investimentos, quais são os riscos envolvidos em cada tipo e até compor carteiras com diferentes ativos. 

Além disso, toda a tarefa de investir é feita com base no perfil do investidor, que é obtido por meio de um questionário prévio.

Algoritmos complexos são a base do processo decisório desses robôs. Eles permitem que essas máquinas negociem ações na bolsa de valores, avaliando padrões de mercado e oscilações nos preços. Dessa forma, é possível definir o que fazer de maneira extremamente rápida e precisa.

3. Aumento da eficiência dos processos internos da instituição financeira

A inteligência artificial otimiza vários processos internos das instituições financeiras. Dois deles são a análise de crédito e o atendimento ao cliente. Ainda tem mais.

Por exemplo, sistemas autônomos conseguem aprender com os hábitos de consumo do cliente (machine learning). As informações coletadas são utilizadas para avaliar o risco de crédito e conceder mais limite para compras.

No que diz respeito ao atendimento, já existem sistemas bastante completos capazes de interagir com o usuário. Inclusive, existe o chamado marketing conversacional, que trata justamente do uso de chatbots com AI para buscar a melhor solução para a sua questão, sem necessariamente abrir mão do atendimento humanizado.

4. Mais segurança para os usuários

Em razão da utilização de modernos sistemas de automação, hoje os bancos e outras instituições financeiras já empregam metodologias robustas para garantir a integridade dos dados a partir dos sete pilares da segurança da informação. Nesse contexto, softwares de detecção de voz, reconhecimento facial e biometria já são comuns, dependendo do perfil do usuário.

As aplicações práticas da AI no mercado financeiro

A inteligência artificial no mercado financeiro é passível de várias aplicações. Por meio dessa tecnologia, há possibilidade de realizar transações rapidamente via dispositivos móveis, fazer propostas personalizadas aos clientes, executar atendimento 24×7 por meio de chatbots e mais. Ainda permite identificar anormalidades nas operações, evitando fraudes e trazendo mais segurança.

Saiba mais sobre as possibilidades, a seguir.

Validação de identidade

O uso de biometria, face match e outros recursos de segurança ajudam a confirmar a identidade do usuário na hora de fazer transações. Dessa forma, há menos chances de golpes e fraudes, já que o uso de senhas oferece mais vulnerabilidades.

Prevenção de fraudes

A AI identifica comportamentos de compra anormais a partir dos dados coletados, que podem indicar fraudes. Em muitos casos, as operações são barradas para evitar que a compra seja efetuada no cartão ou na conta do cliente.

Isso é importante, já que foram registradas 5,6 milhões de tentativas de fraudes no Brasil em 2022. Dessa forma, prejuízos são evitados tanto para os clientes quanto para o próprio banco.

Análise de documentos em lote

Em vez de analisar documentos de forma manual, a AI realiza uma checagem automática e em lote. Isso significa que o processo é automatizado e muito mais rápido, além de mais eficiente. Isso traz avaliações e respostas mais rápidas e mais satisfação para o cliente.

Portanto, o futuro já chegou e a inteligência artificial no mercado financeiro é uma realidade. E então, está preparado para isso? Temos certeza que sim!

Nesse processo, você precisa utilizar sistemas que permitam otimizar processos com confiabilidade e segurança. A SantoDigital oferece o Santo iD, um produto com três soluções que utilizam a inteligência artificial para o mercado financeiro.

Com ele, você terá Optical Character Recognition (OCR), tipificação e face match, além de outros recursos. Dessa forma, você adotará a inteligência artificial no mercado financeiro de maneira prática e com o máximo de segurança para os seus dados.

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