6 dicas de como usar o Google Workspace para o setor de saúde

Home Google Workspace
6 dicas de como usar o Google Workspace para o setor de saúde
google workspace para saúde

6 dicas de como usar o Google Workspace para o setor de saúde

O Google Workspace compreende uma série de aplicativos reunidos em um espaço digital, integrado e colaborativo. Ele foi desenvolvido com a tecnologia em nuvem, que oferece um amplo espaço de armazenamento e ferramentas que podem ser acessadas online, de qualquer computador ou dispositivo móvel.

Empresas de vários setores estão usando a plataforma para deixar o dia a dia mais produtivo e organizado. A seguir, falaremos sobre as principais utilidades do Google Workspace para a saúde. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quais são os recursos do Google Workspace para o setor da saúde?

O Google Workspace foi desenvolvido especialmente para facilitar a interação entre as equipes no ambiente de trabalho. Isso acontece porque é difícil manter uma comunicação eficaz entre os vários setores de uma instituição, principalmente quando os colaboradores precisam desempenhar suas funções de forma remota.

A seguir, listamos os recursos do Google Workspace para a saúde. Acompanhe!

1. Colaboração em tempo real

As tecnologias de armazenamento em nuvem permitem que várias pessoas trabalhem em um mesmo documento simultaneamente, garantindo que todos tenham acesso às mesmas informações. Os arquivos da organização ficam centralizados em uma plataforma altamente segura, para serem acessados de qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo com acesso à conta.

Os aplicativos presentes no Google Workspace também possibilitam:

  • a realização de reuniões por chamadas de vídeo;
  • a troca de mensagens em chats virtuais;
  • o compartilhamento de eventos da organização.

2. Contratação e treinamento de profissionais da saúde

Recrutar novos funcionários é um processo exaustivo, já que a empresa precisa encontrar profissionais qualificados e garantir que eles se adaptem às normas da organização. Os aplicativos do Google Workspace podem auxiliar em ambas as etapas, criando procedimentos simplificados e mais eficientes.

Você pode criar formulários online a serem preenchidos pelos candidatos e entrevistá-los via Google Meet. Os escolhidos para as vagas ganham, então, acesso instantâneo às informações necessárias para se integrarem ao restante da equipe e ficarem por dentro dos acontecimentos da instituição.

Tanto os funcionários novos quanto os antigos podem receber treinamentos remotos, no horário que for mais conveniente para eles. Isso é especialmente útil em ambientes hospitalares, devido à dificuldade em coordenar os colaboradores entre as várias trocas de turnos.

3. Acesso seguro às informações do paciente

A segurança da informação é uma das maiores preocupações de quem utiliza tecnologias digitais, já que os nossos dados podem facilmente cair nas mãos de pessoas erradas quando as ferramentas não oferecem a proteção adequada. Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, as instituições precisam redobrar os cuidados com a privacidade dos seus clientes.

Os usuários do Google Workspace podem ficar tranquilos quanto a isso, pois a plataforma oferece o que há de melhor em termos de segurança na internet. Além da conformidade com as normas da LGPD, os responsáveis pela conta têm uma série de ferramentas administrativas ao seu dispor, que garantem o total controle sobre os recursos acessados.

Os recursos de segurança do Google Workspace incluem:

  • criptografias que impedem a leitura dos dados por pessoas não autorizadas;
  • backups automáticos;
  • registros de auditoria para acompanhar as atividades dos usuários na conta;
  • gerenciamento de dispositivos.

4. Coleta eficiente de dados

A coleta de dados é uma prática fundamental no setor da saúde, visto que permite aos profissionais dar o tratamento adequado ao paciente com base no seu histórico de atendimento. Com o Google Workspace, você tem todos os recursos necessários para realizar esse processo com muito mais eficiência.

Com aplicativos como Documentos e Planilhas, é possível criar pastas online com todas as informações do paciente, como resultados de exames, diagnósticos e especialidades médicas consultadas, que podem, então, ser compartilhadas com os profissionais responsáveis pelo tratamento. Qualquer alteração realizada nos arquivos é salva automaticamente e sincronizada em tempo real entre os dispositivos com acesso a eles.

5. Telemedicina e cuidados remotos

Por mais importante que seja o contato direto com o paciente, os cuidados remotos são necessários quando não é possível realizar consultas presenciais. As ferramentas digitais ajudam a solucionar esse problema e garantir a qualidade dos acompanhamentos feitos à distância.

O Google Workspace oferece aplicativos como o Google Meet e o Google Agenda para organizar conversas virtuais e atendimentos por meio de chamadas de vídeos, além de mostrar arquivos em tempo real com o recurso de compartilhamento de tela. Tudo é feito de forma simples e segura, em uma plataforma robusta com uma ótima usabilidade para os usuários.

6. Experiência positiva para os pacientes

Ao implementar as ferramentas de colaboração do Google Workspace no setor da saúde, os profissionais conseguem prestar um atendimento mais otimizado e personalizado para as necessidades de cada indivíduo sob os seus cuidados. Isso não apenas contribui para o sucesso dos tratamentos, como também melhora a imagem da instituição.

Pacientes em tratamentos multidisciplinares se beneficiam de equipes coordenadas, que conhecem todo o seu histórico médico. Além disso, pessoas que se encontram internadas podem se comunicar com os seus familiares por mensagens ou chamadas de vídeos — algo essencial para o seu conforto em momentos tão delicados.

Quais são as principais vantagens da plataforma?

Quem decide investir em soluções como o Google Workspace pode esperar uma série de vantagens que apenas o Google é capaz de oferecer. Uma delas é o armazenamento escalável na nuvem, que pode aumentar ou diminuir conforme as necessidades da organização. Cada colaborador recebe de 30 GB a 5 TB de espaço, a depender do número de funcionários e do plano contratado.

Você pode contar com uma plataforma totalmente confiável, que armazena seus dados com as tecnologias mais seguras do mundo. As informações pessoais de clientes e profissionais da saúde recebem alta proteção contra acessos indevidos e perdas por falhas de equipamentos, graças às criptografias, às ferramentas administrativas, aos backups automáticos e a vários outros recursos de segurança.

Os benefícios do Google Workspace para a saúde não param por aí. Cada vez mais empresas estão descobrindo na prática todas as funcionalidades dessa poderosa ferramenta de colaboração. Essa é uma prova de como as soluções em cloud computing vieram para revolucionar as estratégias do mundo corporativo.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, descubra qual é o plano ideal do Google Workspace para o seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: