Mensurar os resultados é essencial para qualquer estratégia de marketing digital. É por meio de um monitoramento e análise de dados que será possível identificar forças e fraquezas em suas campanhas. O Google Data Studio é uma ótima ferramenta para isso.
Porém, realizar análises de uma série de informações é um grande desafio e montar a dashboard apropriada para as suas demandas pode se tornar um problema.
Para ajudar você a entender melhor essa ferramenta e dar algumas dicas sobre como otimizar seu uso, criamos este pequeno post. Siga conosco e confira o que é, os benefícios e como criar um dashboard eficiente com o Google Data Studio. Boa leitura!
[rock-convert-cta id=”6730″]
O que é Google Data Studio
Essa solução desenvolvida em nuvem e distribuída pelo Google é uma ferramenta que faz a integração de uma série de dados gerados por outros softwares da empresa, que são muito utilizados por qualquer negócio que mantenha uma presença digital. Por exemplo, planilhas, Analytics, Adwords e outras soluções do gigante de buscas.
Atualmente existe uma versão paga e outra disponibilizada para pequenos negócios de maneira livre.
Benefícios da ferramenta
Seu principal objetivo é facilitar a vida da equipe de marketing, extraindo dados e informações de maneira simples e rápida por meio de uma integração das informações das diversas ferramentas do G Suite. Entre suas vantagens podemos citar:
- personalização do dashboard;
- criação de relatórios amigáveis;
- compartilhamento e edição por meio do Google Drive;
- atualização dos dados em tempo real;
- integração com diversas ferramentas do Google.
Criação de uma dashboard eficiente
Por mais incrível que uma ferramenta como o Google Data Studio seja, caso não tenhamos um conhecimento acerca de seu funcionamento e uma visão sobre nossos objetivos, ela não será capaz de nos ajudar. Para criar um dashboard eficiente para o seu negócio é preciso estar atento a algumas questões.
Definir informações relevantes
Nem todas as informações geradas pelas soluções do Google terão importância para você ou sua equipe de marketing. A massa de dados gerada por essas ferramentas pode ter um volume muito grande.
Caso você mantenha todas elas, pode criar um dashboard confuso, dificultando sua leitura e análise dos dados, principal objetivo da ferramenta. O primeiro passo é definir o que deve ser demonstrado e a origem dessas informações. Com isso, sua visualização será muito mais clara.
Criar relatórios interativos
É preciso em seguida, verificar quais são os tipos de relatórios que se fazem necessários para o seu negócio e de qual ou quais ferramentas você realizará a extração dos dados que irão compor o documento.
O ideal é criar modelos interativos, que possam facilmente ser modificados para atender a uma demanda diferente. Assim, caso necessário, é muito mais simples estar pronto para verificar qualquer informação.
Condensar dados em gráficos de evolução temporal
Gráficos são formas visuais muito mais atraentes e simples de se entender com um simples olhar. Quando falamos em medir resultados, nada melhor que um gráfico de evolução temporal.
Com ele você poderá visualizar de forma rápida o comportamento de suas estratégias de marketing digital ao longo do tempo e verificar quais tiveram mais eficácia ou não, permitindo uma correção.
O Google Data Studio é mais uma das ferramentas incríveis que o gigante de buscas disponibilizou para seus parceiros de negócio, a fim de facilitar a extração e análise de dados estratégicos. Não perca a oportunidade de conhecer e utilizar essa solução.
Quer saber mais sobre ferramentas de transformação digital para o seu negócio? Então assine agora mesmo nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas próximas publicações!
[rock-convert-cta id=”6728″]