O que é o Google BigQuery e por que ele é importante?

Home Google Cloud Platform
O que é o Google BigQuery e por que ele é importante?

O que é o Google BigQuery e por que ele é importante?

Você já ouviu falar no Google BigQuery? Essa é uma solução Bigdata da Google para as decisões que exigem uma análise extensa de dados que tem dado o que falar!

Seu sistema interativo de indexação permite consultas muito mais rápidas e completas. Ele é baseado na nuvem e possibilita diversas integrações com ferramentas BI (Business Intelligence) e aplicativos do Google.

Neste artigo, você vai entender melhor o funcionamento do Google BigQuery e suas aplicações práticas no universo corporativo. Confira!

O que é Google BigQuery?

Essa solução foi criada pela Google para facilitar e integrar a análise de uma quantidade muito grande de dados. Sem uma ferramenta como essa, o levantamento de informações, que permite aos gerentes das empresas compreenderem o resultado dos seus investimentos, é demorado, caro e pouco produtivo.

Como ele funciona?

Por ser um produto Google ele conta com sua estrutura de processamento e armazenamento de dados já fortemente ativo no mundo digital.

Essa estrutura permite que o sistema de pesquisa SQL realize as buscas muito mais rapidamente. O sistema de armazenado é baseado em NoSQL e não permite a remoção ou renomeação dos arquivos, além de não criar outros links para o mesmo projeto.

A interação é feita por meio de navegador web próprio, uma linha de comando ou por chamadas para API do REST utilizando linguagens JAVA, .NET ou Phyton. Também é possível acessar cópias dos projetos na plataforma Google Cloud. O sistema permite o total gerenciamento de acesso de acordo com o perfil da empresa.

Qual a sua importância para as organizações?

O Google BigQuery tem a missão de ser uma ferramenta de estratégia gerencial capaz de agilizar e complementar dados. Os investimentos em ferramentas de publicidade como Adwords, por exemplo, geram muitos relatórios API para construção de banco de dados, que na maioria das vezes saem do controle por conta do grande volume de informações a serem indexadas.

Recuperar essas informações para as estratégias de investimentos é essencial, e com o Big Data em Cloudcomputing da Google isso é possível.

Como ela pode gerar vantagem competitiva?

Além do apoio estratégico de extrema importância, outros benefícios auxiliam as empresas e estarem na frente no mercado. Servidores ociosos, por exemplo, recebem tarifação diferenciada por mês.

Outro diferencial é a disponibilidade total de servidores no momento da busca, não sendo necessário cobranças extras por CPU. Isso significa que seus dados podem aumentar à vontade que sua capacidade de busca aumentará junto. Essas vantagens trazem economia para que seus recursos aumentem e possam ser reinvestidos.

Quais empresas podem utilizá-la?

Empresas que apresentem grande volume de dados e precisem de uma ferramenta para prepará-los estrategicamente. São companhias que investem bastante em marketing e publicidade e necessitam cada dia mais segmentar o seu público e suas ações de engajamento. Elas precisam interpretar os investimentos anteriores e saber qual caminho a seguir.

O que mais preciso saber sobre Google BigQuery?

Meus próprios dados

O Google BigQuery permite que os dados levantados pela empresa sejam inseridos e disponibilizados conforme as determinações de acessos ideais para a empresa. Eles podem ser exibidos de acordo com as necessidades de categorização e permitem diversos tipos de gerenciamento.

Evolução Constante

O Google continua trabalhando em novas maneiras de otimizar a consulta de dados. Ferramentas de carimbos de tempo e a criação de relatórios de falhas e análises de spams foram algumas melhorias implantadas para a ferramenta nos últimos anos.

Gostou de saber mais sobre o Google BigQuery? Quer continuar por dentro de outros conteúdos exclusivos? Curta nossa página do Facebook e acompanhe mais novidades sobre essas e outras inovações!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: