Quais as opções de bancos de dados nos serviços do Google Cloud Platform

Home Cloud Computing
Quais as opções de bancos de dados nos serviços do Google Cloud Platform
quais-opcoes-de-bancos-de-dados-nos-servicos-google-cloud-platform

Quais as opções de bancos de dados nos serviços do Google Cloud Platform

O Google Cloud Platform é o serviço de computação em nuvem do Google que oferece opções de armazenamento, análise e segurança de dados. Ele é importante para empresas que veem seus negócios crescerem e precisam de maior capacidade em seus servidores para atender às demandas.

Neste post, mostraremos quais são as opções de bancos de dados oferecidas por essa plataforma e os principais benefícios de cada uma delas. Veja a seguir!

Quais são as opções de bancos de dados da plataforma?

Quer conhecer as modalidades disponíveis e entender como cada uma delas funciona? Acompanhe a seguir!

Google Cloud Storage

Essa é a opção mais recomendada se a empresa lida com dados não estruturados, como fotos e vídeos. O Cloud Storage é excelente para o armazenamento e a transmissão de conteúdo multimídia.

O produto tem quatro classes de armazenamento que diferem na frequência de acessos recebidos pelo banco de dados e em seu custo por gigabyte. Isso permite que a empresa economize se, por exemplo, usar a classe Coldline, apropriada para fazer o backup de arquivos de origem de dados menos acessados.

Cloud SQL

É uma solução que usa MySQL e PostgreSQL para gerenciar dados estruturados. Pode ser usada por empresas que adotam sistemas de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP), de gerenciamento de conteúdo (Content Management System – CMS) e de relacionamento com clientes (Customer Relationship Management – CRM).

O Cloud SQL permite o escalonamento do sistema para até 10TB de espaço de armazenamento e 400GB de memória RAM para processamento de dados. Ele também apresenta a vantagem de fazer backups automáticos.

Cloud Bigtable

O Cloud Bigtable é um sistema de gerenciamento de dados NoSQL usado para gerenciar grandes volumes de dados que precisem ser acessados com baixa latência. Ele é de grande utilidade para empresas que lidam com análises financeiras, internet das coisas (Internet of Things – IoT) e tecnologia de propaganda (Ad Tech).

O sistema comporta petabytes de informação e é facilmente escalável. Ele permite que seja feita a implantação imediata de mudanças em suas configurações, de forma que possa ser adaptado sem a necessidade de interromper os serviços da empresa.

Cloud Spanner

O Cloud Spanner é usado em bancos de dados distribuídos globalmente e admite escalabilidade horizontal. O sistema utiliza dados relacionais e tem alta disponibilidade (99,999%). É apropriado, por exemplo, para empresas globais que atuam no varejo, em logística e cadeias de suprimentos e em serviços financeiros.

Cloud Datastore

Essa é uma solução de gerenciamento de banco de dados NoSQL para aplicativos móveis e web. Ela pode lidar com dados de diversos tipos, como semiestruturados e hierárquicos. É altamente escalável e totalmente gerenciada, de forma que faz a fragmentação e a replicação de dados automaticamente. É indicada para aplicações como o gerenciamento de perfis de usuários ou de catálogos de produtos.

Persistent Disk

Esse sistema permite fazer armazenamento em blocos para máquinas virtuais. Com ele, as máquinas podem compartilhar dados e fazer backups mais rápidos. Além disso, ele permite o acesso de várias delas ao mesmo disco permanente de forma simultânea.

O Persistent Disk utiliza discos HDD e SSD para armazenar os dados. O primeiro tipo é mais barato e o segundo, mais indicado para serviços que exigem altas taxas de transferência. O sistema oferece espaço de até 64TB.

Qual a melhor opção do Google Cloud Platform para uma empresa?

Antes de adotar a Google Cloud Platform, é importante saber quais são os tipos de dados utilizados pela organização e as suas necessidades de armazenamento e processamento de dados. Com essas informações, é possível chegar à melhor escolha.

Quer entender como a computação em nuvem pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa? Clique aqui e confira!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: