Google Cloud Storage: como funciona e quais os seus benefícios?

Home Cloud Computing
Google Cloud Storage: como funciona e quais os seus benefícios?

Google Cloud Storage: como funciona e quais os seus benefícios?

A capacidade de armazenar e transmitir informação é vital para o bom funcionamento de um negócio. À medida que um empreendimento se expande, adquirindo espaço em outros mercados consumidores, certos modelos de troca de informação deixam de ser eficazes, logo, investir em um sistema mais potente pode trazer benefícios muito melhores, como é o caso do Google Cloud Storage.

Caso você não conheça o termo, Cloud Storage é um tipo de serviço em que os seus dados ficam armazenados em um servidor na nuvem e que pode ser acessado por diversos aparelhos por meio da Internet. Considerando a reputação do Google como maior ferramenta de pesquisa e integração de informações no mundo, não é difícil imaginar que essa solução traga diversos benefícios para a empresa.

Se você ainda não está convencido da qualidade do Google Cloud Storage, então, veja aqui uma lista com as principais vantagens que essa ferramenta oferece:

Sincronização instantânea entre todos os aparelhos

Como já mencionamos, o Cloud Storage o permite inserir arquivos em um único local e possibilita seu acesso por diversos aparelhos. Isso significa duas coisas:

  • que mais de uma pessoa pode acessar e modificar qualquer arquivo, desde que tenha permissão para isso;
  • que essas alterações são atualizadas instantaneamente para todos os usuários.

Essa simples propriedade já evita diversos problemas, como atraso de informações e conflito de versões do arquivo.

Economia de espaço de armazenamento

Qualquer hardware tem um limite de informação que pode guardar. Uma vez atingido, é necessário suplementá-lo com hardwares periféricos ou, nesse caso, armazenamento em nuvem.

Nesse serviço, não há limite para o armazenamento de arquivos. O custo mensal corresponde à quantidade de dados estacionados no serviço, sendo ajustado de acordo com seu tempo de atividade e frequência de acesso.

Proteção de dados mais sólida

O Google Cloud Storage é, provavelmente, a ferramenta de nuvem mais segura do mercado atualmente. Há diversas camadas de proteção contra invasões e vírus, especialmente graças ao sistema OAuth, que permite ao usuário fazer logon em outros sites por meio de sua conta Google, que é bem mais segura. Isso reduz um pouco o impacto dos investimentos em proteção digital e melhora a segurança de informações no negócio.

Alta escalabilidade do Google Cloud Storage

Além de ser mais eficaz e ter um custo mais eficiente, o armazenamento ilimitado e o custo mensal proporcional ao uso também fazem com que essa solução seja mais flexível. Se, por qualquer razão, sua demanda para armazenamento de dados subir consideravelmente em pouco tempo, não será necessário alterar muita coisa no seu plano.

Agora que você tem mais informações sobre essa ferramenta, já deve entender como ela pode beneficiar seu negócio. Se quiser aprender mais sobre o Google Cloud Storage e outras soluções, entre em contato com a SantoDigital e veja como podemos ajudá-lo!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: