Como escolher entre o Google Cloud SQL ou Cloud Spanner?

Home Cloud Computing
Como escolher entre o Google Cloud SQL ou Cloud Spanner?

Como escolher entre o Google Cloud SQL ou Cloud Spanner?

tecnologia Cloud Computing está em alta nas empresas modernas. A praticidade que ela oferece, aliada aos custos mais acessíveis, contribui para sua popularidade. É necessário um processo de ajuste ao migrar de uma plataforma desktop para a nuvem, mas ainda assim a mudança compensa para a maioria dos negócios.

Neste post, falaremos sobre duas ferramentas do Google que funcionam na nuvem: Google Cloud SQL e Google Cloud Spanner.

Ambas apresentam suas próprias características, sendo indicadas para diferentes situações.

Leia o post e aproveite para conhecer melhor essas duas tecnologias e saber escolher entre Google Cloud SQL ou Cloud Spanner!

O Google Cloud Plataform

Google Cloud Plataform é o nome dado aos serviços que o Google disponibiliza na nuvem. Existem opções de armazenamento, análise e segurança de dados. Ele é destinado às organizações cujos negócios estão crescendo e cujos servidores estão necessitando de uma maior capacidade para atender às novas demandas.

Essa plataforma oferece diferentes opções de bancos de dados:

  • Google Cloud Storage;
  • Cloud SQL;
  • Cloud Bigtable;
  • Cloud Spanner;
  • Cloud Datastore;
  • Persistent Disk.

Dentre todas essas opções, analisaremos somente duas para que você decida qual a melhor para o seu negócio: Google Cloud SQL ou Cloud Spanner.

O Google Cloud SQL

Essa solução utiliza MySQL e PostgreSQL para a gestão de dados estruturados. Ela possibilita o escalonamento do sistema até 10 TB de espaço de armazenamento e 400 GB de memória RAM para processar dados. Outra função do Google Cloud SQL é a realização de backups automáticos. Ele também automatiza patches e atualizações.

A disponibilidade é superior a 99,95% em qualquer parte do mundo. Para deixar o banco de dados totalmente disponível, basta ativar o failover automático (failover significa “tolerância a falhas”). Os dados passam por um processo de criptografia automática, sendo o Cloud SQL auditado e certificado com ISO 27001, SSAE 16, PCI DSS v3.0 e HIPAA.

Outra vantagem dessa tecnologia é que ela disponibiliza faturamento por segundo, descontos automáticos por uso demorado, tamanhos de instâncias que são acessíveis financeiramente. Para iniciar e parar instâncias, o procedimento é simples.

O Google Cloud Spanner

O Cloud Spanner é uma solução muito consistente, distribuída no mundo todo com a finalidade de aliar as vantagens de uma estrutura de banco de dados com a escala horizontal (combinação relacional do banco de dados e não relacional da escala).

O resultado é satisfatório, pois são obtidas negociações de elevado desempenho e muita consistência entre linhas, continentes e regiões.

Isso é oferecido com o SLA (Acordo de Nível de Serviço) que é líder no mercado e oferece 99,999% de disponibilidade, alta segurança (nível corporativo) e sem planejamento de inatividade.

A solução é efetivamente uma inovação e uma revolução na gestão de bancos de dados, aumentando também a eficiência na produção de aplicativos.

Google Cloud SQL ou Cloud Spanner

Depois de apresentadas as características de uma e de outra solução, convém analisar qual é a mais viável: Google Cloud SQL ou Cloud Spanner?

Na verdade, cada uma atua de forma eficaz em determinadas áreas.

Com o Cloud Spanner, o mercado financeiro obteve redução de gastos e uma visualização mais globalizada e unificada. O comércio eletrônico, que é de alta disponibilidade, passou a contar com garantia de inatividade máxima de apenas cinco minutos, incluindo as inatividades planejadas. Essa solução também beneficiou as empresas de seguros, os call centers globais, os setores de telecomunicações, jogos, logística e transportes e cadeias de suprimentos.

O Cloud SQL, por sua vez, é recomendado para organizações que utilizam ERP (gestão empresarial integrada), CMS (gerenciamento de conteúdo), CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente).

Interessou-se pelas soluções oferecidas pelo Google? Aproveite para entrar em contato com a Santo Digital e conhecer essas e outras ferramentas que ela oferece.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: