O que é Google Cloud Datastore e como utilizá-lo?

Home Cloud Computing
O que é Google Cloud Datastore e como utilizá-lo?

O que é Google Cloud Datastore e como utilizá-lo?

O Google Cloud Datastore é um serviço que o Google disponibiliza em sua plataforma online (Google Cloud Platform). Trata-se de um banco de dados de documentos NoSQL. Tem como finalidade o dimensionamento automático, apresentando elevado desempenho, bem como facilidade para desenvolver aplicativos.

O Google Cloud Platform reúne um conjunto de ferramentas que funcionam na nuvem e prestam-se a diferentes serviços corporativos. Neste post, vamos analisar as características do Cloud Datastore. Continue a leitura!

Os recursos do Google Cloud Datastore

Elevada disponibilidade de leituras e gravações

Sendo executada nos grandes bancos de dados do Google, a ferramenta usufrui de alta disponibilidade, uma vez que a redundância dos data centers reduz o impacto dos focos de falhas.

Transações atômicas

O Cloud Datastore efetua um conjunto de operações, na qual todas ou nenhuma terá êxito.

Grande escalabilidade com elevado desempenho

Para gerenciar o dimensionamento de forma automática, existe uma arquitetura distribuída. A ferramenta utiliza uma mistura de restrições e índices de consultas para que elas tenham o mesmo tamanho do agrupamento de resultados, não do conjunto de dados.

Armazenamento flexível e o conjunto de dados

O Cloud Datastore faz um mapeamento para as linguagens de script, que são orientadas a objeto, ficando exposto, por meio de diferentes clientes, a alguns aplicativos. Sua linguagem de consulta é similar à SQL.

Criptografia em repouso

Os dados no Google Cloud Datastore são criptografados automaticamente antes da gravação em discos. Caso um usuário autorizado tenha acesso a ele, os dados serão descriptografados.

Equilíbrio entre uma consistência forte de dados

No Cloud Datastore, as consultas de entidade por chave e ancestral sempre oferecem dados consistentes. Apresentando esse modelo de consistência, o aplicativo permite ao usuário excelente manipulação em grande volume de dados.

Gerenciamento sem inatividade planejada

O próprio Google se responsabiliza pela gestão do Cloud Datastore, o que permite ao gestor concentrar seu trabalho no aplicativo, que tem condições de utilizá-lo mesmo se o serviço receber um upgrade.

As indicações de uso

Google Cloud Datastore é recomendado, principalmente, para aplicativos que dependem de dados estruturados em grande escala e com alta disponibilidade.

É possível utilizar a ferramenta para o armazenamento e a consulta de seguintes tipos de dados:

  • catálogos de produtos que dispõem de informações e inventário em tempo real para o varejo;
  • perfis de usuários que permitem experiência personalizada baseando-se nas suas preferências e operações;
  • negociações baseadas em propriedades ACID, como a transferência de dinheiro de uma conta para outra. No que se refere à ciência da computação, ACID é um conjunto de propriedades de transação em bancos de dados. Trata-se de um acrônimo para atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.

Os casos em que é melhor utilizar outras ferramentas

O Cloud Datastore não é recomendado para todos os tipos de utilização. Ele não é um banco de dados relacional, não sendo também uma boa opção para o armazenamento de dados de análise.

Veja casos em que o Google Cloud Datastore não é viável e quais as melhores opções para essas situações:

  • Cloud SQL é um banco de dados relacional que é totalmente compatível com SQL e é recomendado para sistemas de processamento de negócios na internet (OLTP);
  • Cloud Bigtable é indicado para empresas que não precisam de compatibilidade para transações ACID, nem apresentam dados muito estruturados;
  • Cloud Storage é recomendado para o armazenamento de blobs grandes e imutáveis (filmes, imagens etc);
  • BigQuery é ideal para realizar consultas interativas em OLAP (sistema de processamento analítico online).

O Google Cloud Datastore é uma solução na nuvem para diferentes situações empresariais. Mas, nos casos em que ele não é viável, o Google oferece outras opções. O texto lhe foi útil? Aproveite para entrar em contato com a SantoDgital e conhecer suas soluções do Google.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: