Todos sabemos que o Google Cloud é uma das maiores influências globais no que diz respeito à tecnologia, inovação e Inteligência Artificial. Seus produtos são mundialmente conhecidos e utilizados pelos mais diversos setores e indústrias, sempre com ótimos resultados e escalabilidade e agora, temos mais uma importante solução no ambiente do Google Cloud Platform: o Vertex AI.
A plataforma de Machine Learning permite a criação, implantação e escalonamento de modelos mais rapidamente, com ferramentas pré-treinadas e personalizadas em uma plataforma de IA unificada oferecendo mais flexibilidade para todos os desenvolvedores e amantes da Inteligência Artificial.
O Vertex AI tem a proposta de unificar e simplificar o trabalho das pessoas que trabalham com modelos, como os cientistas de dados e os engenheiros de Machine Learning, possibilitando uma centralização de construção, avaliação e implantação de modelos em uma única interface de usuário e API.
Vertex AI inclui notebooks para exploração de dados, ferramentas para a construção de datasets, controle de modelos construídos, AutoML, treinamento de modelos customizados e muito mais.

Para quem constrói novos modelos e aplicações é muito interessante ter as já conhecidas APIs do Google Cloud integradas. Com diversas funcionalidades em visão computacional, processamento de linguagem natural, entre outros, ficou muito mais simples alcançar o objetivo final com essa ferramenta.

Primeiros Passos:
O processo para a criação do primeiro modelo é bem simples. Vamos começar construindo nosso dataset. Para isso o Vertex AI já nos auxilia com o tipo que necessitamos, seja um dado não estruturado, como imagem, texto e vídeo, ou um dado tabular como facilmente encontramos em planilhas e bancos de dados.
É importante anotar o tipo de dado que queremos para predição. Por exemplo, em uma aplicação médica pode ser necessária a classificação de tomografias pulmonares em casos de pneumonia e casos normais (classes). Para tal, em nosso dataset devemos expor quais exemplos são de cada classe.


Após a criação do dataset e a anotação de cada tipo, podemos partir para o treinamento do modelo que iremos utilizar. Como dito anteriormente, há opções para se utilizar modelos mais complexos e customizados, ou o próprio AutoML, que usa as melhores ferramentas da área para a construção do objetivo final.
O AutoML também auxilia bastante nos casos em que é necessário obter os primeiros valores para hiperparâmetros que possam ser utilizados em modelos customizados.
Selecionando o AutoML como opção de treinamento, rapidamente temos as métricas do modelo disponíveis para facilmente podermos analisá-las.

Validando que tudo está certo, podemos rapidamente colocar o modelo em trabalho e partir para as predições dos novos casos apenas acessando a aba de Deploy & Test. O Vertex AI é uma ferramenta poderosíssima para quem trabalha com dados e gosta de agilidade!
Nós da SantoDigital já utilizamos essa ferramenta no desenvolvimento de nossas soluções e conseguimos benefícios muito importantes. Construímos e gerenciamos nossos modelos de uma maneira simples, eficiente e otimizada.
Com poucas linhas de códigos e instruções conseguimos construir um dataset bem elaborado e o modelo já pronto para fazer predições dos mais diversos cenários de aplicações. A integração com o Big Query e o Cloud Storage faz com que a produtividade na nuvem seja ainda mais elevada e compartilhada.
Aliando as melhores ferramentas com o time de especialistas, a SantoDigital é capaz de trazer os melhores resultados para seus clientes através de muita agilidade e assertividade.
Quer saber mais sobre todas as soluções que a SantoDigital oferece? Entre em contato com nosso time especializado e leve inovação para sua empresa!
[rock-convert-cta id=”6717″]