Google Cloud Platform: conheça o core desse serviço de computação em nuvem

Home Cloud Computing
Google Cloud Platform: conheça o core desse serviço de computação em nuvem

Google Cloud Platform: conheça o core desse serviço de computação em nuvem

O mercado já conta com diversas soluções de cloud computing (computação em nuvem) que vêm ajudando negócios a aumentar sua produtividade e reduzir os seus custos com tecnologia.

Um dos maiores players desse mercado é o Google, que por meio do Google Cloud Platform oferece serviços na nuvem com toda a velocidade e segurança características dos produtos da empresa.

Mas quais são os principais recursos que compõem o Google Cloud Platform? É o que entenderemos melhor neste post. Confira!

Serviços do Google Cloud Platform

Google Compute Engine

O Compute Engine é o serviço de infraestrutura (IaaS — Infrastructure as a Service) do Cloud Platform. Seu núcleo consiste no uso de máquinas virtuais (VMs — Virtual Machines) de alto desempenho rodando nos data centers do Google e conectadas à sua rede de fibra ótica.

As VMs do Compute Engine são iniciadas com rapidez, contam com armazenamento de disco permanente e estão preparadas para trabalharem tanto como instâncias individuais quanto para escalarem para instâncias globais.

Google App Engine

O App Engine é uma plataforma como serviço (PaaS — Platform as a Service), em que é possível criar aplicações para a web e aplicativos móveis, com a vantagem do dimensionamento automático. Esse recurso dimensiona as suas aplicações instantaneamente sempre que for preciso, de acordo com o tráfego que elas recebem.

Com isso, você pode se dedicar a construir os melhores aplicativos sem se preocupar em administrar a infraestrutura que vai suportá-los.

Para utilizar o App Engine, os desenvolvedores podem escolher entre as linguagens mais populares do mercado, como Python, Java, PHP e Go, e utilizar a SDK (Software Development Kit — Kit de Desenvolvimento de Software) específica do serviço.

Google Cloud Storage

O Cloud Storage oferece soluções para armazenamento de grande quantidade de dados não estruturados (objetos) de forma confiável e com desempenho de alto nível. Com ele, os usuários têm alta disponibilidade e acesso rápido aos dados da sua aplicação em qualquer lugar do mundo.

Google BigQuery

Para a análise de dados em larga escala, o Cloud Platform disponibiliza o BigQuery. O serviço de data warehouse totalmente gerenciado, escalável e de fácil utilização é capaz de analisar terabytes de dados em segundos e petabytes em minutos, usando queries SQL comuns.

Aqui você também não precisa se preocupar com a infraestrutura, podendo se concentrar na análise de Big Data para encontrar insights valiosos para o seu negócio.

O Google Cloud Platform tem muitos outros serviços, incluindo o Container Engine (sistema de gerenciamento e orquestração para containers Docker) e o Cloud Datastore (base de dados noSQL altamente escalável, para aplicações web e mobile).

Tecnologia do Google ao seu alcance

O Google utiliza todas essas tecnologias inovadoras para desenvolver e manter no ar os seus produtos, e com o Cloud Platform elas também ficam disponíveis para você. Ao pagar apenas pelo que utilizar, sua empresa terá a qualidade de aplicações como o Gmail e o Google Drive e você ainda minimizará os gastos com TI.

E você, já está utilizando o Google Cloud Platform na sua empresa? Gostou de saber mais sobre o core desse serviço? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as atualizações sobre o mercado de cloud computing!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: