Google Cloud Platform: conheça o core desse serviço de computação em nuvem

Home Cloud Computing
Google Cloud Platform: conheça o core desse serviço de computação em nuvem
Google Cloud Platform conheça o core desse serviço de computação em nuvem

Google Cloud Platform: conheça o core desse serviço de computação em nuvem

O mercado já conta com diversas soluções de cloud computing que vêm ajudando negócios a aumentar sua produtividade e reduzir os seus custos com tecnologia.

Um dos maiores players desse mercado é o Google, que, por meio do Google Cloud Platform, oferece serviços de computação na nuvem com toda a velocidade e segurança características dos produtos da empresa.

Mas quais são os principais recursos que compõem o Google Cloud Platform? É o que entenderemos melhor neste post. Confira!

O que é e como funciona o Google Cloud Platform?

O Google Cloud Platform é um ecossistema de tecnologia no qual seus usuários têm acesso a uma ampla gama de serviços e aplicações que podem ser utilizadas na nuvem. 

Ou seja, empresas que adoram esse produto não precisam se preocupar com máquinas ou instalações. Todos os serviços de computação em nuvem ficam localizados em data centers remotos do Google.

Com isso, ganha-se mais rapidez, performance e segurança de alto desempenho. Ao migrar para a nuvem com o Google Cloud Platform, a empresa pode usar seus próprios hardwares, uma vez que para utilizar os serviços precisa apenas de conexão à internet. 

O Google Cloud Platform funciona como uma grande plataforma que oferece serviços dentro de categorias como:

  • SaaS (Software as a Service): são os aplicativos e programas como Gmail, Drive, editor de planilhas, documentos e outros softwares como CRM, ERP e qualquer outro que a empresa precisar. A vantagem é que esses sistemas não precisam ser baixados, e podem ser usados diretamente no navegador;
  • PaaS (Platform as a Service): essa área oferece serviços para desenvolvedores. Aqui, especialistas podem usar códigos e recursos de forma simplificada para criar sistemas exclusivos e personalizados para o negócio;
  • IaaS (Infrastructure as a Service): esse nível da plataforma possibilita a formação de uma infraestrutura de TI completa para o negócio, com recursos de armazenamento, desenvolvimento, máquinas virtuais middleware e muito mais.

Quais são os principais serviços de computação em nuvem do Google Cloud Platform?

Graças à computação na nuvem, todos os recursos de software e hardware oferecidos pelo Google Cloud Platform se tornam serviços. Isso quer dizer que a empresa tem liberdade de contratar os recursos que são relevantes e necessários para o seu negócio, pagando apenas pelo que utiliza.

A lista de recursos do Google Cloud é enorme e, ano após ano, a empresa se esforça para continuar adicionando novidades e oferecendo mais valor aos clientes. São várias ferramentas que incluem ativos de:

  • computação;
  • armazenamento;
  • banco de dados;
  • IA e Machine Learning;
  • rede;
  • análise de dados;
  • ferramentas para desenvolvedores.

Dessa maneira, empresas são livres para fazer a combinação de serviços de computação em nuvem que quiserem e terem uma infraestrutura sob medida para sua realidade. Conheça, a seguir, alguns dos principais recursos disponíveis.

Google Compute Engine

O Compute Engine é o serviço de infraestrutura (IaaS) do Cloud Platform. Seu núcleo consiste no uso de máquinas virtuais (VMs — Virtual Machines) de alto desempenho rodando nos data centers do Google e conectadas à sua rede de fibra óptica.

As VMs do Compute Engine são iniciadas com rapidez, contam com armazenamento de disco permanente e estão preparadas para trabalharem tanto como instâncias individuais quanto para escalarem para instâncias globais.

Google App Engine

O App Engine é uma plataforma como serviço (PaaS), em que é possível criar aplicações para a web e aplicativos móveis, com a vantagem do dimensionamento automático. Esse recurso dimensiona as suas aplicações instantaneamente sempre que for preciso, conforme o tráfego que elas recebem.

Com isso, você pode se dedicar a construir os melhores aplicativos sem se preocupar em administrar a infraestrutura que vai suportá-los.

Para utilizar o App Engine, os desenvolvedores podem escolher entre as linguagens mais populares do mercado, como Python, Java, PHP e Go, e utilizar a SDK (Software Development Kit — Kit de Desenvolvimento de Software) específica do serviço.

Google Cloud Storage

O Cloud Storage oferece soluções para armazenamento de grande quantidade de dados não estruturados (objetos) de forma confiável e com desempenho de alto nível. Com ele, os usuários têm alta disponibilidade e acesso rápido aos dados da sua aplicação em qualquer lugar do mundo.

Google BigQuery

Para a análise de dados em larga escala, o Cloud Platform disponibiliza o BigQuery. O serviço de data warehouse totalmente gerenciado, escalável e de fácil utilização consegue analisar terabytes de dados em segundos e petabytes em minutos, usando queries SQL comuns.

Aqui você também não precisa se preocupar com a infraestrutura, podendo se concentrar na análise de Big Data para encontrar insights valiosos para o seu negócio.

O Google Cloud Platform tem muitos outros serviços, incluindo o Container Engine (sistema de gerenciamento e orquestração para containers Docker) e o Cloud Datastore (base de dados no-SQL altamente escalável, para aplicações web e mobile).

Quais são os benefícios do Google Cloud Platform para as empresas?

São muitas as vantagens em termos de rapidez, performance, inovação e segurança que uma empresa ganha ao adotar serviços de computação em nuvem do Google Cloud Platform. A seguir, destacamos os principais benefícios.

Tenha alta tecnologia do Google ao seu alcance

O Google utiliza todas essas tecnologias inovadoras para desenvolver e manter no ar os seus produtos, e com o Cloud Platform elas também ficam disponíveis para você. Ao pagar apenas pelo que utilizar, sua empresa terá a qualidade de aplicações como o Gmail e o Google Drive e você ainda minimizará os gastos com TI.

Ganhe escalabilidade

Com serviços de computação na nuvem, é mais fácil ganhar escala com sua infraestrutura de TI. Isso acontece porque a empresa não precisa investir em equipamentos, mão de obra especializada e outros recursos para crescer.

Basta acessar seu painel de controle e ampliar os serviços, contratando mais armazenamento ou outras ferramentas. Da mesma maneira, é possível reduzir os serviços contratados conforme momento da empresa ou sazonalidade de forma prática.

Reduza custos com TI

Ao pagar apenas pelo que você utiliza, é possível economizar muito com tecnologia. No mais, com o Google Cloud Platform, empresas não precisam comprar hardwares, alugar servidores ou pagar licenças caras de softwares.

Sem contar que o suporte oferecido pelo Google dispensa a contratação de uma equipe interna para cuidar da manutenção de data centers, por exemplo.

O Google Cloud Platform é uma solução de TI completa para empresas de todos os tamanhos e nichos. Com ele, instituições têm acesso a serviços de computação em nuvem de altíssima performance, segurança de ponta e o melhor da gigante da tecnologia, o Google.

Se você está pensando em dar esse passo rumo à transformação digital e migrar sua empresa para a nuvem, conte com a SantoDigital como suporte nessa jornada!

Somos um dos principais parceiros do Google Cloud na América Latina, certificados e premiados pela empresa pela qualidade do nosso serviço. Clique aqui para conhecer nossa expertise e soluções na nuvem!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: