Machine Learning: o que é quais as vantagens para a sua empresa?

Home Machine Learning
Machine Learning: o que é quais as vantagens para a sua empresa?

Machine Learning: o que é quais as vantagens para a sua empresa?

O Machine Learning é um ramo da Inteligência Artificial (IA) e baseia-se na ideia de que os sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com intervenção humana mínima. Essa tecnologia está começando a remodelar a maneira como vivemos e também a forma como as atividades são desempenhadas no mercado de trabalho.

Por isso, é de suma importância que as empresas comecem a entender mais sobre esse assunto para identificar oportunidades de melhoria de processos e vantagens competitivas.

A seguir, você vai entender melhor o que é Machine Learning e quais seus principais benefícios para as empresas!

O que é Machine Learning?

Machine Learning é uma subárea central da inteligência artificial. Essa tecnologia permite que os computadores entrem em um modo de autoaprendizagem sem serem programados explicitamente para a realização de cada atividade.

O aspecto iterativo da aprendizagem de máquina é importante porque, à medida que os modelos são expostos a novos dados, eles são capazes de se adaptar de forma independente. Eles aprendem com cálculos anteriores para produzir decisões e resultados confiáveis ​​e repetíveis.

Embora muitos algoritmos de Machine Learning já existam há muito tempo, a capacidade de aplicar automaticamente cálculos matemáticos complexos a grandes volumes de dados – repetidas vezes, mais e mais rápido – é um desenvolvimento recente.

Por que Machine Learning é importante?

O ressurgimento do interesse em aprendizado de máquina se deve aos mesmos fatores que tornaram a mineração de dados e a estatística bayesiana mais populares do que nunca. O aumento crescente e diversificado do volume de dados (Big Data), impulsionado, principalmente, pela Internet das Coisas.

Além disso, alguns fatores como processamento computacional mais barato e mais poderoso e armazenamento de dados acessível contribuíram para que o Machine Learning se tornasse viável e vantajoso.

Todas essas coisas significam que é possível produzir, de forma rápida e automática, modelos que possam analisar dados maiores e mais complexos e entregar resultados mais rápidos e precisos – mesmo em uma escala muito grande.

Com isso, uma organização tem mais chances de identificar oportunidades lucrativas – ou evitar riscos desconhecidos.

Quais as vantagens do uso de Machine Learning?

Confira a seguir alguns dos principais benefícios do uso da tecnologia Machine Learning nas empresas!

Identifica facilmente tendências e padrões

O Machine Learning pode revisar grandes volumes de dados e descobrir tendências e padrões específicos que não seriam aparentes para os seres humanos.

Por exemplo, para um site de comércio eletrônico, ele serve para entender os comportamentos de navegação e os históricos de compras de seus usuários para ajudar a fornecer os produtos, promoções e lembretes que sejam relevantes para eles.

Assim, o aprendizado de máquina ajuda as empresas a personalizar sua interação com o público, melhorando a experiência do cliente e, consequentemente, vendas.

Aumento da eficiência e da produtividade

No dia a dia, os colaboradores de uma empresa executam diversas atividades repetitivas, que podem ser facilmente automatizadas com o uso de algoritmos Machine Learning. Além de livrar o tempo de trabalho dos funcionários para ser aplicado em atividades analíticas, essa tecnologia elimina problemas como duplicação de dados e imprecisão das informações.

Maior escalabilidade

Uma das grandes ambição das empresas é aumentar sua operação. No entanto, muitas vezes esse sonho é impedido devido a uma questão orçamentária.

Nesse sentido, o Machine Learning tem muito a contribuir, visto que, por meio da automação, possibilita o aumento da demanda sem a necessidade de aumento das equipes de trabalho.

Um dos principais exemplos são os chatbot. Trata-se de programas de computador que simulam interações humanas e efetuam atendimentos em sites e em redes sociais.

Como esses programas têm capacidade de aprendizado, a tendência é que eles fiquem melhores a cada interação.

Além disso, eles efetuam diversos atendimentos simultaneamente. Isso significa que as empresas podem ter um aumento significativo da demanda sem a necessidade de aumentar o capital humano. Isso contribui para a escalabilidade da operação, sem abrir mão da qualidade.

Agora você já conhece um pouco mais sobre Machine Learning e suas vantagens. Se você gostou deste conteúdo, então você também irá gostar de saber como uma estratégia API pode ajudar a alavancar negócios. Boa leitura!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: