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- nov 13, 2024
Pouca gente sabe, mas o machine learning é a tecnologia responsável por inúmeros recursos que utilizamos na internet. Filtros de spam no e-mail e sistemas de reconhecimento de imagem em redes sociais, por exemplo, tomam forma por meio dessa ferramenta.
Para que isso ocorra, a tecnologia conta com sistemas e conjuntos que analisam dados. O processo acontece por meio de cálculos e cruzamento de informações que apresentam resultados praticamente instantâneos. Hoje, o machine learning já pode ser usado também no universo corporativo.
Mas como as empresas podem utilizar essa função para aumentar a produtividade na execução de suas atividades? Neste artigo, você encontra alguns exemplos. Confira!
As análises preditivas são realizadas a partir da base de dados da organização e geram um parecer preciso sobre situações e possíveis consequências para o futuro. Um exemplo disso é a recomendação que sites de compras ou streaming fazem com base no que você já adquiriu ou assistiu.
No contexto de negócios, o mesmo acontece: seus parceiros ou clientes podem receber sugestões para concluírem outras negociações ou efetivarem novas vendas. Assim, com o machine learning, a empresa consegue avaliar projeções de produtos e serviços, calcular a margem de acertos e até mesmo direcionar melhor a atuação da equipe comercial, que passa a ser mais produtiva e motivada.
O machine learning também tem aplicação na gestão de RH, especialmente no que diz respeito a treinamento e desenvolvimento de pessoas. Com rapidez e agilidade, ele consegue relatar motivos de perda de clientes na etapa final de uma negociação, que pode ter sido por falta de flexibilidade do vendedor, falta de tato ou clareza para concluir a venda e outros fatores do tipo.
Com essa definição em mãos, a empresa consegue, então, desenvolver treinamentos exclusivos para suprir necessidades reais que prejudicam seus resultados e a produtividade da equipe em geral. A equipe fica até mesmo mais motivada e interessada ao receber atenção específica, o que também causa impactos positivos em seu desempenho.
Investir em machine learning também garante a otimização de processos internos. Esse recurso ajuda a torná-los ainda mais rápidos e eficazes, sem sofrer interferências de falhas humanas, o que resulta em economia de tempo e de dinheiro.
Assim, a produtividade dos colaboradores aumenta, pois eles podem focar em suas tarefas específicas. A capacidade de entrega da empresa também cresce, bem como a satisfação de seus consumidores e seu diferencial de mercado.
Pode parecer assustador, mas a tecnologia é tão complexa e bem montada que consegue substituir até mesmo o raciocínio lógico humano, inclusive no cenário empresarial. Por isso, a organização consegue tomar decisões muito mais estratégicas com a intervenção do machine learning.
Hoje, os algoritmos gerados por ele são úteis no curto e longo prazo, de modo a sustentar melhor as previsões para o negócio e permitir que as ações certas sejam colocadas em prática. Assim, a equipe se dedica ao que realmente é necessário, rende mais e ainda ajuda a empresa a ganhar resultados muito melhores.
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