Afinal, qual é a importância da cibersegurança nas empresas?

Home Segurança
Afinal, qual é a importância da cibersegurança nas empresas?

Afinal, qual é a importância da cibersegurança nas empresas?

A cibersegurança é uma questão importante que diz respeito a todas as empresas, independentemente do seu tamanho. Isso porque os efeitos dos ataques cibernéticos, de falhas técnicas ou de negligência humana podem afetar seriamente a atividade de uma organização e, até mesmo, comprometer a continuidade dos negócios.

A chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que deve entrar em vigor a partir de janeiro de 2021, reforça a necessidade e urgência das empresas investirem em soluções capazes de garantir a proteção de seus dados.

A seguir, você irá conhecer alguns dos motivos pelos quais você deve se preocupar com a cibersegurança da sua empresa. Confira!

Evita perdas financeiras

Não restam dúvidas que, mais do que nunca, os dados representam importantes ativos para as empresas. Hoje, existem diferentes formas de monetizá-los e obter vantagens competitivas.

Logo, a perda de dados, por si só, representa importantes perdas financeiras. Além disso, muitos ataques são direcionados para obter informações bancárias ou realizar fraudes, que acabam impactando diretamente o caixa das empresas.

Além disso, incidentes de segurança podem causar a interrupção dos negócios, o que gera perda de oportunidades, ociosidade dos colaboradores, etc.

Isso sem falar dos ataques ransomware, que consistem no sequestro de dados por meio de criptografia, sendo exigido o pagamento de um resgate em troca da chave de acesso.

Segundo a União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2017 e 2018 o Brasil teve prejuízos que ultrapassaram US$ 20 bilhões advindos dos ataques cibernéticos.

Um outro estudo global conduzido pela Bitdefender, apontou que 57% das empresas registraram algum tipo de ataque cibernético entre 2017 e 2019.

Sendo assim, fica evidente que a cibersegurança é vital para que as empresas não percam dinheiro.

Protege a imagem da empresa

Nos últimos tempos, tivemos diversos exemplos de empresas que sofreram com o vazamento de dados.

Esses incidentes de segurança impactaram diretamente na imagem da marca, gerando desconfiança em seus clientes e demais stakeholders.

Para uma empresa que possui e-commerce, por exemplo, a cibersegurança é um requisito fundamental. Isso, porque, para oferecer uma experiência de compra mais envolvente e uma jornada mais facilitada, é comum que sejam coletados uma série de informações sensíveis dos clientes, tais como nome completo, endereço, dados do cartão de crédito, etc.

O vazamento de tais informações pode gerar uma perda de credibilidade irreversível, acarretando, por exemplo, processos judiciais e o comprometimento negativo da reputação da empresa, principalmente, nas redes sociais.

A mesma lógica se aplica a empresas de sistemas de folha de pagamento. Todas as informações processadas nesse segmento são extremamente sensíveis, pois, além de informações pessoais dos colaboradores, envolve o plano de remuneração e benefícios das organizações.

Logo, ter bons níveis de cibersegurança é uma forma de preservar a credibilidade de uma marca e, acima de tudo, de afastar incidentes que comprometam a continuidade dos negócios.

É fundamental para o cumprimento da LGPD

A LGPD, dentre várias exigências, estabelece que as empresas devem garantir a proteção dos dados sensíveis de terceiros em seu poder.

Logo, se você não implementar um modelo eficiente de cibersegurança em sua empresa, ela estará sujeita às sanções e penalidades previstas na lei, que podem variar entre R$ 50 milhões e 2% do faturamento anual.

Formas de alcançar níveis adequados de cibersegurança

Agora que você já conhece alguns dos principais motivos para se preocupar com a cibersegurança em sua empresa, chegou a hora de saber como se proteger.

De fato, não existe um modelo de cibersegurança que sirva para todas as empresas. O ideal é que cada organização faça uma avaliação de sua infraestrutura e sistemas e identifique os riscos e vulnerabilidades e adote os procedimentos e ferramentas cabíveis para construir um ambiente seguro.

No entanto, existem algumas práticas que são comuns a todos os negócios e que podem ajudar a sua empresa melhorar a sua segurança. Algumas delas são:

  • Treinamento dos colaboradores: Sem dúvidas, a conscientização de todos os usuários é essencial para que eles não realizem ações que possam comprometer a segurança dos dados. Por isso, é recomendável que sejam aplicados treinamentos que reforcem a importância da cibersegurança, apresentem as ameaças às quais eles estão expostos e os comportamentos que devem ser evitados.
  • Migração para a nuvem: A Computação em Nuvem é um componente muito importante para as empresas que desejam melhorar seu nível de cibersegurança. As melhores plataformas, como o Google Cloud, contam com avançados mecanismos de proteção baseados em Inteligência Artificial, além de infraestrutura de ponta e os melhores procedimentos para oferecer um ambiente seguro para sua empresa.
  • Realização de Backup: Além das ameaças externas, as empresas devem estar preparadas para lidar com falhas de equipamentos, erros humanos e desastres naturais. Para todos esses casos, a realização de backup é fundamental, pois garante que sua empresa tenha à disposição uma cópia de seus dados críticos, que podem ser recuperados sempre que necessário.
  • Adoção de ferramentas de cibersegurança: É imprescindível que sua empresa adote ferramentas e tecnologias que criem camadas de proteção e resposta a incidentes de segurança. Isso inclui, por exemplo, proxy, VPN, firewall, antivírus profissional, anti-malware, etc.
  • Implementação de uma política de segurança: É fundamental que as empresas adotem uma política de segurança eficaz, nas quais sejam estabelecidas, por exemplo, requisitos de controle de acesso, padrão de senha, política de uso da Internet, etc.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância da cibersegurança e algumas formas de melhorar a proteção dos dados de sua empresa.

Se você deseja saber mais sobre o assunto ou obter uma solução completa e sob medida para a sua empresa, entre em contato com a SantoDigital.

Somos uma consultoria de negócios em tecnologia especializada em serviços de computação em nuvem e podemos ajudá-lo a tornar o ambiente de TI da sua empresa muito mais seguro!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: