IRIS OCR: o que é e como ser aplicado junto ao machine learning

Home Cloud Computing
IRIS OCR: o que é e como ser aplicado junto ao machine learning

IRIS OCR: o que é e como ser aplicado junto ao machine learning

O reconhecimento óptico de caracteres, mais conhecido como OCR, tem ajudado muitas empresas a ter maior eficiência na forma como lidam com documentos digitalizados. Agora, aplicando essa tecnologia em conjunto com o machine learning, estão surgindo soluções, como o IRIS OCR, que são capazes de oferecer um universo de possibilidades e benefícios.

O IRIS OCR tem permitido, por exemplo, oferecer experiências envolventes em dispositivos móveis, facilitando a vida dos usuários e garantindo maior agilidade, automação e redução de custos.

Continue a leitura para saber mais sobre essa importante ferramenta e conhecer os benefícios que ela pode oferecer para sua empresa!

O que é a tecnologia OCR?

OCR é a sigla em inglês de Optical Character Recognition  (reconhecimento óptico de caracteres, em tradução literal). Trata-se de uma tecnologia capaz de distinguir caracteres de texto presentes em imagens, documentos digitalizados ou manuscritos.

O processo básico de um software OCR envolve o reconhecimento de caracteres em documentos e a conversão deles em código ASCII que pode ser usado para o processamento de dados. Assim, é possível, por exemplo, realizar pesquisas, fazer edições e muito mais.

Suponha que você precise de uma versão digital de um contrato cuja única via disponível se encontra impressa. Nesse caso, você possui duas opções: passar horas redigitando ou convertê-lo para um formato digital em alguns minutos usando um scanner (ou uma câmera digital).

No entanto, esse processo de digitalização não é suficiente para obter as informações em um formato textual. Ou seja, o documento é digital, mas não editável. Isso, dentre outras coisas, impede que ele seja processado, editado ou mesmo utilizado por softwares de leitura de documento utilizados por deficientes visuais.

Um software de Reconhecimento Óptico de Caracteres vem justamente para resolver esse tipo de problema. Ele consegue transformar um documento escaneado, em formato PDF ou em imagem, por exemplo, em um documento textual, ou seja, editável.

O que é o IRIS OCR?

Trata-se de uma plataforma de gerenciamento visual intuitiva baseada na nuvem e desenhada para extrair os melhores benefícios da tecnologia OCR.

O IRIS OCR possui uma interface “user-friendly“, que permite que ele seja utilizado com eficiência mesmo por usuários que não possuem conhecimento técnico.

Por ser uma solução em nuvem, o IRIS OCR é altamente escalável e possui fácil integração com as demais ferramentas utilizadas pela empresa, por meio de APIs. Essa característica também permite o pagamento por uso, o que pode significar uma grande economia.

Além disso, o fato dessa plataforma possuir arquitetura em nuvem permite a integração com outras tecnologias, como a visão computacional e machine learning. Assim, as possibilidades de soluções aumentam significativamente, como você pode conferir no tópico a seguir.

Como o IRIS OCR pode ser aplicado junto ao Machine Learning?

A utilização do software IRIS OCR pode ser essencial na estratégia das empresas, principalmente, quando utilizada em conjunto com outras tecnologias, como Machine Learning.

Alguns dos benefícios que podem ser obtidos dessa junção é a possibilidade de classificar conteúdo e extrair dados de uma série de documentos – tudo ao mesmo tempo em que aprende continuamente, a partir de informações humanas.

Imagine, por exemplo, escanear uma nota fiscal e ter todos os lançamentos fiscais e contábeis efetuados automaticamente. Ou ainda, imagine que um cliente envie uma foto de seu documento pessoal por meio de um aplicativo e que todos os dados sejam automaticamente registrados no seu CRM.

Essas e outras possibilidades podem ser exploradas com o uso do IRIS OCR aplicado junto ao machine learning. Isso, porque a combinação dessas soluções permite a identificação e classificação de tipos de Reconhecimento Óptico de Caracteres, aumentando significativamente a precisão no processo.

Além disso, essa combinação permite que sua empresa utilize o recurso de recorte de campos. Ou seja, apenas as informações especificadas serão processadas. Esse é um importante recurso para garantir a segurança dos dados e garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados.

Isso sem falar que, utilizando o recurso de visão computacional, sua empresa pode utilizar templates para determinar os dados que deverão ser extraídos dos documentos. Você ainda pode exportar o resultado do processamento em diversos formatos como JSON, XML, CSV, etc.

O IRIS OCR pode ser utilizado de diversas maneiras no dia a dia da sua empresa, agregando maior agilidade aos processos, reduzindo a dependência de trabalhos manuais e, consequentemente, os custos.

Essa ferramenta é desenvolvida pela SantoDigital, a única empresa com especialização em Machine Learning certificada pelo Google no Brasil.

Para entender o que isso significa, não deixe de ler nosso artigo “SantoDigital conquista especialização Google Cloud Machine Learning“,  no qual explicamos a importância dessa grande conquista!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: