APIs nas empresas: entenda 4 benefícios que elas podem trazer

Home Cloud Computing
APIs nas empresas: entenda 4 benefícios que elas podem trazer

APIs nas empresas: entenda 4 benefícios que elas podem trazer

O uso de APIs nas empresas tornou-se essencial nos últimos tempos, em particular naquelas em processo de transformação digital. A adoção dessa estratégia é capaz de melhorar a eficiência e a aumentar produtividade, fatores fundamentais para tornar as organizações mais competitivas.

Com a proposta de promover e facilitar a troca de informação entre diferentes aplicações, essa tecnologia auxilia na automação de diversos processos, o que, em suma, impacta diretamente na redução dos custos. Mas não é só isso! Continue a leitura para descobrir mais benefícios que o uso de APIs nas empresas pode proporcionar.

1. Ajuda na reestruturação de sistemas internos

O uso de APIs nas empresas ajuda a melhorar a eficiência operacional por meio da automação de processos. Isso significa dizer que essa tecnologia favorece à criação de workflows mais eficazes, que impactam positivamente na produtividade de sua equipe.

2. Melhora a experiência do usuário

O uso de APIs nas empresas não se reduz apenas à automação. Elas também favorecem à customização de processos, o que permite que os usuários tenham uma transição mais fluida entre as diferentes aplicações utilizadas.

Quando bem projetadas, as APIs são desenvolvidas para atender exatamente às necessidades dos usuários, muitas vezes de diferentes departamentos, que utilizam diferentes aplicações.

Dessa forma, os colaboradores podem ter acesso às informações produzidas em outra ferramenta a partir daquela com o qual eles já possuem experiência. Isso não só facilita a interpretação dos dados, mas também melhora a produtividade.

3. Permite a conectividade com parceiros

O uso de APIs também pode fornecer uma maneira consistente de trocar dados com empresas parceiras. Se você possui, por exemplo, um controle de estoque terceirizado, por meio de uma API você pode fornecer uma integração sólida e segura de informações.

No passado, a solução mais utilizada nesses casos era o envio de planilhas. Esse método, no entanto, está propenso a erros e retrabalhos. Se, ao importar uma planilha, um campo requerido pelo sistema estiver ausente, ou até mesmo uma vírgula fora de lugar, isso pode custar horas de esforço e atrasar os processos importantes.

4. Oferece novas oportunidades de interação com os clientes

Se você possui algum canal virtual de interação com seus clientes, então você não pode desconsiderar o poder do uso das APIs nas empresas.

Atualmente, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais, segundo relatório intitulado “Digital in 2018: The Americas” e divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite. Mas, o que isso tem a ver com APIs? Tudo!

As APIs públicas mais utilizadas nos últimos anos são relacionadas às redes sociais e são oferecidas, por exemplo, pelo Facebook, Instagram, Google, etc.

Essas APIs são utilizadas, principalmente, para fazer cadastro em sites, portais e aplicativos, utilizando as informações pessoais vinculadas às redes sociais. Isso torna o processo muito mais ágil e simples, o que favorece à satisfação do cliente.

Além disso, muitas pessoas desistem de entrar em contato com uma empresa quando é necessário cadastro. Ao utilizar uma API, você terá muito menos chance de desistência, em virtude da praticidade da ação.

Esses foram apenas alguns benefícios do uso de APIs nas empresas. Quando bem planejada, essa estratégia pode trazer grandes resultados, como redução de custos, aumento da produtividade e da receita.

Se você gostou deste conteúdo, então não deixe de conferir nosso artigo sobre como ganhar tempo, dinheiro e produtividade com o uso do G Suite. Boa leitura!

 

Business photo created by jannoon028 – www.freepik.com

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: