APIs nas empresas: entenda 4 benefícios que elas podem trazer

Home Cloud Computing
APIs nas empresas: entenda 4 benefícios que elas podem trazer
APIs nas empresas entenda 4 benefícios que elas podem trazer

APIs nas empresas: entenda 4 benefícios que elas podem trazer

O uso de APIs nas empresas tornou-se essencial nos últimos tempos, em particular naquelas em processo de transformação digital. A adoção dessa estratégia é capaz de melhorar a eficiência e a aumentar produtividade, fatores fundamentais para tornar as organizações mais competitivas.

Com a proposta de promover e facilitar a troca de informação entre diferentes aplicações, essa tecnologia auxilia na automação de diversos processos, o que, em suma, impacta diretamente na redução dos custos. Mas não é só isso! Continue a leitura para descobrir mais benefícios que o uso de APIs nas empresas pode proporcionar.

O que são APIs?

As APIs servem para que as empresas consigam se integrar aplicativos e softwares, de modo que os usuários finais consigam utilizá-los como um sistema único.

As APIs são uma espécie de tradutor de código, que permite que uma aplicação entenda as instruções da outra e elas conversem entre si. Além disso, elas são divididas em três tipos:

  • Privada: usadas somente no ambiente interno da organização;
  • Entre parceiros: utilizadas em compartilhamento com parceiros de negócio selecionados;
  • Pública ou aberta: disponibilizadas gratuitamente para serem integradas pelos desenvolvedores aos seus projetos.

Trata-se de uma ferramenta de uma importância significativa para o dia-a-dia das corporações modernas. Sobretudo naquelas onde existe um alto grau de automatização de tarefas e que cada aplicação utilizada possui, via de regra, códigos e linguagens próprias, que não são compatíveis com outros programas.

Sua proposta é promover e facilitar a troca de informação entre diferentes aplicações. Uma tecnologia auxilia na automação de diversos processos, o que, em suma, impacta diretamente na redução dos custos, entre outros aspectos.

Quais os benefícios do uso de APIs nas empresas?

O uso de APIs nas empresas tem um efeito bastante positivo na velocidade de processamento das suas operações, deixando-a mais produtiva. Veja, a seguir, 4 benefícios que esta ferramenta pode trazer para a gestão dos seus processos diários.

1. Ajuda na reestruturação de sistemas internos

As APIs nas empresas ajudam a melhorar a eficiência operacional por meio da automação de processos. Isso significa dizer que essa tecnologia favorece a criação de workflows mais eficazes, que impactam positivamente na produtividade de sua equipe.

2. Melhora a experiência do usuário

O uso de APIs não reduz apenas a infraestrutura de programação da empresa. Elas também favorecem a customização de processos, o que proporciona aos usuários uma transição mais fluida entre as diferentes aplicações utilizadas.

Quando bem projetadas, as APIs são desenvolvidas para atender exatamente às necessidades dos usuários, muitas vezes de diferentes departamentos, que utilizam diferentes aplicações.

Dessa forma, os colaboradores podem ter acesso às informações produzidas em outra ferramenta a partir daquela com o qual eles já possuem experiência. Isso não só facilita a interpretação dos dados, mas também melhora a produtividade.

3. Permite a conectividade com parceiros

O uso de APIs também pode fornecer uma maneira consistente de trocar dados com empresas parceiras.

Se você possui, por exemplo, um controle de estoque terceirizado. Por meio de uma API você pode fornecer uma integração sólida e segura de informações.

No passado, a solução mais utilizada nesses casos era o envio de planilhas. Esse método, no entanto, está propenso a erros e retrabalhos.

Se, ao importar uma planilha, um campo requerido pelo sistema estiver ausente, ou até mesmo uma vírgula fora de lugar, isso pode custar horas de esforço e atrasar os processos importantes.

4. Oferece novas oportunidades de interação com os clientes

Se você possui algum canal virtual de interação com seus clientes, então você não pode desconsiderar o poder do uso das APIs nas empresas.

Atualmente, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais, segundo relatório intitulado “Digital in 2018: The Americas” e divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite.

Mas, o que isso tem a ver com APIs? Tudo!

As APIs públicas mais utilizadas nos últimos anos são relacionadas às redes sociais e oferecidas, por exemplo, pelo Facebook, Instagram, Google, etc.

Essas APIs são utilizadas, principalmente, para fazer cadastro em sites, portais e aplicativos, utilizando as informações pessoais vinculadas às redes sociais. Isso torna o processo muito mais ágil e simples, favorecendo a satisfação do cliente.

Além disso, muitas pessoas desistem de entrar em contato com uma empresa quando é necessário cadastro. Ao utilizar uma API, você terá muito menos chance de desistência, em virtude da praticidade da ação.

Como construir e integrar APIs na empresa?

Construir e integrar um sistema de APIs na empresa é uma atividade que envolve três etapas essenciais: codificação, automação e instalação.

Para tanto, é importante que os gestores conheçam a maturidade da sua infraestrutura tecnológica e defina quais inovações serão implementadas, sempre pensando na efetividade e na experiência dos usuários.

A boa notícia é que não é preciso redesenhar o sistema operacional da empresa, apenas um alinhamento de objetivos e implementação das novas técnicas.

Alguns dos fatores que influenciam nesse tipo de integração é o uso do padrão arquitetural REST. Ele serve para o design de uma interface de serviços Web em HTTP e suporta qualquer linguagem de programação.

Dessa forma, as requisições e respostas entre a API e as aplicações do cliente são realizadas por meio de protocolo reconhecido por ambos, normalmente Javascript ou XML.

Outro cuidado necessário é organizar a semântica das URLs de acesso aos serviços.

Padronize as nomenclaturas, estabeleça hierarquia entre recursos e sub recursos. O ideal é que cada funcionalidade seja separada de forma lógica, com um identificador de caminho ou Uniform Resource Identifier (URI) exclusivo.

O segredo para evitar dores de cabeça é contar com uma parceira capacitada para projetar, construir e integrar APIs na organização.

Nesse contexto, a SantoDigital pode apoiar seu negócio não só conectando soluções e unificando a corporação com a ajuda de APIs. Mas também oferecendo outras tecnologias que vão gerar vantagens competitivas para o seu ambiente digital e um suporte técnico adequado para suas respectivas instalações.

Esses foram apenas alguns benefícios do uso de APIs nas empresas. Quando bem planejada, essa estratégia pode trazer grandes resultados, como redução de custos, aumento da produtividade e da receita, além de tornar a rotina de trabalho muito mais fluida e agradável para o seu time de colaboradores.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que são APIs e por que utilizá-las na sua empresa, conheça melhor os benefícios das soluções SantoDigital para seu negócio.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: