OCR: entenda as suas aplicações e perspectivas para o futuro

Home Sem categoria
OCR: entenda as suas aplicações e perspectivas para o futuro

OCR: entenda as suas aplicações e perspectivas para o futuro

Desde sua criação, a tecnologia OCR ou Reconhecimento Óptico de Caracteres, passou por grandes evoluções. Hoje, ela é capaz de discernir uma variedade significativa de idiomas e símbolos o que tem possibilitado sua aplicação efetiva nas empresas. Além disso, a utilização conjunta de outras tecnologias, como Inteligência Artificial e Machine Learning tem criado diversas possibilidades para o uso no presente e no futuro.

Continue a leitura para saber mais sobre o OCR, como ele utilizado atualmente e quais as expectativas para o futuro!

O que é a tecnologia OCR?

O Reconhecimento Óptico de Caracteres (Optical Character Recognition), mais conhecido pela sigla OCR, é uma tecnologia que permite converter diferentes tipos de documentos, como arquivos digitalizados, PDFs ou fotos digitais em arquivos editáveis ​​e pesquisáveis.

Ele também é capaz de recriar o layout do documento original, as fontes e até mesmo reproduzir o tamanho, a cor, etc.

É por isso que hoje em dia, muitas organizações usam a tecnologia OCR para extrair dados de documentos disponíveis apenas em documento físico. Isso lhes permite fazer a transição para seus bancos de dados. Dentre outras coisas, isso permite resguardar os dados de forma mais efetiva, acessar às informações de forma mais ágil, por meio de recursos de pesquisa, etc.

Como o Reconhecimento Óptico de Caracteres está sendo utilizado hoje?

Milhares de organizações em todo o mundo confiam no OCR para capturar e processar dados de documentos comerciais, como contratos, notas fiscais, etc. Confira a seguir algumas das principais formas de como essa tecnologia tem sido empregada:

Armazenamento na nuvem

Cada vez mais, a alta disponibilidade tem se tornado uma necessidade para as empresas. A capacidade de acessar informações a partir de qualquer lugar tem possibilitado agilizar a realização de tarefas do dia a dia, tornado as organizações mais dinâmicas e facilitado as tomadas de decisões.

Por isso, digitalizar todos os documentos para armazená-los na nuvem tem sido a saída mais viável para eliminar a dependência do arquivo físico e dar maior mobilidade e agilidade às organizações.

Nesse sentido, o Reconhecimento Óptico de Caracteres cumpre papel fundamental, uma vez que possibilita converter os documentos escaneados ou fotografados em arquivos textuais. Dessa forma, é possível editá-los, localizar informações utilizando os recursos de pesquisa e muito mais.

Automação de faturas

Empresas de todos os tamanhos têm utilizado a tecnologia OCR para digitalizar suas faturas. Assim, os dados extraídos são validados automaticamente com o auxílio de tecnologias como visão computacional e machine learning. Assim, é possível garantir a precisão e habilitar a categorização adequada.

A partir daí, esses dados podem ser integrados ao sistema contábil ou financeiro, tornando o fluxo de trabalho muito mais ágil e eficiente.

Automação de formulários

Semelhante à automação de faturas, a automação de formulários serve para que as empresas obtenham as informações necessárias a partir da imagem ou PDF de documentos, contratos, etc.

Utilizando machine learning e a visão computacional, é possível utilizar templates e treinar as máquinas para extraírem somente as informações necessárias, garantindo a agilidade dos processos e a segurança dos dados.

O uso do OCR no futuro

O futuro da tecnologia OCR reside em uma maior integração com outras tecnologias como Cloud Computing, Machine Learning e Inteligência Artificial. Essa junção permitirá a obtenção de resultados muito mais precisos e uma possibilidade de automação ainda maior.

As soluções de Reconhecimento Óptico de Caracteres desenvolvidas na nuvem possibilitam uma integração muito mais fluída com outras tecnologias e também com outras ferramentas utilizadas pela empresa.

Por meio de APIs, é possível automatizar um grande número de tarefas diárias, garantindo um maior índice de precisão, aumento da agilidade nos processos e significativa redução de custos.

O uso do OCR também permitirá que as empresas criem experiências únicas para seus clientes. Utilizando aplicativos para dispositivos móveis será possível obter informações de uma maneira muito mais rápida e confiável.

Além disso, uma vez que essa tecnologia permite a identificação de diferentes objetos, torna-se possível realizar pesquisas de uma forma muito mais dinâmica. Por exemplo, o cliente pode tirar foto de um objeto que deseja comprar e o aplicativo faz uma busca na loja on-line, tornando a jornada de compra muito mais simples e envolvente.

Essas são algumas aplicações que já são possíveis com o uso do OCR. No futuro, elas serão muito mais robustas à medida em que essa tecnologia se integra de forma mais efetiva ao Machine Learning e à Inteligência Artificial.

Clique aqui para saber mais sobre essa tecnologia e as vantagens que ela pode proporcionar para sua empresa.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: