Prevenção de fraudes: 4 dicas para otimizar o processo no seu negócio!

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Prevenção de fraudes: 4 dicas para otimizar o processo no seu negócio!
Descubra estratégias essenciais para a prevenção de fraudes, protegendo sua empresa com políticas, processos seguros e tecnologia avançada.

Prevenção de fraudes: 4 dicas para otimizar o processo no seu negócio!

O gerenciamento de dados é um setor da empresa que requer toda atenção atualmente. Com o volume assombroso de informações que circulam em meios físicos e digitais, as companhias precisam ter cuidado redobrado com os riscos e investir em medidas para prevenção de fraudes.

Fraudes podem atingir diversas áreas em um negócio, desde roubos de informações corporativas até dados de clientes e parceiros. Para evitar prejuízos e problemas sérios, o ideal é ter processos de governança e contar com a tecnologia de modo a ampliar a proteção.

Assim, é possível manter o negócio em pleno funcionamento, sem dores de cabeça. Confira, a seguir, as principais dicas para prevenção de fraudes de modo a deixar sua empresa mais segura diante de ataques. Continue a leitura!

O conceito de fraude

Fraude é um ato intencional de enganar ou induzir alguém a erro, tendo o objetivo de obter vantagem pessoal ou financeira. Pode ser cometido de diversas formas, como falsificação de documentos, roubo de identidade, uso de informações confidenciais etc.

No Brasil, a fraude é considerada crime, conforme previsto no artigo 171 do Código Penal. A pena para esse crime varia de um a cinco anos de prisão, além de multa.

Importância da prevenção de fraudes nas empresas

O número de empresas vítimas de fraudes têm aumentado, como demonstra a pesquisa solicitada pelo Mastercard ao Instituto Datafolha, em que foi apontado que 57% das empresas dos setores de educação, tecnológica, financeiro e seguros são alvos de fraudes ou ataques digitais.

Assim, a reputação de uma empresa é um dos seus ativos mais valiosos. Uma vez manchada por escândalos de fraude, pode ser difícil, se não impossível, recuperar a confiança dos clientes e parceiros de negócios. A prevenção de fraudes ajuda a manter uma reputação sólida, garantindo que a empresa seja vista como confiável e ética.

Para 55% dos consumidores, a segurança é o aspecto mais importância para uma experiência online satisfatória — os dados são da Pesquisa Global de Identidade e Fraude 2021, realizada pela Serase Experian.

Dessa forma, ao garantir que as transações e interações sejam seguras e confiáveis, a empresa demonstra responsabilidade e cuidado com as partes interessadas, fortalecendo relacionamentos e fomentando a fidelidade do cliente.

Ainda, as fraudes não afetam apenas a visão da empresa no mercado, mas têm impactos financeiros significativos. Em 2021, as transações fraudulentas custaram 3,68 vezes o valor da operação perdida, conforme o estudo “O Real Custo das Fraudes na América Latina 2021″.

Logo, lidar com fraudes após sua ocorrência pode ser muito mais dispendioso do que investir na prevenção antecipada. Os custos de investigação, recuperação de dados, ações judiciais e reparação de danos podem ser altos. Portanto, é mais econômico investir na prevenção de fraudes desde o início.

Os tipos de fraudes mais comuns nas empresas

Infelizmente, as empresas estão sujeitas a vários tipos de riscos. Quando o assunto são fraudes relacionadas à governança de dados, podemos destacar os principais tipos:

Roubo de informações

Neste tipo de fraude, conteúdos sigilosos de uma empresa e outros dados podem ser vazados por meio de violações na segurança.

Roubo de identidades

Neste caso, é um crime grave e preocupante, especialmente por envolver dados pessoais de outras pessoas, como:

  • clientes;
  • parceiros;
  • fornecedores;
  • colaboradores.

Documentos falsos

O envio de documentos falsos durante o onboarding de novos colaboradores, clientes e parceiros, pode causar sérios danos na hora de fechar um negócio, por exemplo.

4 dicas para otimizar o processo de prevenção de fraudes

Para contornar problemas e evitar grandes danos, o ideal é ter uma atitude proativa em relação à prevenção de fraudes.

Afinal, o recomendado é ter processos que reforcem a segurança da empresa, em vez de esperar que os transtornos aconteçam para elaborar uma solução de emergência.

Dessa maneira, é possível evitar erros que possam comprometer a imagem da marca e prejuízos financeiros.

Conheça, a seguir, algumas estratégias que você pode colocar em prática no seu negócio.

1. Tenha políticas internas e processos bem definidas

Quando o assunto são as informações de um negócio, é preciso ter cuidado e atenção. Especialmente hoje em dia, que desde a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), empresas precisam redobrar suas normas de governança e zelar pela privacidade e segurança de dados de clientes e pessoas.

Não ter processos que cuidam dessa área pode colocar a empresa em risco de sofrer vazamento de informações, o que compromete sua credibilidade, imagem no mercado e diante do público. Logo, é de extrema importância criar políticas e processos relacionados à governança de dados.

Esse conjunto de normas, métodos, procedimentos e regras precisam ser bem alinhados e definidos, a fim de garantir a segurança da informação. Ao ter essas políticas e monitorar processos com rigidez, é possível realizar a prevenção de fraudes e reduzir a vulnerabilidade dos sistemas de dados.

Além da política de dados, é preciso construir o hábito de realizar acompanhamentos e auditorias internas regularmente.

Isso é mais fácil com uso de relatórios de gestão que apontam o andamento das operações e possíveis falhas. A tecnologia, por meio de ferramentas de gerenciamento, ajuda manter esse monitoramento próximo e detalhado.

2. Corrija os pontos fracos da empresa

Muitas empresas têm gargalos e são nesses pontos de atenção que criminosos agem, e fraudes são identificadas. Mapear processos e entender todas as etapas da operação é o primeiro passo para ter uma visão global do negócio e encontrar esses pontos fracos.

Aqui, sistemas de gestão precisam agir em conjunto com uma política de governança bem definida para que parâmetros e regras sejam determinados.

A tecnologia auxilia dando mais controle e domínio do negócio, permitindo uma visão ampla dos resultados e eventos. No entanto, o controle não é efetivo sem políticas e processos claros e rigorosos.

3. Tenha um processo seguro de validação de documentos no onboarding

Com a pandemia e a transformação digital, intensificaram-se as formas de onboarding digital, em que contratos de todos os tipos (entre clientes, contratações, fornecedores etc.) são fechados no meio on-line.

O fechamento de um negócio ou contrato sempre implica envio e troca de documentos, que precisam ser validados para que a transação seja segura para todos. É nesse ponto que o processo de validação deve ser criterioso de modo a realizar uma prevenção de fraudes, evitando problemas com documentação falsa e outros tipos de fraudes.

A conferência manual pode deixar algo passar. O melhor caminho é contar com sistemas modernos, como o Santo iD, capazes de fazer esse processo com o máximo de segurança e precisão.

4. Conte com tecnologias de combate às fraudes

Falamos do apoio que a tecnologia oferece às empresas ao longo deste artigo. De fato, sistemas tecnológicos facilitam a vida de gestores na hora de automatizar processos, trazer mais exatidão e minimizar os índices de erros.

É por isso que, para atuar de forma efetiva na prevenção de fraudes, é imprescindível contar com o apoio de recursos avançados de modo a garantir a segurança dos dados.

O uso de tecnologias, como Machine Learning, Cloud Computing e Inteligência Artificial, tornou os sistemas mais arrojados e seguros. Com o suporte dessas inovações, softwares conseguem:

  • extrair dados;
  • mapear processos;
  • reconhecer e validar documentos;
  • reconhecer inconsistências com precisão.

Ferramentas com esses recursos de inteligência oferecem a proteção necessária que uma empresa precisa para evitar fraudes e problemas, assegurando a integridade de seus dados.

Santo iD: especialista em validação de documentos e prevenção de fraudes

O Santo iD, solução desenvolvida pela SantoDigital, é especialista no desenvolvimento de soluções com o uso de tecnologias avançadas como Machine Learning e Inteligência Artificial. Seus serviços de combate às fraudes foram criados para unir segurança, produtividade e simplicidade.

A ferramenta ajuda empresas com soluções ágeis, intuitivas e eficientes para validação de dados e identidades, auxiliando a aprimorar a governança de dados!

A prevenção de fraudes é uma etapa fundamental na empresa, especialmente na era digital em que dados são valiosos e estão sempre vulneráveis a cair em mãos erradas. Assim, líderes e gestores precisam assumir uma postura proativa e reforçar a governança, apostando na tecnologia como principal aliada de modo a vencer os riscos.

Se você tem interesse em garantir a segurança dos dados da sua empresa, conheça as soluções inovadoras do Santo iD que otimizam seus processos com o máximo de confiabilidade.

Resumindo

O que é prevenção à fraude?

A prevenção à fraude é um conjunto de estratégias, medidas e ações adotadas para evitar ou mitigar os riscos associados a atividades fraudulentas. Isso envolve identificar os pontos fracos em sistemas, processos e transações que poderiam ser explorados por fraudadores, para implementar medidas preventivas.

O que uma empresa pode fazer para evitar fraudes?

Para evitar fraudes, a empresa deve:

  • ter políticas internas e processos bem definidos;
  • corrigir os pontos fracos da empresa;
  • contar com um processo seguro de validação de documentos;
  • investir em tecnologias de combate às fraudes.

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