O que são soluções antifraude e por que implementar no onboarding digital?

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O que são soluções antifraude e por que implementar no onboarding digital?
Descubra como soluções antifraude protegem sua empresa e clientes no cenário digital. Conheça o Santo iD para onboarding eficiente e seguro.

O que são soluções antifraude e por que implementar no onboarding digital?

A evolução do cenário digital trouxe inúmeras vantagens competitivas para o ambiente corporativo. Mas, com ela, também vieram alguns desafios para estabelecer uma segurança sofisticada para combater os ataques cibernéticos.

A boa notícia é que, independentemente do seu segmento de mercado, existe um bom caminho para lidar com esses problemas de maneira eficiente: a solução antifraude.

Descubra todos os detalhes e principais benefícios na leitura completa deste artigo!

O que são soluções antifraude?

As soluções antifraude são sistemas de segurança implementados nas operações empresariais, a fim de tornar sua atividade mais segura.

Podemos defini-las como medidas ou tecnologias adotadas pelo negócio para prevenir ataques maliciosos que prejudiquem o fluxo de trabalho, roubo de dados, transações falsas, entre outros danos.

O apoio de um sistema antifraude gera proteção contra atos criminosos que podem estar presentes, por exemplo, na análise e validação de documentos apresentados no cadastro de novos clientes, na validação de pagamentos, na triagem hospitalar, etc.

Ao adotar uma solução antifraude, não apenas no ambiente interno da empresa é beneficiado, seus clientes e parceiros também sentem reflexos positivos das ações de segurança.

Quais os benefícios de soluções antifraude para o onboarding digital?

Basicamente, a estruturação de onboarding que inclui ferramentas inteligentes antifraude assegura a oportunidade de tomar decisões assertivas e uma forte atuação contra irregularidades e prejuízos.

Veja mais detalhadamente algumas das principais vantagens geradas, a seguir.

Segurança

A era digital revolucionou a forma das empresas fazerem negócios e também a sua interação com a base de clientes. Mas, apesar de todas as facilidades, existem alguns pontos desafiadores para que tudo funcione bem. Dentre eles, a parte de segurança.

De acordo com o portal de notícias cibernéticas Cyber News, há uma estimativa de que, apenas em junho de 2021, houve um vazamento de 8,4 bilhões de senhas.

As soluções antifraude são pensadas e desenvolvidas para dar esse respaldo em todos os processos organizacionais, incluindo o onboarding digital, que é a porta de entrada para a relação de novos clientes com a empresa.

Esses sistemas se baseiam nas melhores práticas de segurança da informação para blindar a empresa contra fraude documental, entre outros golpes cometidos no ambiente online.

E mais! Eles não só tornam possível a agir rapidamente para evitar danos, mas também ajudam na leitura antecipada dessas tentativas. A empresa passa a ter uma visão mais ampla e consciente dos principais tipos de ações que podem lhe causar prejuízo.

Experiência do cliente

O motivo principal das soluções antifraude estarem presentes na rotina de qualquer negócio é garantir a segurança da sua rotina operacional, em conformidade com as regras estabelecidas em lei.

No entanto, elas acabam refletindo positivamente em diversas questões empresariais. Por exemplo, no aprimoramento da experiência do cliente.

Além de contar com maior proteção a suas informações pessoais, o consumidor é beneficiado com a agilização dos processos burocráticos, como as checagens e andamentos do onboarding digital.

Considerando o perfil dos consumidores na atualidade, cada vez mais exigentes e bem informados, investir em soluções antifraude é também uma forma de aumentar os níveis de satisfação com a sua empresa.

Redução de custos

Um sistema antifraude é um ótimo aliado para a saúde financeira das organizações. Esse tipo de recurso é fundamental para o combate a fraudes que podem causar prejuízos financeiros imediatos e também prolongados.

Seja para prevenir fraudes em bancos, fraudes no varejo ou demais tentativas de golpe, a verdade é que eles aumentam a blindagem contra situações que atingem o seu caixa na mesma hora em que o golpe é executado.

Ou ainda ações que geram responsabilidade de indenização por danos a terceiros, como o ressarcimento de clientes. Além disso, a empresa fica menos exposta a sofrer danos à sua propriedade intelectual, como o comprometimento de imagem.

Enfim, as soluções antifraude são capazes de prevenir inúmeras situações de impacto negativo aos cofres da empresa e, ao mesmo tempo, otimizam a sua produtividade e resultados.

Quais são as soluções antifraude para negócios no onboarding digital?

O onboarding digital exige medidas eficientes para o gerenciamento do cadastro de usuários. Veja, a seguir, algumas importantes ferramentas para ajudar nessa missão.

Facematch

O FaceMatch é uma solução de biometria facial, desenvolvida para verificar a identidade das pessoas por meio do mapeamento das características do rosto.

A tecnologia é capaz de analisar, aproximadamente, 80 pontos faciais de uma pessoa: distância e formatos dos olhos, largura do nariz, formato e comprimento da mandíbula, entre outras.

Os algoritmos desse sistema trabalham em um processo semelhante ao de identificação por impressão digital, garantindo uma grande eficiência nas medidas antifraude.

O FaceMatch está cada vez mais presente no onboarding digital das empresas, além de outras ações que exigem a confirmação de identidade, como para finalizar transações financeiras.

Ao implementar a solução FaceMatch SantoID, a empresa consegue definir tipos de imagens que devem ser evitadas, e a sua própria estratégia de verificação. Por exemplo, se prefere receber uma selfie com duas faces (pessoa e documento), ou uma selfie e o documento (uma face por documento).

Ademais, o modelo oferece funcionalidades essenciais para uma camada de segurança extra contra fraudes, como:

  • identificação todas as faces presentes em uma imagem;
  • automatização de 78% do processo de identificação;
  • interface amigável (User-Friendly);
  • acurácia de 92% na detecção de faces e de 80% na comparação de faces;
  • tempo de resposta varia de 10 a 120 segundos.

OCR

A sigla OCR é a abreviação de Optical Character Recognition, no português, Reconhecimento Ótico de Caracteres, e pode ser definida como ferramenta de reconhecimento e extração de textos de documentos de forma automatizada.

Seu funcionamento é semelhante ao processo de digitalização de documentos realizado por uma impressora. Porém, a ferramenta OCR transforma os dados contidos em um documento em um novo formato de saída, como converter imagens em PDF.

Basicamente, a tecnologia identifica caracteres de diferentes formatos e os transforma em conteúdo legível e editável. Em tempos de transformação digital, o apoio de uma solução como

No onboarding digital, essa tecnologia se mostra bastante útil para processos de contratos e formulários, armazenamentos, e também automação de faturas.

São 4 os tipos de OCR que podem ser utilizados na sua empresa. O primeiro deles é o Full Text OCR, capaz de converter documentos inteiros para o formato de saída em texto.

Há também o OCR Zonal, que como o próprio nome já sugere, identifica áreas específicas dos documentos para serem convertidas. Para isso, a ferramenta é configurada para analisar arquivos com uma estrutura fixa.

Outra alternativa é o OMR (Optical Mark Recognition), focado no reconhecimento de marcações nos documentos. Esta tecnologia é usada, por exemplo, para leitura automatizada de gabaritos de provas impressas.

A quarta e última opção é denominada ICR (Intelligent Character Recognition), uma solução com um leque mais amplo de funcionalidades.

Tipificação

A tipificação, por sua vez, é o sistema que vai ajudar na organização do processo de onboarding, classificando documentos de acordo com a sua natureza e categoria.

Com o apoio desse tipo de ferramenta, o acesso à base de informações da empresa se torna muito mais ágil e eficiente, além da redução das chances de perdas ou extravios.

Soluções de tipificação funcionam, basicamente, identificando arquivos com um layout padrão, como CPF, RG, CNH e CTPS. Porém há algumas opções mais modernas disponíveis no mercado atual, que suportam a tipificação de outros tipos de documentos.

A ferramenta de tipificação SantoID é mais um reforço para o sistema antifraude da sua empresa. Ela permite não só a classificação de diferentes tipos de formatos e layouts, mas também as validações em massa, facilitando até mesmo as buscas mais avançadas.

Sobre o Santo iD da SantoDigital

O Santo iD é uma plataforma de Identity desenvolvida no ambiente da nuvem, que oferece uma variedade de recursos para fortalecer a dinâmica de trabalho e também o conjunto de soluções antifraude utilizados pela sua empresa.

Além do alto nível de tecnologia das ferramentas de OCR; Tipificação e FaceMatch a plataforma também foi planejada para oferecer o máximo de segurança e precisão aos clientes SantoDigital.

Com o Santo iD, seu time será capaz de confirmar a identidade, classificar, reconhecer e extrair textos de documentos com velocidade e precisão, tornando o onboarding e demais ações da sua empresa ainda mais produtivos.

Resumindo, um único produto com várias soluções inovadoras. E o principal: o Santo iD não exige nenhum tipo de customização ou adaptação de ambiente. Seu layout é simplificado e os algoritmos se encarregam do reconhecimento prévio de documentos específicos.

Por fim, mas não menos importante, no Santo iD as empresas têm a vantagem de pagar apenas pelas soluções que consomem, e contar com o apoio da segurança e escalabilidade do Google Cloud Platform.

Com o aumento da presença de usuários no meio digital e, consequentemente, a expansão da oferta de produtos e serviços nesse ambiente, há também uma maior exposição aos crimes cibernéticos. Isso torna o preparo antifraude uma condição obrigatória para as empresas.

Que tal fortalecer as soluções antifraude do seu negócio com o que há de melhor no mercado? Conheça o Santo iD e embarque o quanto antes na sua jornada de transformação!

Resumindo

O que são soluções antifraude?

Soluções antifraude são sistemas de segurança empresarial que visam proteger contra ataques maliciosos e prevenir danos, como roubo de dados e transações falsas. Podem incluir tecnologias para validar documentos, pagamentos e triagem. Essas medidas não só protegem a empresa, mas também beneficiam clientes e parceiros.

Quais os benefícios de soluções antifraude para o onboarding digital?

Os benefícios das soluções antifraude no onboarding digital incluem:

  • Segurança robusta contra vazamento de dados e fraudes online, protegendo a empresa e os clientes.
  • Melhoria da experiência do cliente com processos ágeis e proteção de informações pessoais.
  • Redução de custos financeiros ao prevenir fraudes imediatas e prolongadas, salvaguardando a imagem da empresa e sua propriedade intelectual.

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