Ir para o site
  • Uncategorized

Como prevenir fraudes no varejo? Veja 7 dicas!

  • Por: SantoDigital
  • maio 17, 2024
  • 7 minutos
Analista vendo meios de proteger de Fraudes no varejo

Segurança é um aspecto fundamental à manutenção de todo e qualquer empreendimento. Líderes, colaboradores e finanças, por exemplo, precisam de proteção para fazê-lo permanecer saudável. Porém, diversas empresas estão vulneráveis neste exato momento a um inimigo em comum: fraude no varejo.

Em 2022, houve um aumento de 36% nas tentativas de fraude no varejo, segundo o Relatório de Varejo de 2023, elaborado pela plataforma de pagamentos Adyen em parceria com as consultorias globais Opinium Research e Censuswide. Esse crescimento é o segundo maior risco enfrentado pelo setor, sendo superado apenas pela diminuição do poder de compra dos consumidores.

O principal motivo? A transformação digital. Por mais que ofereça uma série de facilidades, o on-line deu mais ferramentas para criminosos agirem. Além disso, muitas empresas têm um processo de segurança falho, tanto nas plataformas digitais quanto em estabelecimentos físicos. Tudo isso é um prato cheio para golpistas.

O pior: seu negócio pode ser a próxima vítima dos criminosos. Todos os dias, eles procuram empresas que ainda estão despreparadas contra esse tipo de ataque. Sobretudo, para lesá-las financeiramente.

Nem é preciso dizer o quanto isso é prejudicial para um negócio, não é? Além de perder recursos essenciais, a marca pode ter sua imagem afetada na percepção de clientes e mercado. Portanto, você precisa entender o quanto antes como lidar com fraudes no varejo.

Logo abaixo, vamos explicar quais são os principais golpes que estão sendo aplicados. Assim como dar dicas sobre prevenção de fraudes, ajudando-o a proteger seu empreendimento dessa ameaça. Confira!

Principais tipos de fraudes no varejo

A lista de fraudes no varejo que acontecem recorrentemente é imensa. Afinal, os criminosos sempre tentam mudar uma coisa ou outra para surpreender suas vítimas. Ainda assim, existem formas que podem ser classificadas como as principais do segmento, incluindo:

Roubo de identidade

Roubo de identidade é o tipo de fraude no varejo em que o criminoso adquire informações pessoais da vítima para cometer vários atos ilícitos com seu nome, a exemplo de:

  • abertura de contas em bancos;
  • emissão de cartões;
  • solicitação de empréstimo.

Para empresas, isso pode ser bastante prejudicial. Uma vez que, ao perceber que ações fraudulentas foram feitas com seu nome, a vítima pode solicitar o reembolso de tudo o que o criminoso adquiriu.

Em outras palavras, lidar com o roubo de identidade também é papel do empreendimento. Sendo necessário contar com processos de segurança mais eficientes para fazê-lo.

Fraudes de cartão de crédito

Golpes com cartões de crédito estão entre os principais tipos de fraudes no varejo. Os criminosos clonam o meio de pagamento da vítima, usando dados que, de alguma forma, coletaram para, posteriormente, comprar diversos produtos ou serviços.

A fatura, porém, vai para o nome da vítima que, por sua vez, entra em contato com o banco e empresas que os itens foram adquiridos pelos bandidos. Da mesma forma que no roubo de identidade, o negócio pode ter que arcar com o prejuízo da vítima. Tudo porque ainda tem um sistema de segurança falho contra esse tipo de problema.

Clonagem de páginas

A clonagem de páginas é outro tipo de fraude mais aplicado no varejo, tendo atingido 35% dos varejistas de acordo com o Relatório Varejo 2023. Funciona assim: o criminoso abre um site fraudulento da empresa vítima do golpe e oferece os produtos ou serviços dela por um preço mais baixo que o original.

O golpe mais frequentemente aplicado contra os comerciantes consiste na replicação dos sites das empresas para enganar os clientes. Mais de um terço dos varejistas, correspondendo a 35% deles, relataram terem sido alvo desse tipo de ataque.

Por ver ótimos produtos com uma oferta imperdível, o público do negócio compra imediatamente. Como se tratava de uma página fraudulenta, porém, só o golpista sai feliz dessa história, ficando com todo o dinheiro e lesando os consumidores. Contudo, o principal prejuízo fica por parte da empresa que terá que reembolsar tais vítimas.

Chargeback

Chargeback é o tipo de fraudes no varejo que golpistas usam a possibilidade de estorno de compra de forma mal-intencionada. Passando-se como cliente do varejo, os criminosos compram determinado item da empresa e solicitam o cancelamento por meio do banco detentor do cartão de crédito utilizado na transação.

Por conta disso, o negócio faz o estorno do valor para o fraudador. Mas, o produto em questão já está sendo enviado para o endereço de destino. De modo que, os bandidos recebem o item e permanecem com o valor que usou para comprá-lo.

Roubo de dados

Também existem tipos de fraudes no varejo que os criminosos buscam lesar diretamente os empreendimentos. Ou seja, sem usar a relação entre cliente e comerciante. De forma geral, isso acontece por meio do roubo de dados.

Com o uso das plataformas digitais, tecnologias e técnicas de phishing, por exemplo, os criminosos tentam roubar informações valiosas das empresas. Para assim, obter quantias exorbitantes.

Para você ter uma ideia, muitos dos golpistas estudam a empresa vista como vulnerável. Em seguida, elaboram um plano de ação estratégico e preciso para atingir o negócio.

Phishing

Phishing é um tipo de crime cibernético que envolve a manipulação dos usuários por hackers para que revelem informações pessoais e confidenciais. Geralmente, os golpistas enviam mensagens fraudulentas, aparentando ser de fontes confiáveis, como instituições financeiras ou empresas legítimas.

Essas mensagens normalmente envolvem a promessa de ofertas irresistíveis ou alertas falsos sobre problemas em contas, indicando links ou anexos maliciosos que levam o usuário a sites falsos, projetados para roubar informações.

Esquemas de triangulação

O esquema de triangulação é uma estratégia fraudulenta em que os golpistas criam sites falsos oferecendo produtos populares a preços abaixo do mercado. Com isso, eles atraem usuários em busca de bons negócios e os levam a fornecer informações pessoais e financeiras ao efetuar uma compra.

Assim que obtêm essas informações, os fraudadores as utilizam para realizar compras em sites legítimos. Os produtos adquiridos podem ser revendidos, permitindo que os golpistas obtenham lucro com os dados roubados.

Esse esquema resulta em prejuízos financeiros para as vítimas, além de comprometer sua segurança e privacidade online.

7 dicas para evitar que sua empresa caia em golpes

Dito isso, é hora de você entender como pode evitar que sua empresa caia em qualquer um desses tipos de golpes. Fraudes no varejo podem custar caro, levando até mesmo à falência.

Por isso, separamos quatro dicas para te ajudar a lidar com esse sério problema, deixando seu empreendimento completamente protegido. Acompanhe!

1. Tenha uma política de segurança clara

Para prevenir fraudes no varejo é necessário estabelecer uma política de segurança clara e incorporá-la em todos os setores da empresa. Desde os líderes, até aos colaboradores.

O objetivo é montar uma barreira contra esse tipo de ataque, não é? Então, você precisa deixar sua equipe completamente alinhada em uma única direção, não dando nenhuma abertura para criminosos tirarem proveito.

Isso quer dizer que todos que trabalham no negócio devem ser adequadamente instruídos. Seja sobre como funcionam os tipos de fraudes no varejo, seja em relação a quais condutas são mais apropriadas em diferentes situações.

2. Mantenha a base de dados da empresa atualizada

A base de dados de uma empresa é onde estão salvos diversos arquivos valiosíssimos, relacionados a clientes, pagamentos, serviços, endereços, dentre outros.

Manter essas informações sempre atualizadas é fundamental para otimizar o processo de vendas do negócio. Assim como para deixá-lo seguro quanto a eventuais ações fraudulentas.

Quando a base de dados está organizada, é possível lidar melhor com tentativas de golpes. Os colaboradores podem consultar a veracidade das informações passadas de forma prática, impedindo que consumidores e, por conseguinte, a empresa sejam lesados financeiramente.

3. Use plataformas de pagamento confiáveis

No e-commerce, o risco de fraudes no varejo tem se mostrado cada vez maior. Por isso, usar plataformas de pagamento confiáveis é uma ótima forma de proteger sua empresa dos criminosos.

Elas vão proteger o negócio essencialmente no momento das transações de itens adquiridos pelos clientes, não permitindo que nenhum dado seja vazado. Sendo algumas opções:

  • Pagseguro;
  • Paypal;
  • Pagar.me.

Essas plataformas têm um excelente sistema anti-fraude. Assim como uma ligação direta com os principais bancos do país para verificar a autenticidade dos dados fornecidos pelos compradores. Nesse sentido, vale a pena usá-las.

4. Invista em soluções tecnológicas

Sem dúvidas, investir em soluções tecnológicas é a forma mais efetiva para prevenir fraudes no varejo. Você pode, por exemplo, adquirir um software de Inteligência Artificial e Machine Learning para validação de documentos.

Além disso, sistemas de reconhecimento facial podem ser fundamentais para neutralizar ações fraudulentas. Sobretudo, em casos de roubo de identidade, nos quais os criminosos usam dados pessoais da pessoa com intuito de efetuar compras de produtos ou serviços.

Sem contar que existem ótimas soluções de monitoramento que podem ajudar a empresa identificar possíveis tentativas de golpe. É comum, por exemplo, que o negócio tenha PDVs espalhados em diferentes localidades.

Desse modo, o trabalho para lidar com fraudes fica um pouco mais complicado para a equipe. No entanto, um software de monitoramento simplifica consideravelmente esse gerenciamento.

5. Realize o onboarding digital

Realizar o onboarding digital permite iniciar a relação com novos clientes de forma segura a partir da verificação da identidade dos clientes e validação de informações importantes, como dados pessoais e financeiros. Com isso, é possível reduzir os riscos de fraudes desde o início do relacionamento

Com o crescente volume de dados nas empresas, é necessário contar com processos e ferramentas, como o Santo iD, que garantam a segurança e a confiabilidade do onboarding, permitindo uma identificação mais rápida e eficaz de possíveis fraudes.

6. Faça uma gestão de compliance

A gestão de compliance envolve o estabelecimento de políticas e procedimentos que garantam a conformidade com as regulamentações e padrões do setor. Ao unificar todos os aspectos da operação sob as mesmas diretrizes de conformidade, as empresas podem reduzir os riscos legais e regulatórios, além de fortalecer sua reputação no mercado.

Além disso, sob a gestão de compliance, estruturam-se processos como onboarding digital, background check e monitoramento contínuo, garantindo uma abordagem completa e eficaz na prevenção de fraudes.

7. Efetue o monitoramento contínuo

Muitas empresas negligenciam a importância do monitoramento contínuo, limitando-se a investigações pontuais. No entanto, para garantir a eficácia das etapas anteriores, é preciso realizar um acompanhamento constante.

Pois, ao monitorar constantemente as transações e comportamentos dos clientes, as empresas podem detectar padrões suspeitos e agir rapidamente para evitar possíveis fraudes.

Santo iD: proteja-se de fraudes no varejo com uma solução completa!

Agora que você entendeu os tipos mais comuns de fraudes no varejo e o caminho para evitá-las, deve começar quanto antes a promover ações que vão tornar o processo de segurança da sua empresa mais eficiente.

Como vimos, os golpes no varejo estão em alta, prejudicando a saúde financeira e imagem de diversas marcas. A vítima favorita dos criminosos são empreendimentos despreparados contra esse tipo de situação.

Nesse sentido, para proteger sua empresa dos criminosos, você tem que conhecer o Santo iD. Trata-se de um produto mais que completo, que garante eficiência, segurança e agilidade na validação de identidade, ajudando na prevenção de fraudes no varejo.

É uma ferramenta que trabalha por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning. Ela otimiza processos de segurança de forma única, com um alto nível tecnológico a favor do seu negócio.

Então, se você não quer que sua empresa entre na lista gigante de negócios vítimas de golpes recentemente, precisa agir agora. A segurança eficiente que sua empresa necessita está a um clique de você, saiba como proteger seu negócio com o Santo iD!

Resumindo

Quais os tipos de fraudes mais comuns?

Os tipos de fraudes mais comuns no varejo incluem:

  • roubo de identidade e dados;
  • fraudes de cartão de crédito;
  • clonagem de páginas;
  • chargeback;
  • phishing;
  • esquemas de triangulação.
Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.