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7 motivos para migrar para telefonia em nuvem na sua empresa

  • Por: SantoDigital
  • maio 13, 2024
  • 5 minutos
Analista usando a telefonia em nuvem

A telefonia em nuvem é uma tecnologia na qual os dados e as informações são armazenadas em servidores externos e acessados via internet. Isso torna o sistema de chamadas totalmente conectado, oferecendo mais praticidade e melhor custo-benefício, quando comparado ao modelo tradicional.

Existem várias formas de implementar esse sistema. A mais eficiente é com a ajuda do Google Voice, uma solução de telefonia em nuvem que gerencia todas as comunicações em uma plataforma única.

Agora, talvez você esteja se perguntando: o que é e quais são os benefícios do cloud computing na telefonia? Como o Google Voice facilita esse processo? Neste post, vamos responder essas e outras perguntas. Continue lendo!

O que é telefonia em nuvem?

A telefonia em nuvem é um sistema de chamadas integrado, em que toda a estrutura é disponibilizada em servidores externos. Por isso, é usada a tecnologia Voice Over Protocol Internet (VoIP), dispensando o uso de outras estruturas, como o PABX. Assim, é reduzida a necessidade de hardwares e fios, além de garantir qualidade e eficiência.

Dessa forma, toda a comunicação empresarial é aprimorada e se torna escalável. Ou seja, conforme o negócio cresce, ela pode ser adaptada com facilidade, justamente devido à telefonia VoIP.

Como a telefonia em nuvem funciona?

Como mencionado, a telefonia em nuvem funciona a partir de uma central hospedada em servidores externos. Ela gerencia as chamadas, recebe as ligações e faz sua distribuição entre os ramais, que são conectados entre si, mesmo estando em lugares físicos distantes. Isso é possível graças à tecnologia VoIP, que transforma os sinais analógicos em digitais.

Dessa forma, os sinais podem ser enviados de um telefone ou smartphone para computadores. Além disso, o sistema telefônico é administrado por meio de um painel online. Ele traz controle sobre números de telefone, adição de usuários, desempenho dos colaboradores, encaminhamento de ligações, etc.

Um detalhe relevante é que os equipamentos físicos podem ser eliminados, já que a comunicação pode ser feita a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso faz a migração para o sistema telefônico em nuvem ser simples e prático.

No caso do Google Voice, o número Voice é vinculado a vários dispositivos e telefones para o sinal analógico ser transformado em digital. Portanto, assim que a chamada é feita ou recebida, ela passa pelo provedor do ramal SIP para que o serviço de telefonia IP seja conectado à rede pública.

Em seguida, a ligação passa pelo Session Border Control (SBC) e volta ao ramal SIP, sendo direcionado ao Google Workspace. Assim, você recebe a ligação pelo Google Voice.

7 motivos para migrar para telefonia em nuvem

1. Você consegue reduzir custos

A infraestrutura de telefonia na nuvem permite que você dispense o uso de aparelhos fixos, tornando a equipe de TI mais eficiente e estratégica. Isso porque deixa de ser necessário dedicar profissionais para realizar a manutenção de servidores físicos.

Ainda, é importante destacar que toda a configuração é feita de forma virtual. Dessa forma, o custo-benefício da implementação é melhor, sem contar que não existem taxas ou valores adicionais nas chamadas de longa distância.

2. Os planos de telefonia em nuvem são personalizados e escaláveis

Cada empresa tem uma realidade e demanda. Na telefonia em nuvem, os planos são personalizados e altamente escaláveis. Isso reduz custos e também permite superar os desafios. Por exemplo, em um call center com Google Voice, é possível ampliar a quantidade de chamadas e ramais com rapidez para não haver prejuízos aos clientes.

Da mesma forma, a quantidade de linhas pode ser diminuída com facilidade, caso seja uma necessidade. Esse processo é feito sem mexer na estrutura e mantendo o mesmo número VoIP.

3. A qualidade da chamada é superior

Em relação aos sistemas analógicos, a telefonia em nuvem garante uma qualidade de chamada bastante superior. Isso contribui para o bom atendimento, já que melhora a compreensão entre operadores e clientes.

Ao mesmo tempo, a quantidade de canais de atendimento disponíveis para o consumidor e sua integração aumenta a chance de retenção e fidelização dos clientes.

4. A instalação e a integração são fáceis

O sistema de telefonia em nuvem é fácil de implementar. Como não exige uma estrutura física, nem chega a impactar a rotina empresarial. Afinal, equipamentos e fios são dispensáveis.

Tudo o que o prestador do serviço faz é instalar o software — que pode ser o Google Voice — e garantir seu funcionamento. Outro benefício é o fato da integração ser permitida com vários sistemas e tecnologias, como bancos de dados, CRM e todas as soluções do Google Workspace.

Isso otimiza o trabalho e diminui o tempo dedicado a tarefas repetitivas. Ou seja, toda a equipe tem uma atuação mais estratégica.

5. A confiabilidade e a segurança são melhores

Com a computação em nuvem, os dados são armazenados em vários data centers. Isso traz mais segurança e confiabilidade, especialmente se você contrata um serviço reconhecido pela qualidade.

No caso do Google, você tem acesso a uma tecnologia de ponta com redundância na distribuição de sinal. Além disso, todas as ações realizadas na telefonia em nuvem são rastreáveis.

6. O uso das funcionalidades é bastante simples

Com a tecnologia VoIP, várias funcionalidades podem ser implementadas com facilidade. Por exemplo, gravação de chamadas, fila de ligações, transferências de ramais, etc.

Você também consegue ter um relatório de chamadas recebidas, URA personalizada e outros recursos que podem ser configurados e gerenciados pela sua equipe.

7. A produtividade da equipe aumenta

O uso da telefonia em nuvem gera o aumento da produtividade da equipe, já que o acesso ao sistema é feito a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Assim, o contato com clientes e fornecedores pode ser realizado de qualquer local.

Da mesma forma, a atuação dos colaboradores pode ser no escritório, em casa ou qualquer outro local. Por isso, a tecnologia facilita o processo de implementação do home office.

Como migrar para a telefonia em nuvem?

Para migrar para a telefonia em nuvem, você precisa contratar um provedor especializado e uma solução eficiente. Assim, é possível definir as estratégias e realizar o processo da forma certa. Nesse sentido, as melhores opções são o Google Voice e a SantoDigital.

O Google Voice está inserindo no Google Workspace e tem várias funcionalidades úteis. Por exemplo, autoatendimento, encaminhamento e bloqueio de chamadas, integração ao Gmail e Google Contacts, entre outros.

Você pode entender mais sobre a telefonia em nuvem com Google Voice assistindo a este episódio do SantoBreakcast:

Já a SantoDigital tem a experiência de ter migrado mais de 500 mil licenças de Google Workspace e entregado mais de 200 projetos de Google Cloud Platform. Em mais de 10 anos, atendemos cerca de 2 mil empresas, realizando todo o processo de migração e treinamento dos seus colaboradores.

Dessa forma, você consegue desenvolver equipes de alta performance com a ajuda da telefonia em nuvem. Afinal, o Google Voice pode melhorar os processos da sua empresa e trazer ainda mais eficiência.

Então, quer entender melhor como sua empresa pode melhorar com a telefonia em nuvem? Conheça o Google Voice e as soluções em cloud computing da SantoDigital.

 Resumindo

Como funciona o telefone em nuvem?

O telefone em nuvem funciona com uma central hospedada em servidores externos. Ela gerencia as chamadas, recebe as ligações e faz sua distribuição entre os ramais, que são conectados entre si, mesmo estando em lugares físicos distantes. Isso é possível graças à tecnologia VoIP, que transforma os sinais analógicos em digitais.

O que é o sistema VoIP?

O sistema VoIP é uma telefonia em nuvem que transforma os sinais analógicos em digitais. Dessa forma, é possível fazer chamadas de voz a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet e ter acesso a várias outras funcionalidades.

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