4 dicas para aumentar a produtividade no escritório

Home Outros
4 dicas para aumentar a produtividade no escritório

4 dicas para aumentar a produtividade no escritório

Manter o aumento da produtividade no ambiente de trabalho tem sido uma tarefa desafiadora para os gerentes e gestores de recursos humanos. As gerações mais novas e, até mesmo as mais antigas, não conseguem se adaptar ao modelo tradicional de trabalho. A constante interatividade e novidade dos ambientes digitais estão minando a capacidade produtiva dos trabalhadores e encontrar uma forma de lidar com isso tem sido um desafio.

Quais os principais erros que interferem no aumento da produtividade? Confira!

1. O uso excessivo de smartphones

O uso de smartphones tem diminuído, em muito, a produtividade na área de trabalho. Os indivíduos têm tido bastante dificuldade de se desconectarem para se concentrarem em suas tarefas.

Apesar de aumentarem a praticidade da comunicação em um ambiente de trabalho, a constante conectividade têm sido extremamente prejudicial. De acordo com um estudo feito pelo OfficeTime.net, 10% dos empregados entrevistados dizem que perdem cerca de uma a duas horas de produtividade no trabalho por causa do uso de celulares.

Na maior parte do tempo, eles estão fazendo tarefas pouco produtivas, como conversando ou mandando mensagens de texto pessoais. Leia também nossas dicas de como melhorar a comunicação interna da sua empresa.

2. Redes sociais

Todo gerente ou chefe sabe da perda de produtividade causada pelas redes sociais. Os funcionários não são capazes de se manterem desconectados!

Muitas empresas têm de bloquear esses sites para mantê-los offline, pois a questão parece fugir do controle dos próprios funcionários, aproximando-se de um vício. Websites como Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram representam cerca de 11% do tempo perdido dos funcionários, atingindo certa de duas horas perdidas por dia em uma jornada de trabalho. Veja também dez extensões do Chrome para aumentar a produtividade!

3. Tempo gasto no trânsito da casa para o trabalho

Infelizmente, esse é um ponto que foge do controle do empregador, porém afeta bastante a produtividade. Em grandes cidades, o tempo gasto no translado da casa pra o trabalho pode ultrapassar duas horas.

Além de tempo perdido para o seu pessoal, representa um estresse grande, o que certamente aumenta as chances de que os funcionários se dispersem. Para aumentar a produtividade, muitas empresas têm apostado na delegação de tarefas no ambiente doméstico e os resultados para o aumento da produtividade foram fantásticos! Confira 5 ferramentas de gestão que vão ajudar no desempenho da sua empresa.

4. Conversas paralelas ao trabalho

Esse é outro problema que atinge, praticamente, todas as empresas. Os funcionários perdem muito tempo interagindo um com o outro, em vez de se concentrarem na tarefa.

Muitas empresas, para solucionarem o problema, adotam regras. No entanto, a resposta parece estar no outro oposto.

Não podemos nos esquecer de que nós somos uma espécie social. Por isso, várias empresas, como o Facebook e a Google, estão investindo na criação de espaços lúdicos e interativos para os funcionários. Assim, eles se estressam menos e produzem mais.

Interações

Incrivelmente, um nível menor de estresse leva a interações mais rápidas, porém, de qualidade mais elevada. Dessa forma, o problema das conversas paralelas durante o trabalho foi reduzido.

Essas são somente algumas das distrações, pois elas são inúmeras! Atualmente, a tarefa de um gerente deve ser focada em soluções originais e criativas, pois o modelo de enrijecimento das regras se mostrou falho. Por isso, busque uma forma de melhorar a qualidade das interações, tanto virtuais quanto presenciais, no ambiente de trabalho, em vez de eliminá-las.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: