Segurança na nuvem: veja 3 mitos e verdades sobre cloud security

Home Segurança
Segurança na nuvem: veja 3 mitos e verdades sobre cloud security

Segurança na nuvem: veja 3 mitos e verdades sobre cloud security

A Cloud Computing chegou para facilitar a transformação digital. Ela permite reduzir investimentos em infraestrutura, diminuir a quantidade de especialistas em TI dentro da organização e flexibilizar o crescimento. No entanto, surgiram com ela diversos mitos e verdades sobre segurança na nuvem.

Durante décadas as empresas tiveram seus arquivos físicos, visivelmente sob controle. Como confiar de repente em um tipo de armazenamento que abriga sistemas e informações de forma remota?

Mas hoje nós vamos desvendar alguns desses mitos e mostrar qual é a verdade sobre a segurança na nuvem. Confira!

3 mitos e verdades sobre segurança na nuvem que você precisa desvendar

Dados na nuvem não estão seguros

Na verdade, o que acontece é o inverso: os dados de uma empresa correm grandes riscos quando são armazenados em equipamentos físicos, mantidos na própria empresa. Eles estão sujeitos a invasões, a perdas por falha no hardware ou danos por desastres.

segurança dos dados mantidos na nuvem é uma prioridade para os provedores que vivem desse negócio. Portanto, eles adotam soluções como criptografia avançada e firewall para detectar invasores e preservar tudo o que está hospedado ali.

Além disso, eles contam com equipes especializadas e mantêm um backup de todos os arquivos, sistemas e informações que sua empresa lança na nuvem. Diferentes de muitas empresas, que não têm uma rotina de backup eficiente.

Migração de dados entre diferentes plataformas na nuvem são inseguras

A verdade é que, quando uma empresa decide migrar para outro sistema na nuvem, isso não acarreta nenhum risco. É plenamente possível exportar todos os dados no momento em que a empresa determinar e para a plataforma que ela desejar.

O que pode acontecer é uma certa incompatibilidade entre as ferramentas. Porém, a empresa contratada já prevê essa situação e faz a adaptação facilmente para garantir que o cliente tenha acesso a todos os dados e recursos de maneira eficiente.

Dados em uma nuvem pública estão inseguros

Essa preocupação surgiu pelo fato de a nuvem pública funcionar como uma rede compartilhada por milhares de empresas em todo o mundo. Os equipamentos, infraestrutura e aplicações são fornecidos por gigantes da tecnologia, e utilizados via internet pelas organizações.

Porém, isso não significa que esses dados estão inseguros. A nuvem contém dispositivos que evitam ataques e promovem uma espécie de isolamento entre os dados de uma empresa ou usuário final e outros clientes do mesmo serviço.

Além disso, lembre-se de que a segurança da nuvem é um interesse também das grandes organizações. Por isso, elas têm desenvolvido novas ferramentas para proteger os dados dos usuários.

Um exemplo é o Google, que disponibilizou recentemente o Google Cloud Security Scanner, que identifica e aponta vulnerabilidades em aplicações web

Dessa forma, os desenvolvedores têm a chance de verificar periodicamente suas aplicações, detectar potenciais vulnerabilidades e corrigi-las antes que sejam exploradas por eventuais usuários mal-intencionados.

Benefícios para a segurança que a nuvem pode oferecer às empresas

Diferentemente da maioria das empresas, que veem o TI como um suporte às suas operações, os provedores de Cloud Computing têm nessa área o seu core business. Por isso, eles podem oferecer recursos — inclusive relacionados à segurança — que uma equipe interna dificilmente desenvolveria. Conheça algumas dessas vantagens:

  • utilização das práticas reconhecidas e recomendadas pelo mercado por sua eficiência, garantidas por meio de certificações e requisitos de conformidade;
  • proteção de dados por criptografia;
  • controle de acesso e identidade;
  • realização frequente de testes de segurança;
  • planos de recuperação bem elaborados;
  • eliminação dos riscos relacionados a danos no equipamento ou falhas mecânicas;
  • atualização permanente das ferramentas de proteção.

Como você pode ver, recorrer à Cloud Computing significa contar com especialistas em tecnologia da informação, utilizar ferramentas de segurança atualizadas e ainda ter a certeza de que seus dados serão armazenados e preservados de acordo com as melhores práticas do mercado.

Entendeu quais são os principais mitos e verdades sobre segurança na nuvem? Quer saber mais sobre o assunto? Podemos contar a você como funciona a segurança no data center. Quer saber como ela é feita? Então continue em nosso blog e confira!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: