- 4 minutos
- set 18, 2024
A segurança da informação é algo indispensável para qualquer empresa que utiliza a tecnologia em seu dia a dia.
Prevenir desastres como perda de dados importantes ou até mesmo sofrer algum tipo de invasão de hackers é uma grande preocupação para os gestores. Por isso, a segurança no data center de uma empresa precisa ser a mais otimizada possível.
Nesse post, falaremos sobre essa segurança de dados, tanto no que se refere aos equipamentos físicos quanto aos dados que eles armazenam. Acompanhe!
Resumidamente, um data center é uma instalação física onde as empresas hospedam seus computadores, sua rede, faz o armazenamento de dados e também outros equipamentos de tecnologia que oferecem suporte às operações do negócio.
Em outras palavras, é um local com computadores que guardam ou manipulam aplicativos, serviços e dados importantes para os negócios.
Como falamos na definição, o data center hospeda todas as informações, aplicativos e serviços que as empresas usam no seu dia a dia para manter o negócio funcionando.
Por isso, garantir a segurança no data center é fundamental para prevenir a empresa contra violação dos dados e roubo de informações confidenciais, que pode ser tanto dos funcionários e do próprio negócio, quanto de clientes.
Certamente um problema desse porte iria prejudicar demais a reputação da empresa, que corre o risco até mesmo de nunca conseguir se recuperar no mercado em que atua.
Da mesma forma que a tecnologia avança, as ameaças à segurança também evoluem, e por isso, existe uma necessidade cada vez maior de aumentar a segurança no data center.
Um data center é composto de vários servidores trabalhando juntos. É através dessas máquinas que se processa tudo o que se faz digitalmente no seu sistema.
Na Google, por exemplo, esses servidores são construídos pela própria empresa, com especificações de hardware sob medida.
O sistema operacional Linux, em algumas de suas distribuições, costuma ser bastante utilizado em data centers, pelo seu maior potencial para customizações e porque provê mais segurança, sendo o sistema mais imune a ameaças virtuais. Além disso, ele é menos visado pelos hackers.
Como estamos falando de um local físico que armazena os dados essenciais para a empresa, é preciso proteger o data center tanto de forma física quanto virtual.
Além do local propriamente dito, é de suma importância que as empresas se preocupem com a segurança do sistema de rede, visto que vírus e outras ameaças podem atingir um data center através da rede.
Não se cogitam visitas públicas às instalações de um data center, até mesmo os funcionários do local devem ter restrições de acesso.
Por isso, em um prédio onde esteja instalado um data center, haverá câmeras, cercas de proteção e portões guardados por seguranças para proteger o perímetro. Tudo isso é feito para uma monitoração efetiva do local, 24 horas.
O controle do acesso interno também é feito com rigor, havendo registro de toda a movimentação.
Apenas o pessoal autorizado, munido de cartões especiais (com mecanismo que impede a clonagem) poderá adentrar em repartições específicas do prédio. Alguns sistemas de segurança mais sofisticados contam com dispositivos de verificação da íris dos funcionários.
Leitores biométricos também são bem comuns nessas instalações. Outros recursos utilizados são os sensores de presença e códigos individuais que dão acesso a repartições específicas apenas a seus respectivos encarregados.
Em serviços com completa infraestrutura como os da Google, é comum que os dados sejam mantidos em redundância, com backups constantes na nuvem pública — ou seja, em outros data centers espalhados pelo globo. Isso confere total segurança à integridade dos arquivos armazenados.
Também se utilizam discos rígidos para o armazenamento, e neles ficam os dados de todos os usuários do serviço ou da plataforma.
Por isso, com os HD’s o cuidado é redobrado, levando-se em conta que os dados dos clientes demandam ainda mais cuidados. A medida de segurança para esses discos é armazená-los em vários locais.
Além disso, é aplicada uma criptografia e uma codificação impossível de ser quebrada por humanos. Caso haja falha em algum disco, são feitos todos os testes e, verificando a irreversibilidade do dano, ele é totalmente destruído, isso para que se tenha certeza do não vazamento de nenhum dado dos usuários. Por meio dos sistemas de backup, nenhuma informação será perdida.
Através de geradores, os data centers ficam sempre ligados, ainda que haja uma eventual queda de energia. Não apenas um ponto, mas várias conexões à internet são também mantidas para assegurar os backups na nuvem.
Restou alguma dúvida sobre a elaboração do sistema de segurança no data center?
Certamente, para garantir a segurança do seu data center, é fundamental ter uma boa infraestrutura, e aqui na SantoDigital, somos experts nos processos de segurança no ambiente de TI.
Quer saber como podemos te ajudar? Clique aqui e fale hoje mesmo com a SantoDigital