- 5 minutos
- out 4, 2024
A evolução da tecnologia fez com que o departamento de TI esteja presente em todas as empresas, independente do ramo ou da atuação no mercado.
O problema, no entanto, é que em muitas companhias a distância entre esse setor e o restante da empresa pode deixar a impressão de que ele seja improdutivo, recebendo apenas demandas relacionadas a falhas de infraestrutura ou de software.
Mas sabia que, muitas vezes, o maior obstáculo para um desempenho satisfatório é a falta de alinhamento da TI com as demais áreas? Confira, neste artigo, como otimizar essa questão na sua empresa!
Apesar das inovações tecnológicas estarem cada vez mais presentes na rotina empresarial, as lideranças responsáveis por essa área ainda encontram dificuldades em garantir o máximo aproveitamento dos softwares e ferramentas. Isso acontece principalmente pelos obstáculos em alinhar o TI com os demais setores da empresa.
A grande questão é: não adianta investir nos recursos mais modernos, se nem todas as equipes estão preparadas para usufruir dessa infraestrutura. Assim, os problemas e falhas se tornam mais frequentes, a produtividade diminui e a empresa não consegue otimizar resultados. Por isso é tão importante cuidar desse alinhamento.
Para aderir à transformação digital e ser bem-sucedido nessa tarefa, é preciso adequar a cultura da organização, garantir que todos os setores estejam bem informados sobre o tema e as configurações que a empresa disponibiliza.
A ideia é que se os seus times caminham juntos, independentemente da motivação para qual utilizam cada tecnologia, as chances de otimizar os desempenhos individuais e coletivos são muito maiores. O trabalho flui com agilidade e eficiência.
Alcançar o alinhamento da TI com os outros setores do negócio está longe de ser uma tarefa simples. A estratégia requer, acima de tudo, planejamento e uma mudança na cultura da empresa.
Mas, valendo-se de algumas ações específicas, é possível facilitar esse encontro entre departamentos. Veja, a seguir, as principais delas.
Não importa o tamanho ou o ramo de atuação de um negócio, todos eles têm um objetivo em comum – aprimorar a experiência do cliente. Dessa forma, é difícil imaginar que elas sejam bem-sucedidas nesse desafio sem um processo de integração entre suas equipes.
Isso permitirá que os departamentos explorem melhor o fluxo de informações e funcionalidades técnicas para impactar o seu público. E assim também deve ocorrer com a estrutura de TI. Cada setor deve contar com ferramentas que atendam suas demandas de atividades, porém eles precisam usar um único idioma para que a empresa consiga manter um padrão de qualidade.
Por exemplo, o departamento de TI precisa compreender a realidade do serviço de atendimento ao cliente para fornecer o melhor conjunto de tecnologias para este trabalho. O setor de marketing depende do feedback das vendas para montar uma estratégia de comunicação certeira.
Como tudo está intimamente ligado ao uso de tecnologia e automatização de processos, a integração é uma medida que se impõe. Não há como otimizar desempenho e satisfação do cliente sem alinhar o TI.
Apesar de toda a tecnologia disponível no mercado, um dos maiores problemas das empresas, hoje em dia, é a falta de comunicação. Nesse cenário, os gestores precisam ter em mente que investir nessa área contribui para que os colaboradores estejam sempre por dentro dos objetivos e decisões importantes da organização. E isso reflete em melhores desempenhos.
Sabe aquela reunião que poderia ser resolvida por email ou um simples telefonema? Pois bem, a ineficiência na comunicação acaba se tornando uma grande vilã a longo prazo, causando não apenas perda de tempo como também aumentando os riscos de prejuízos.
É por isso que é tão importante dar atenção a como o TI se comunica com os outros setores e como atende aos funcionários de forma geral, tanto formalmente quanto casualmente. Além da cordialidade e uso de uma linguagem padrão, a empresa deve investir em canais eficientes.
Com as soluções certas, a comunicação empresarial será um ponto de fortalecimento para o alcance de uma atuação muito mais organizada e produtiva.
Essa regra não é exclusividade do TI: o mesmo vale para os outros setores da empresa. Quanto melhor for a comunicação e o relacionamento empresarial, mais chances de alinhar o TI com todos os outros departamentos da companhia.
Quando as empresas possuem um CIO, ou seja, um diretor de TI, ele representa o setor no nível executivo, mudando como todos o enxergam. Assim, ele ajuda a mostrar a realidade do setor, oferecendo-se para encontrar soluções inovadoras para a companhia, mensurando resultados de TI e dando mais voz à sua equipe.
Tudo isso ajuda a melhorar a visão de todos os setores sobre o TI, simplificando o entendimento de que o departamento é uma das equipes vitais para a empresa. Além disso, um CIO conseguirá inserir o TI na estratégia da companhia, para encontrar soluções tecnológicas que poderão auxiliar todos os outros departamentos na busca para alcançar resultados positivos.
Para que o alinhamento entre tecnologia e negócio esteja presente em todos os setores é preciso empenho e dedicação dos funcionários para conseguir fazer do TI uma ferramenta eficiente.
Podem ser feitas pesquisas ou reuniões com outras gerências da companhia a fim de levantar as demandas existentes e saber como o TI pode ajudar, buscando as melhores soluções para o dia a dia dos funcionários da empresa.
Dessa forma, o TI deixa de ser um setor que só resolve problemas, podendo fazer parte da elaboração de estratégias para melhorar o negócio da empresa.
Utilizando essas dicas na sua corporação, a tendência é que o alinhamento da TI gere muitas vantagens competitivas, como maximizar a eficiência das operações e reduzir custos. E a SantoDigital pode ajudar você nessa missão. A empresa é especializada na venda de apps da Google, sendo a maior revenda autorizada da América Latina.
O que a sua empresa tem feito para alinhar o TI com os outros setores? Aproveite para conhecer as soluções da SantoDigital e descobrir como levar seu negócio ao próximo patamar!