Como alinhar o TI com todos os setores da empresa

Home Outros
Como alinhar o TI com todos os setores da empresa

Como alinhar o TI com todos os setores da empresa

A evolução da tecnologia fez com que o TI esteja presente em todas as empresas, independente do ramo ou da atuação no mercado. Porém, existem diversas companhias onde o setor só recebe demandas que estão relacionados a problemas de infraestrutura ou de software. Talvez por isso, em muitos casos, o TI seja considerado improdutivo para a corporação.

Você é um gerente, influenciador e tomador de decisões da área de TI; ou dono de uma pequena/ média empresa? Acha importante diminuir essa distância entre o setor e o restante dos funcionários? Confira como alinhar o TI com todos os departamentos da sua empresa!

Dar importância à comunicação

Apesar de toda a tecnologia disponível para isso, um dos maiores problemas das empresas, hoje em dia, é a falta de comunicação. Existem muitos casos em que um simples telefonema resolveria problemas, que acabam se tornando graves a longo prazo!

É muito importante dar atenção a como o TI se comunica com os outros setores e como atende aos funcionários de forma geral, tanto formalmente quanto casualmente. É necessário que os membros do setor sejam cordiais.

Essa regra não é exclusividade do TI: o mesmo vale para os outros setores da empresa. Quanto melhor for a comunicação e o relacionamento empresarial, mais chances de alinhar o TI com todos os outros departamentos da companhia.

Possuir um CIO pode ajudar

Quando as empresas possuem um CIO, ou seja, um diretor de TI, ele representa o setor no nível executivo, mudando a forma como todos o enxergam. Assim, ele ajuda a mostrar a realidade do setor, oferecendo-se para encontrar soluções inovadoras para a companhia, mensurando resultados de TI e dando mais voz à sua equipe.

Tudo isso ajuda a melhorar a visão de todos os setores sobre o TI, simplificando o entendimento de que o departamento é uma das equipes vitais para a empresa. Além disso, um CIO será capaz de inserir o TI na estratégia da companhia, para encontrar soluções tecnológicas que poderão auxiliar todos os outros departamentos na busca para alcançar resultados positivos.

Alinhar o TI com todos os setores

Para que o alinhamento entre tecnologia e negócio esteja presente em todos os setores é preciso empenho e dedicação dos funcionários para conseguir fazer do TI uma ferramenta eficiente. Podem ser feitas pesquisas ou reuniões com outras gerências da companhia a fim de levantar as demandas existentes e saber como o TI pode ajudar, buscando as melhores soluções para o dia a dia dos funcionários da empresa.

Agindo assim, o TI deixa de ser um setor que só resolve problemas, podendo fazer parte da elaboração de estratégias para melhorar o negócio da empresa.

Quer alinhar o TI com todos os setores da sua empresa? A SantoDigital é uma empresa especializada na venda de apps da Google, sendo a maior revenda autorizada da América Latina.

Utilize as nossas dicas na sua corporação para deixar o setor de TI mais eficiente. Não se esqueça de deixar a sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: