O que são e para que servem as soluções de SRE e SRE-i — Engenharia de Confiabilidade de Sites e Infraestrutura

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O que são e para que servem as soluções de SRE e SRE-i — Engenharia de Confiabilidade de Sites e Infraestrutura
O que são e para que servem as soluções de SRE e SRE-i

O que são e para que servem as soluções de SRE e SRE-i — Engenharia de Confiabilidade de Sites e Infraestrutura

Com a transformação digital, as empresas utilizam softwares para potencializar e acelerar suas operações. As vantagens para o uso desses sistemas são inúmeras, porém, engana-se quem pensa que o trabalho termina quando uma plataforma é lançada.

Para continuarem entregando valor e colaborando para os resultados, os sistemas precisam ser aprimorados e gerenciados por especialistas, porém manter softwares estáveis e em pleno funcionamento nem sempre é uma tarefa fácil. 

Adotar serviços gerenciados em TI, têm se tornado uma prática comum em diversas empresas. A medida em que a tecnologia avança, os sistemas ficam mais complexos, capazes de automatizar tarefas manuais e lidar com operações profundas. 

Por isso, contar com profissionais especializados e gerenciar essa tecnologia de forma estratégica e efetiva com o apoio de parceiros especializados é fundamental.

Ao longo deste post, você vai entender de forma detalhada e simples o que é SRE e SRE-i, qual é a função e importância desses conceitos para a gestão de sistemas de TI e para as operações de qualquer empresa. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

O que é SRE e SRE-i?

Os termos SRE e SRE-i sginificam Site Reliability Engineering (em português, Engenharia de Confiabilidade de Sites) e Site Reliability Infrastructure (Infraestrutura de Confiabilidade de Sites). Elas são etapas que pertencem ao momento que vem depois que um software é desenvolvido, lançado e disponibilizado para uso.

Acontece que a arquitetura e o desenvolvimento dos sistemas é apenas uma parte do trabalho. Uma vez implantado, é preciso acompanhar o desempenho da plataforma e inúmeras intervenções podem ser necessárias como:

  • resolução de bugs;
  • funcionalidades adicionais;
  • correções e adequações;
  • atualizações;
  • identificação de riscos e problemas;
  • entre outros.

Assim, manter o ambiente de tecnologia estável e confiável é um desafio e uma necessidade, já que isso faz parte do ciclo de vida de qualquer software, e para solucionar esse problema utilizamos  SRE e SRE-i.

Basicamente, SRE e SRE-i são etapas nas quais profissionais com conhecimentos em desenvolvimento, operações e infraestrutura atuam para garantir a segurança, performance, compliance, agilidade e confiabilidade de um sistema. Esse time de profissionais trabalha de forma proativa para identificar e corrigir falhas, melhorar continuamente o sistema e aprimorar sua usabilidade.

De forma prática, podemos pensar que uma empresa aplica a metodologia SRE e SRE-i para controlar um sistema que apresenta falhas e interrupções constantemente.

Por outro lado, uma companhia que opera plenamente se baseia nas mesmas abordagens, de modo a implantar melhorias, aprimorar funcionalidades e métricas, conforme a evolução e as demandas do serviço.

Quais são os benefícios dessas soluções?

Como vimos, o SRE e o SRE-i são soluções que tratam questões e problemas em potencial, que podem impactar uma empresa negativamente em relação aos seus sistemas. Contudo, esses recursos não se limitam a isso, pois também apresentam outras melhorias significativas.

Com eles, é possível modernizar softwares e investir em uma série de recursos que beneficiem as operações. O ponto central de metodologias de SRE e SRE-i é tornar um sistema útil e entregar o máximo de valor para uma empresa.

Nesse caso, os profissionais trabalham para que eles se tornem mais eficientes, rápidos, simples e intuitivo e, sobretudo, escaláveis. Ou seja, é preciso investir em esforços para que os softwares da empresa continuem a funcionar de forma segura e confiável, ao mesmo tempo, em que são adicionadas funcionalidades, produtos e atualizações.

Nesse sentido, a equipe responsável por SRE e SRE-i cuida da latência, do monitoramento, da eficiência e do desempenho, assegurando a disponibilidade e a capacidade das plataformas de tecnologia.

O ponto-chave não é esperar que problemas aconteçam para que eles sejam corrigidos, mas, sim, apostar em uma rotina de ações coordenadas, garantindo sistemas ininterruptos, sem riscos ou gargalos.

No mais, conforme comentamos, é função também do SRE e SRE-i criar automatizações para os serviços ou produtos digitais que melhorem a experiência do usuário.

Como a SantoDigital ajuda seus clientes nesse processo?

Implementar práticas de SRE e SRE-i envolve contar com um time de profissionais altamente qualificado e experiente que domine conhecimentos de engenharia de software, desenvolvimento, operação e infraestrutura.

Visto que esse processos não são simples, mas são primordiais para o sucesso das tecnologias implementadas nas empresas, vale a pena considerar contratar essas soluções de empresas parceiras que podem atuar de forma assertiva e estratégica, como a SantoDigital.

Na SantoDigital, ao contrário do Suporte Gerenciado mensurado com amparo de servidores, o SRE e SRE-i funcionam de forma cíclica, com base em etapas de entregas em formatos de sprints fundamentados em metodologias ágeis.

No lugar de servidores, o fator utilizado como parâmetro são horas profissionais. Dessa maneira, é possível atender empresas e ambientes que:

Assim que você entender qual é o modelo que mais se adapta ao seu negócio, os profissionais da SantoDigital atuarão em sua empresa em formato de squads.

Esse conceito diz respeito a equipes de profissionais multidisciplinares e autogerenciadas, que dominam um leque variado de habilidades para atender diferentes demandas. 

A ideia é que esse time consiga dar o suporte que o ecossistema da empresa precisa, com conhecimentos específicos e aprofundados para melhor ajudar os clientes com assuntos pontuais e detalhados.

A SantoDigital oferece planos diferentes, relacionados aos serviços de SRE e SRE-i, que se adaptam a necessidades distintas e objetivos. Conheça-os em detalhes a seguir.

Planos SRE

Os planos SRE incluem horas de custos e de atividades, monitoramento do ambiente 24 horas por dia, sete dias por semana e atuam na gestão de incidentes, mudanças e sustentação. Veja as diferenças entre os planos a seguir e o diferencial de cada um:

  • 24 horas: oferece quatro horas de curso de monitoramento e mais 20 horas de atividades.
  • 48 horas: oito horas de custos de monitoramento mais 40 horas e atividades. Além do oferecido no modelo de 24 horas, são incluídos práticas ágeis e infra-as-a-Code;
  • 96 horas: aqui, são 16 horas de custos de monitoramento mais 80 horas de atividades. Todas as funcionalidades dos outros planos fazem parte dessa opção, juntamente com a modernização da infraestrutura.

Planos SRE-i

Assim como os serviços SRE, os planos SRE-i da SantoDigital incluem o monitoramento contínuo e gerenciamento de incidentes, sustentação e mudanças. Em detalhes, as duas alternativas disponíveis entregam:

  • 12 horas: duas horas de custo de monitoramento mais 10 horas de atividades;
  • 24 horas: quatro horas de custo de monitoramento mais 20 horas de atividades, além de poder iniciar a modernização da infraestrutura.

Adotar processos de SRE e SRE-i é um passo essencial para que os sistemas tecnológicos da sua empresa tenham alta estabilidade, funcionem de forma fácil e efetiva e cumpram as demandas e métricas desejadas pelo negócio com menos esforços, entregando o máximo de valor e potencial.

Se você quer tirar o máximo de proveito dos seus softwares e apostar no gerenciamento eficaz da sua infraestrutura de TI, acesse as soluções de serviços gerenciados da SantoDigital e conheça nossas opções para SRE e SRE-i agora mesmo!

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