Por que os serviços gerenciados são essenciais para a aceleração da sua empresa?

Home Big Data
Por que os serviços gerenciados são essenciais para a aceleração da sua empresa?

Por que os serviços gerenciados são essenciais para a aceleração da sua empresa?

Atualmente, com a crescente digitalização das atividades empresariais, muitas organizações estão percebendo que podem reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de suas operações simplesmente focando suas estratégias em soluções de TI. Os serviços gerenciados é uma das alternativas que contribuem significativamente para essa finalidade.

Pequenas, médias e grandes empresas estão cada vez mais cientes das razões para escolher o modelo de negócios de serviços gerenciados. Segundo dados da Research And Markets, esse mercado deve crescer 11,27% em todo o mundo entre 2020 e 2025.

Mas, afinal, por que cada vez mais empresas adotam estratégias de serviços gerenciados? Como eles podem ajudar o seu negócio? Descubra a seguir!

O que são serviços gerenciados?

Antes de abordar as vantagens do modelo de serviços gerenciados, convém entender em que se baseia esse modelo de negócios.

O termo serviços gerenciados refere-se à prática de terceirizar a administração de serviços de TI e as responsabilidades de gerenciamento para terceiros.

A demanda por serviços gerenciados cresceu exponencialmente nos últimos anos. O mercado global foi avaliado em US$ 185,98 bilhões em 2019 e está projetado para atingir US$ 356,24 até 2025.

Esse aumento na demanda pode ser atribuído, em grande parte, às pequenas e médias empresas. Isso porque elas precisam de acesso às tecnologias mais recentes para manter uma vantagem competitiva em seus respectivos mercados e sustentar seu crescimento contínuo, mas não têm orçamento de TI para atender esses objetivos.

Os serviços gerenciados permitem que as essas empresas atuem em um alto nível tecnológico, sem sobrecarregar suas finanças. E esse é apenas um de seus benefícios.

Como os serviços gerenciados podem ajudar a sua empresa?

Empresas em todo o mundo estão migrando suas infraestruturas locais para a nuvem. Além disso, com o aumento significativo da Internet das Coisas (IoT), a análise de Big Data tornou-se essencial para o processo de transformação digital e otimização das atividades empresariais.

Para isso, as empresas precisam contar com as ferramentas tecnológicas adequadas, bem como com profissionais capacitados para utilizá-las. Tudo isso sem abrir mão da segurança da informação.

Para muitas empresas, atingir todos esses requisitos localmente ainda está longe de ser uma realidade. Por outro lado, elas podem obter todas essas qualificações contratando serviços gerenciados.

Ao fazer isso, elas passam a contar com os seguintes benefícios:

Operações de TI eficientes e confiáveis

Esta é uma das razões mais importantes pelas quais as empresas precisam de serviços gerenciados.

A falta de funcionários com o conhecimento e as habilidades para lidar com uma rede inteira e uma equipe de TI sobrecarregada apenas leva à ineficiência e falta de confiabilidade.

É difícil negar o valor de ter um provedor de serviços de TI qualificado. Trata-se de uma parceria colaborativa que leva a operações de TI mais eficientes e confiáveis.

Embora não substitua uma equipe de TI interna, ele aprimora seus recursos. Além de os problemas serem resolvidos rapidamente, as empresas contam com os benefícios da tecnologia mais recente e soluções inovadoras para maximizar o tempo de atividade e a lucratividade.

Essas tecnologias incluem computação em nuvem, backup e recuperação de desastres, monitoramento e gerenciamento remotos. A necessidade de manter toda a infraestrutura de TI eficiente e confiável é um grande motivo para contar com serviços de TI gerenciados.

Segurança e conformidade reforçadas

Agora que a LGPD passou a vigorar, a segurança e a conformidade passou a ser uma questão ainda mais crítica para todas as empresas.

Sofrer uma violação de segurança pode custar às empresas perdas financeiras, de reputação e ainda gerar multas e sanções impostas pela nova lei.

Os provedores de serviços gerenciados ajudam a proteger as empresas de um evento de violação de segurança e tomam medidas rápidas se isso ocorrer.

Além disso, um bom provedor de serviços gerenciados pode complementar políticas, protocolos e procedimentos adicionais para garantir a conformidade com a LGPD.

Eficácia de custos e retorno do investimento

Trabalhar com um provedor de serviços gerenciados de TI também beneficia as empresas financeiramente.

Normalmente, um orçamento de TI consiste em muitas coisas, como mão de obra, custos de manutenção, software, infraestrutura de rede e hardware.

O uso de software desatualizado, por exemplo, impacta negativamente o retorno sobre o investimento e pode colocar sua empresa em situação de desvantagem em relação à concorrência.

Um bom provedor de serviços gerenciados garante que sua empresa terá acesso às ferramentas mais atuais e eficazes do mercado, possibilitando a melhoria contínua dos processos e um melhor retorno sobre o investimento.

Além disso, sua empresa passa a contar com a escalabilidade e flexibilidade para crescer sem sobrecarregar sua infraestrutura ou sua equipe de TI.

As empresas podem projetar facilmente as despesas de TI e podem planejar melhorias e projetos maiores. Assim, fica claro que os serviços gerenciados desempenham um papel fundamental na relação custo-benefício e no retorno do investimento.

Uma abordagem proativa

Com os serviços gerenciados, as empresas não precisam mais perder tempo pensando em sua infraestrutura de TI. Não há necessidade de se preocupar com coisas diárias como a velocidade das conexões de rede e confiabilidade.

As equipes especializadas dos provedores de serviço estão sempre trabalhando, detectando distúrbios, vulnerabilidades e ameaças em potencial.

Assim, eventuais problemas e bugs podem ser detectados e corrigidos sem que sua empresa note qualquer alteração em seus recursos ou ferramentas de TI.

Os provedores de serviços também oferecem uma abordagem proativa empregando soluções como backups regulares e criptografados, virtualização e computação em nuvem, para que sua empresa tenha os dados e recursos de computação disponíveis sempre que necessário.

Além disso, com um provedor de qualidade, sua organização conta com suporte especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana para solucionar qualquer problema que não tenha sido contornado proativamente.

Agora você já sabe porque os serviços gerenciados são essenciais para acelerar a atividade da sua empresa.

Se você tem interesse em contar com as melhores soluções de TI e o acompanhamento de profissionais altamente capacitados, entre em contato com a SantoDigital. Estamos à disposição para elaborar uma estratégia de serviços gerenciados sob medida para a sua empresa!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: