Por que os serviços gerenciados são essenciais para a aceleração da sua empresa?

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Por que os serviços gerenciados são essenciais para a aceleração da sua empresa?
Aceleração da empresa com serviços gerenciados de TI

Por que os serviços gerenciados são essenciais para a aceleração da sua empresa?

Atualmente, com a crescente digitalização das atividades empresariais, muitas organizações estão percebendo que podem reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de operações focando suas estratégias em soluções de tecnologia e otimização da gestão.

Nesse contexto, os serviços gerenciados de TI são uma alternativa que contribui significativamente para essa finalidade.

Pequenas, médias e grandes empresas estão cientes das razões para escolher o modelo de negócios de serviços gerenciados. Segundo dados da Research And Markets, esse mercado deve crescer 11,27% em todo o mundo até 2025.

Mas, afinal, por que as empresas adotam estratégias de serviços gerenciados de TI e como eles podem ajudar seu negócio? Descubra a seguir!

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O que são serviços gerenciados de TI?

Antes de abordar as vantagens do modelo de Managed Services, ou serviços gerenciados de TI, convém entender em que se baseia esse modelo de negócios.

O termo “serviços gerenciados de TI” se refere à prática de terceirizar a administração das atividades de tecnologia da informação e as responsabilidades desse gerenciamento. Muitas vezes, o conceito é confundido com o “outsourcing“, em que a gestão da empresa escolhe uma empresa especializada em TI, mas assume a responsabilidade e controle das atividades prestadas.

Com isso, a demanda por serviços gerenciados cresceu exponencialmente nos últimos anos. O mercado global foi avaliado em US$ 185,98 bilhões em 2019 e está projetado para atingir US$ 356,24 até 2025.

Esse aumento na demanda pode ser atribuído, em grande parte, às pequenas e médias empresas. Isso porque elas precisam de acesso às tecnologias mais recentes de modo a manter uma vantagem competitiva em seus respectivos mercados e sustentar o crescimento contínuo, mas não têm orçamento de TI para atingir esses objetivos.

Os serviços gerenciados de TI permitem que essas empresas atuem em um alto nível tecnológico, sem sobrecarregar as finanças. Esse é apenas um dos seus benefícios.

Como os serviços gerenciados de TI funcionam?

Essencialmente, serviços gerenciados de TI englobam um conjunto de atividades e soluções que visam atender demandas da empresa em relação à tecnologia.

Dessa forma, a empresa parceira oferece um olhar especializado para a realidade do negócio no que diz respeito às necessidades e infraestrutura do setor de TI com intuito de:

  • adequar processos e sistemas;
  • identificar erros e gargalos;
  • otimizar o fluxo de trabalho.

Ao contratar serviços gerenciados de TI, a empresa conta com uma equipe de experts no assunto, profissionais qualificados e preparados para atender diversas demandas ligadas à tecnologia, seja o reparo de um sistema, seja suporte nas tarefas do dia a dia.

Qual é a importância dos serviços gerenciados de TI?

Engana-se quem acredita que investir em TI e em uma infraestrutura é algo indicado apenas para grandes corporações. Atualmente, empresas de todos os portes vivem a realidade da transformação digital e estão inseridas em um mercado dinâmico e competitivo.

Nesse cenário, abraçar a tecnologia como aliada é um passo firme a ser dado, especialmente devido às constantes pressões por:

  • melhores resultados;
  • crescimento e expansão do negócio;
  • diminuição de custos;
  • otimização de processos.

Portanto, não é possível deixar de conectar sua empresa com auxílio de sistemas qualificados, gerenciar dados para análises e insights e tudo mais que a tecnologia pode oferecer.

Nesse sentido, sistemas gerenciados de TI são um caminho seguro para que empresas de diversos segmentos possam gerenciar esse setor complexo e crucial da melhor forma, contando com o suporte de especialistas.

Esse modelo de negócios é indicado aos negócios que lidam com desafios com o gerenciamento do seu setor de TI ou queiram modernizar e aumentar a produtividade da área, trazendo mais conhecimento sobre tecnologias de ponta, gestão de dados e segurança.

Assim, mesmo que a empresa tenha uma equipe de TI interna, serviços gerenciados ainda são recomendados para impulsionar o setor, visto que, em muitos empreendimentos, o time de TI consegue apenas atuar de forma reativa, atendendo aos chamados internos.

Logo, serviços gerenciados de TI são grandes aliados para realizar aplicações proativas e preventivas visando maximizar os resultados do setor.

Quais são as vantagens para a empresa?

Empresas em todo o mundo estão migrando as infraestruturas locais para o cloud. Além disso, com o aumento significativo da Internet das Coisas (IoT), a análise de Big Data se tornou essencial no processo de transformação digital e otimização das atividades empresariais.

Para isso, as empresas precisam contar com as ferramentas tecnológicas adequadas e profissionais capacitados. Tudo isso sem abdicar da segurança da informação.

Entretanto, atingir esses requisitos localmente está longe de ser uma realidade para muitos negócios. Por outro lado, eles podem obter todas essas qualificações contratando serviços gerenciados de TI.

Como se pode perceber, serviços gerenciados de TI apresentam uma gama de oportunidades e benefícios para que um negócio se torne inteligente, competitivo e eficaz. Conheça as principais vantagens dessa modalidade a seguir.

Operações de TI eficientes e confiáveis

Essa é uma das razões mais importantes pelas quais as empresas precisam de serviços gerenciados de TI.

A falta de funcionários com o conhecimento e as habilidades para lidar com uma rede inteira e equipe de TI sobrecarregada apenas leva à ineficiência e falta de confiabilidade.

É difícil negar o valor de ter um provedor de serviços de TI qualificado. Trata-se de uma parceria colaborativa que possibilita operações de TI eficientes e confiáveis.

Embora não substitua uma equipe de TI interna, ele aprimora os recursos. Além de os problemas serem resolvidos rapidamente, as empresas contam com os benefícios da tecnologia recente e soluções inovadoras para maximizar o tempo de atividade e a lucratividade.

Essas tecnologias incluem:

  • computação em nuvem;
  • backup e recuperação de desastres;
  • monitoramento e gerenciamento remotos.

Assim, a necessidade de manter toda a infraestrutura de TI eficiente e confiável é um grande motivo para contar com serviços gerenciados de TI.

Segurança e conformidade reforçadas

Agora que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passou a vigorar, a segurança e a conformidade são questões ainda mais críticas para todas as empresas.

Sofrer uma violação de segurança pode custar perdas financeiras, de reputação e gerar multas e sanções impostas pela nova lei.

Nesse sentido, os provedores de serviços gerenciados de TI ajudam a proteger as empresas de um evento de violação de segurança e tomam medidas rápidas se isso ocorrer.

Além disso, um bom provedor de serviços gerenciados pode complementar políticas, protocolos e procedimentos adicionais para garantir a conformidade com a LGPD.

Eficácia de custos e retorno do investimento

Trabalhar com um provedor de serviços gerenciados de TI também beneficia as empresas financeiramente.

Normalmente, um orçamento de TI abrange muitos elementos, como:

  • mão de obra;
  • custos de manutenção;
  • software;
  • infraestrutura de rede;
  • hardware.

O uso de software desatualizado, por exemplo, impacta negativamente o retorno sobre o investimento e pode colocar a empresa em situação de desvantagem em relação à concorrência.

Entretanto, um bom provedor de serviços gerenciados (Managed Services Provider, em inglês) garante que sua empresa terá acesso às ferramentas mais atuais e eficazes do mercado, possibilitando a melhoria contínua dos processos e melhor retorno sobre o investimento.

Além disso, sua empresa passa a contar com a escalabilidade e flexibilidade para crescer sem sobrecarregar a infraestrutura ou equipe de TI.

Dessa forma, as empresas podem projetar facilmente as despesas de TI e planejar melhorias e projetos maiores. Assim, fica claro que os serviços gerenciados desempenham papel fundamental na relação custo-benefício e no retorno do investimento.

Uma abordagem proativa

Com os serviços gerenciados, as empresas não precisam mais perder tempo pensando na infraestrutura de TI. Não existe necessidade de se preocupar com inconveniências diárias, como a velocidade das conexões de rede e confiabilidade, podendo focar em questões estratégias ou inovações.

Isso porque as equipes especializadas dos provedores de serviço estão sempre trabalhando, detectando distúrbios, vulnerabilidades e ameaças em potencial.

Assim, eventuais problemas e bugs podem ser detectados e corrigidos sem que sua empresa note qualquer alteração nos recursos ou ferramentas de TI.

Os provedores de serviços também oferecem uma abordagem proativa, empregando soluções como backups regulares e criptografados, virtualização e computação em nuvem, para que sua empresa tenha os dados e recursos de computação disponíveis sempre que necessário.

Além disso, com um provedor de qualidade, sua organização conta com suporte especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana, para solucionar qualquer problema que não tenha sido contornado proativamente.

Serviços gerenciados de TI prestados pela SantoDigital e seus benefícios

Os serviços gerenciados de TI oferecidos pela SantoDigital têm o intuito de guiar os clientes pela transformação digital de forma segura, eficiente e com o melhor custo-benefício.

Com eles, sua empresa ganha em produtividade, uma vez que o ambiente é monitorado 24 horas por dia de modo a resolver qualquer demanda ou problema. Além disso, essa solução é escalável. Isso significa que seu negócio terá todo o suporte que precisa para crescer.

Dessa forma, os serviços gerenciados de TI da SantoDigital incluem ações essenciais para uma empresa, como:

  • monitoramento do ambiente de TI de forma contínua e proativa (ou seja, o acompanhamento é preventivo, visando reduzir falhas e riscos);
  • virtualização da empresa e automatização de processos;
  • modernização e otimização da infraestrutura de TI;
  • mapeamento de tarefas;
  • segurança e governança de compliance;
  • uso de serviços de Cloud Computing;
  • identificação de erros (bem como sugestão de mudanças e adaptações conforme a realidade do negócio);
  • mensuração de performance;
  • proteção antivírus.

Agora você já sabe por que os serviços gerenciados de TI são essenciais para acelerar a atividade da sua empresa. Com esse apoio, você tem acesso a tecnologias inovadoras e especialistas no assunto de modo a modernizar seu negócio de forma segura, inteligente e eficiente.

Confira as soluções da SantoDigital se você deseja contar com as melhores soluções de TI e o acompanhamento de profissionais altamente capacitados.

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