Quais benefícios o outsourcing de ti e serviços gerenciados de TI geram?

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Quais benefícios o outsourcing de ti e serviços gerenciados de TI geram?
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Quais benefícios o outsourcing de ti e serviços gerenciados de TI geram?

Os modelos de negócios de todos os segmentos do mercado foram impactados pelo fenômeno que ficou conhecido como transformação digital.

Pequenas, médias e grandes empresas se adaptaram e implementaram infraestruturas de tecnologia completas para manter suas atividades. Uma nova forma de gestão está sendo aplicada para o atendimento das demandas e depende dos serviços gerenciados de TI.

Neste post, vamos explicar o conceito de outsourcing de TI e seus tipos. Além disso, vamos abordar os serviços gerenciados de TI e mostrar como ambos se diferenciam em relação à sua aplicação nas empresas.

Também falaremos sobre os seus principais benefícios e forneceremos detalhes sobre flexibilidade, foco no negócio, diminuição de custos, desenvolvimento da equipe, entre outros.

Para conhecer os benefícios oferecidos pelos serviços gerenciados de TI e o outsourcing de TI, acompanhe a leitura!

O que é outsourcing de TI?

Outsourcing de TI é o termo usado para definir a terceirização dos serviços que têm relação com a Tecnologia da Informação.

Trata-se da contratação de uma empresa especializada nessa área para otimizar as suas operações, realizar a gestão dos recursos tecnológicos, controlar e manter os sistemas de gerenciamento por meio de profissionais qualificados.

Quais são os tipos de outsourcing de TI?

Existem vários tipos de outsourcing de TI. Um deles é conhecido como offshore: tem custos menores e envolve empresas situadas em nações distantes.

O tipo nearshore refere-se às organizações que estão próximas das contratantes, têm a mesma cultura, mas situam-se em um país vizinho.

Onshore é o serviço oferecido por empreendimentos localizados no mesmo território.

O que são os serviços gerenciados de TI?

Eles são a solução para a organização do setor de TI das empresas, pois envolvem a terceirização das atividades de gerenciamento da infraestrutura de Tecnologia da Informação para uma parceira.

Esses serviços permitem que os gestores e os colaboradores continuem focados nos processos essenciais para a alavancagem dos negócios, eliminando a preocupação com o departamento de TI.

Quais são as diferenças entre Outsourcing de TI e serviços gerenciados de TI?

Outsourcing de TI e serviços gerenciados de TI não são sinônimos, e se diferenciam em vários aspectos.

Na primeira opção, o gestor escolhe a empresa especializada; na segunda, uma equipe terceirizada é selecionada pelo cliente e pelos gestores do negócio, que fazem uma listagem com as necessidades e demandas.

Essa lista é enviada ao fornecedor dos serviços gerenciados de TI, que analisa seus colaboradores e determina quem atenderá aos pedidos e ajudará os contratantes a identificar as soluções para suas dificuldades.

A postura do fornecedor é proativa, de forma a eliminar possíveis problemas. Por outro lado, no outsourcing, o cliente assume essa responsabilidade e controla as atividades. Nesse caso, adota postura reativa para resolver entraves.

Quais são os principais benefícios oferecidos pelo outsourcing de TI?

O outsourcing de TI é importante para haver o monitoramento da infraestrutura tecnológica e para os gestores continuarem atualizados sobre as rotinas de gerenciamento.

Os processos organizacionais são detalhados, os indicadores são analisados e os relatórios são gerados para acompanhar o crescimento da empresa e o alcance das metas. Veja, a seguir, outras vantagens dessa prática!

Flexibilidade

As mudanças acontecem com muita agilidade no mercado devido à evolução constante das inovações tecnológicas.

As demandas de Tecnologia da Informação também se modificam continuamente, de modo que certa infraestrutura pode se tornar insuficiente a qualquer momento. Além disso, os serviços poderão mudar de foco ou aumentar significativamente.

A flexibilidade proporcionada pelo outsourcing de TI é essencial para as organizações. Com esse serviço, os gestores poderão contar com mão de obra especializada variável e com a implantação de novos projetos sem precisar demitir os colaboradores internos.

A incorporação de novas soluções é realocada de maneira flexível, conforme a necessidade do gestor.

Foco no negócio

Uma vantagem interessante da terceirização dos serviços de TI está relacionada à possibilidade de os líderes e os times internos manterem o foco no negócio.

Uma equipe qualificada estará cuidando de todas as questões relacionadas à infraestrutura e tecnologias aplicadas, e os demais profissionais estarão livres para se concentrar em aspectos mais estratégicos.

Diminuição de custos

A redução dos custos é decorrente da melhoria dos resultados e da diminuição dos gastos proporcionadas pela empresa terceirizada.

Essa é uma ótima opção para os negócios que dependem da tecnologia, mas que não têm condições de fazer investimentos elevados em TI. A terceirização possibilita, ainda, o planejamento do uso de recursos em eventuais necessidades.

Desenvolvimento da equipe

As equipes internas terão mais tempo para desenvolver as suas habilidades e competências se a empresa contratar uma equipe especializada para cuidar das soluções de TI e ferramentas relacionadas.

Os colaboradores internos se tornarão mais produtivos e o negócio ganhará competitividade para superar os concorrentes — afinal, você terá uma parceria capacitada a oferecer o suporte às tecnologias.

Adoção de melhores estratégias

As empresas que aderem ao outsourcing de TI têm mais chances de cuidar da estratégia que fará o empreendimento crescer.

A terceirização desses serviços ajuda os líderes com o aumento da eficiência das atividades, a divisão dos riscos que são repassados ao parceiro, o acesso aos profissionais mais capacitados e a possibilidade de focar no objetivo do negócio.

Escalabilidade

A contratação de empresas terceirizadas para a realização dos serviços relativos ao setor de TI oferece escalabilidade ao negócio.

Esse fator proporciona o aumento dos valores faturados mensalmente e a multiplicação dos resultados sem exigir a aquisição de novos equipamentos e tecnologia. Sendo assim, o negócio pode crescer rapidamente, de modo contínuo, saudável e sustentável.

Liberação de recursos internos

Ao contratar o outsourcing de TI, os gestores liberam os recursos internos para serem utilizados em outras áreas, como investimentos para aprimorar o core business.

A estrutura operacional da empresa é reduzida, e várias responsabilidades são repassadas ao fornecedor dos serviços. Os pagamentos podem ser feitos com valores fixos por servidor monitorado.

Entendeu quais são os benefícios gerados pelo outsourcing de TI e serviços gerenciados de TI?

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