Serviços on demand em TI: o que são e 7 vantagens de contratar

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Serviços on demand em TI: o que são e 7 vantagens de contratar
Serviços on demand em TI: o que são e 7 vantagens de contratar

Serviços on demand em TI: o que são e 7 vantagens de contratar

Com a transformação digital, a tecnologia é um elemento fundamental no dia a dia de empresas de todos os tipos. Atualmente, cada negócio precisa de uma solução digital para funcionar e ser mais eficiente, independentemente do seu tamanho e segmento.

Contudo, nem todos os empreendimentos podem investir em uma infraestrutura de TI complexa ou em um time experiente. Para isso, existem os serviços on demand em TI, permitindo que todos possam ter acesso à alta tecnologia de forma otimizada e acompanhar as tendências do setor.

Os serviços on demand em TI são a solução ideal para impulsionar uma empresa com o apoio da tecnologia de ponta e mão de obra qualificada de forma econômica e inteligente. Entenda como esse modelo de negócios funciona e confira 7 benefícios de contratá-lo. Continue a leitura!

O que são serviços on demand em TI?

Os serviços on demand em TI são soluções de tecnologia contratadas sob demanda, ou seja, conforme as necessidades de uma empresa. Nesse modelo de contratação, uma equipe de profissionais parceira ou um sistema tecnológico são alocados para atuar em um determinado empreendimento por um período predefinido.

Ou seja, se uma empresa precisa desenvolver um software ou aplicativo, em vez de contratar colaboradores especializados, adquirir hardware e investir em programas para realizar esse processo, ela pode contratar uma consultoria especializada. Que já possui todos esses elementos, para atuar nesse projeto e realizar o trabalho de desenvolvimento sob demanda.

Da mesma forma, se uma empresa está implementando um novo sistema e precisa de ajuda nesse processo de migração e adaptação da equipe, pode contratar uma equipe especializada no assunto para realizar workshops e treinamentos específicos apenas enquanto for necessário.

Nesse sentido, como podemos ver, serviços on demand em TI podem ser contratados para muitos diferentes finalidades, como:

  • suporte especializado para alguma solução;
  • auditorias e consultorias em nuvem;
  • criação e execução de projetos e planos de migração cloud;
  • desenvolvimento de sistemas;
  • monitoramento e gestão de ambiente;
  • gestão de segurança;
  • entre outros.

Com os serviços on demand em TI, as empresas podem contar com a solução certa e os profissionais adequados para suprir suas necessidades sem precisar fazer altos investimentos em uma estrutura própria.

Conheça 7 benefícios dos serviços on demand em TI

Os serviços on demand em TI trazem dinamismo e produtividade às empresas, possibilitando que elas tenham acesso ao melhor da tecnologia por meio da contratação de soluções e equipes parceiras. Saiba porque isso vale a pena e conheça 7 motivos para contratá-los a seguir.

1. Permite focar na estratégia

Hoje, a tecnologia é um elemento essencial em praticamente todas as empresas. Ao mesmo tempo, nem todas elas têm a tecnologia como seu core business, ou seja, produto ou serviço principal. A tecnologia é apenas um meio para viabilizar ou até mesmo potencializar seu negócio.

Assim, cada empresa tem suas necessidades específicas, e nem todas contam com um setor de TI estruturado.

Enquanto algumas precisam de ferramentas de colaboração e produtividade para sua equipe, outras estão preocupadas com gestão e segurança de dados, entre outras demandas de TI.

A boa notícia é que para cada necessidade existe uma equipe parceira que pode ajudar em seus diferentes objetivos. Dessa maneira, os colaboradores podem contar com as ferramentas que precisam para fazer seu trabalho e podem dedicar mais tempo e esforços para o desenvolvimento de estratégias alinhadas às metas do negócio.

2. Aumenta a proatividade

Independentemente do segmento de um negócio, a tecnologia sempre apresenta formas de otimizar e aprimorar processos. Com serviços on demand, a empresa tem ao seu lado soluções e uma equipe de apoio que vai garantir que estas soluções funcionem da melhor forma.

Assim, a equipe pode tirar o máximo de proveito da tecnologia disponibilizada sem precisar interromper seu trabalho por conta de manutenções ou falta de conhecimento.

3. Dá acesso a uma equipe especializada

Conforme comentamos, serviços de tecnologia podem ser complexos e envolver conhecimento muito aprofundado. Isso exige a contratação de mão de obra altamente qualificada, o que nem sempre é viável para todas as empresas.

No entanto, por meio de serviços on demand em TI, isso se torna mais acessível. Com a contratação de uma equipe para um projeto ou por um tempo determinado, a empresa pode contar com um time de profissionais especializado e experiente.

Com isso, é possível ganhar tempo na execução dos projetos e ter um melhor aproveitamento de treinamentos e workshops.

4. Possibilita acompanhar as tendências em tecnologia

Atualmente, a tecnologia avança de forma acelerada. Novos dispositivos e inovações, como Machine Learning e Inteligência Artificial, surgem a todo momento.

Para acompanhar as notícias e manter a competitividade, muitas empresas precisam continuamente realizar investimentos em soluções e atualizações de suas equipes. Com os serviços on demand em TI, esse processo é simplificado.

Ao contratar empresas especializadas, você já tem acesso ao que existe de mais moderno e avançado em termos de tecnologia, uma vez que faz parte do seu core business oferecer esse tipo de suporte aos seus clientes.

5. Oferece um olhar mais abrangente

Equipes que trabalham em consultorias on demand atendem diferentes clientes com muita experiência no mercado. Por isso, esses profissionais estão acostumados a mapear certos erros e problemas de tecnologia.

Logo, eles podem contribuir com sua expertise para sua empresa, trazendo uma perspectiva externa sobre tendências, riscos e oportunidades que podem ajudar seu negócio a evoluir.

6. Otimiza custos

Sem dúvidas, ter uma equipe e uma infraestrutura de TI próprios é um investimento inviável para determinadas empresas. Isso não significa que elas não possam contar com a tecnologia, uma vez que podem contratar os serviços que precisam e alocar seu orçamento de forma inteligente.

Os serviços on demand em TI são mais econômicos, e permitem que empresas concentrem seus gastos em determinados projetos e áreas de acordo com suas possibilidades financeiras.

7. Flexibilidade

Em um gancho com o tópico acima, serviços on demand em TI entregam mais flexibilidade e praticidade as empresas, uma vez que elas podem contratar e dimensionar os serviços conforme sua necessidade e disponibilidade.

Nesse sentido, é possível contratar soluções e profissionais por um determinado período, conforme sazonalidade, e também aumentar ou diminuir o volume de contratos para suprir diferentes necessidades. Esse modelo é adaptável e permite que a empresa tenha tecnologia enquanto precisar e pegue apenas pelo que realmente usa.

Como você pode perceber, os serviços on demand em TI são muito vantajosos e possibilitam que empresas estejam no controle de seus processos, contratando tecnologia e profissionais capacitados com maior objetividade, precisão e de acordo com seus objetivos e sua capacidade de trabalho.

Assim, é possível ter o melhor da tecnologia ao mesmo tempo, em que se otimiza custos e aumenta a eficiência e a produtividade.

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