Empresa na nuvem: veja 3 benefícios

Home Gmail
Empresa na nuvem: veja 3 benefícios

Empresa na nuvem: veja 3 benefícios

Atualmente, no mundo corporativo, está cada vez mais comum nos deparamos com expressões novas, surgidas, principalmente, após o advento da era digital. Ela transformou, completamente, a forma como as empresas interagem com o mercado e também com o seu ambiente interno. E neste contexto, muito ouvimos falar em empresa na nuvem.

Mas afinal, o que seria isso? Descubra a resposta para essa pergunta no nosso artigo abaixo!

O que é e por que vale a pena ter uma empresa na nuvem

Em palavras objetivas: é uma empresa que está conectada ao conceito de Computação na Nuvem. Ou seja, faz uso de Cloud Computing para armazenar e para organizar dados de forma mais segura e independente de sistemas centralizados em um único ambiente — onde funciona, por exemplo, o espaço físico de Data Center. Deste modo, tendo todo o sistema da empresa na nuvem, permite que suas equipes se conectem e trabalhem em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, o que facilita a mobilidade de seus funcionários e o aumento da produtividade.

Sendo uma empresa na nuvem, é possível também encontrar todo o apoio tecnológico necessário para simplificar, melhorar e agilizar os processos que envolvam os seus negócios, com ações como:

1 – Economia de tempo e de recursos

Ao apostar na nuvem, você reduz gastos, sem precisar comprar novos servidores de arquivos, programas ou profissionais mais específicos da área. Além disso, economiza em dispositivos unicamente usados para salvar documentos e em papel (caso esteja acostumado a fazer a impressão de relatórios), o que é desnecessário com o uso dessa ferramenta. Além disto, é possível manter um arquivo “morto” digital que não ocupe espaço físico e que permita automatizar buscas, facilitando uma tarefa que seria muito árdua.

2 – Maior segurança

Armazenar documentos fisicamente ou manter pastas e contas organizadas manualmente para esse fim abre espaço para a ocorrência natural de falhas e de descuidos que podem comprometer todo o seu trabalho. Com a computação nas nuvens, esse risco é bastante reduzido, sendo possível configurar aparelhos para salvar automaticamente os dados, protegendo-os de perdas e de roubos.

3 – Mobilidade

Em consequência das vantagens anteriores, notamos também maior engajamento e contribuição entre os colaboradores, evitando que ocorram eventuais falhas no que se refere ao acesso e à guarda de arquivos e de documentos digitais, inclusive, na hora de salvá-los ou de excluí-los acidentalmente, bem como escapar de prejuízos maiores, advindos de panes e de sobrecarga nas máquinas.

Poder unir o uso de dispositivos móveis à essa ideia é outra enorme vantagem, pois esta é uma medida que confere ainda mais autonomia, rapidez e controle por parte dos administradores nas tarefas que envolvem seus times de trabalho.

Google Apps: um verdadeiro aliado para a empresa na nuvem

Por ser um pacote de produtividade baseado na nuvem, de configuração e uso relativamente simples, o Google Apps oferece a possibilidade de trabalhar com mais eficiência e ter conexão entre equipes de qualquer lugar e qualquer aparelho móvel com acesso à internet.

Ao adotar esta solução, portanto, fica mais fácil para a empresa migrar todo o seu sistema para a nuvem, garantindo uma plataforma de trabalho segura e remota, que pode ser acessada e utilizada mesmo que um funcionário não esteja no escritório o tempo todo (caso tenha que executar trabalhos externos, participar de reuniões, viagens, entre outras situações). Ou seja, todo o sistema da empresa pode ficar na nuvem, facilitando assim a mobilidade de seus funcionários.

Com o Google App for Business, todo o trabalho é salvo automaticamente na nuvem e você poderá ter acesso a uma série de facilidades como Google Agenda, Docs e Sites, que lhe permitirão trabalhar com segurança em qualquer lugar, fazendo com que a empresa consiga maior flexibilidade e excelência em todas as operações. Alguns de seus recursos incluem:

– Contas Gmail

Permitem a troca eficiente de mensagens a partir de qualquer ponto com acesso à internet e backups automáticos de dados de onde quer que se esteja.

–  Google Docs

Ideal para compartilhar arquivos e projetos, colaborando em tempo real com todos os membros de equipes.

–  Google Drive

Possibilitam acessar arquivos importantes, inclusive do Google Docs, em qualquer lugar. O Google Drive pode funcionar tanto em seu PC como em dispositivo móvel, sendo um único lugar para guardar versões atualizadas de seus arquivos ou qualquer outro documento que se queira fazer upload e contribuindo para maior disponibilidade de dados a seus funcionários autorizados.

–  Google Talk

Oferece agilidade à comunicação e envio de mensagens de voz instantâneas que facilitam o trabalho remoto e a interação entre as equipes.

–  Google Sites

Possibilidade a criação e edição de páginas de internet a partir de qualquer dispositivo e local de onde o funcionário esteja tendo acesso, contribuindo para a agilidade de processos que poderiam levar mais tempo para serem feitos caso não pudessem ser adiantados remotamente.

–  Google Calendar

Torna muito mais organizada e produtiva a rotina dos colaboradores e permite notificações importantes a respeito de todos os compromissos e prazos com os quais a equipe deverá cumprir, ainda que esteja móvel.

Para finalizar, o Google Apps for Work é completo ao oferecer ferramentas para controle de todo o ritmo de trabalho, já que se por um lado manter todo o sistema da empresa na nuvem é uma vantagem que permite mobilidade às equipes, por outro é uma medida que pode causar certa preocupação por parte dos gestores no que diz respeito à legislação trabalhista e à jornada a que seus funcionários são submetidos quando não trabalham o tempo todo presencialmente em um determinado local. Por isso, o gControl é outro exemplo de praticidade e tranquilidade para organizações neste modelo: um sistema avançado que permite controlar o acesso corporativo ao Google Apps na Nuvem por horário e local, aumentando a segurança e controle.

Agora que já sabe mais sobre como funciona uma verdadeira empresa na nuvem, está preparado para implantar esta revolução em seu negócio também? Entre em contato conosco e saiba mais como o Google Apps pode facilitar a sua vida, da sua empresa e funcionários!

Gostou de nosso artigo? Tem alguma dica? Compartilhe conosco!

 

Artigos Relacionados:

Google Drive – liberdade com controle

4 razões para sua empresa usar o GMAIL

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: