Entenda a importância da segurança da informação para dados da empresa

Home Cloud Computing
Entenda a importância da segurança da informação para dados da empresa
segurança da informação

Entenda a importância da segurança da informação para dados da empresa

A maioria das empresas realiza as suas negociações por meio da internet, lançando as informações dos clientes, fornecedores e parceiros em sistemas de gestão e armazenamento na nuvem. Os dados do público são arquivados de forma virtual para facilitar o acesso dos colaboradores e gerentes de qualquer lugar e a qualquer momento pela rede mundial de computadores.

Mas o uso da tecnologia coloca os dados das organizações em risco, pois existem muitas pessoas mal-intencionadas que invadem os sistemas informatizados para dar golpes. Neste post, vamos explicar o que é a segurança da informação e os seus conceitos básicos, além de apontar a importância de se preocupar com o assunto.

Gostaria de saber como manter um ambiente digital seguro em sua empresa? Acompanhe a leitura deste artigo!

Saiba o que é a segurança da informação

A segurança da informação envolve um conjunto de práticas que são aplicadas para a garantia da disponibilidade, integridade e confidencialidade dos dados. Portanto, ela não é voltada apenas para os sistemas computacionais. O objetivo desse conceito é fazer a gestão dos riscos aplicar uma política de segurança que evite os vazamentos dos dados.

As informações são alguns dos ativos mais valiosos de um negócio, não importa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte. Elas fazem parte das estratégias e formam o diferencial competitivo de uma organização. A segurança da informação evita que esses dados sejam acessados por pessoas que não sejam responsáveis pelo seu tratamento.

Existem hackers que acessam os sistemas organizacionais, sequestram os arquivos e cobram uma quantia em dinheiro para devolver o acesso ao seu proprietário. A segurança da informação engloba a criação de estratégias, métodos e processos para a proteção e o controle dos dados sigilosos que podem colocar o empreendimento em risco se forem revelados.

Descubra quais são os conceitos básicos da segurança da informação

A segurança da informação se tornou um tema de grande relevância com a chegada da era da transformação digital. Essa é uma preocupação constante de empresários de todos os ramos que precisam estar atentos para evitar punições pela perda dos dados. Veja a seguir alguns conceitos básicos que precisam ser compreendidos pelos gerentes!

Confidencialidade

A confidencialidade visa oferecer a garantia de que o acesso aos dados seja feito somente pelos responsáveis ou por seu proprietário. As empresas não podem permitir que pessoas de fora acessem essas informações confidenciais e muito menos as divulguem sem a autorização escrita de seu titular. A confidencialidade não depende de esconder os dados ou mantê-los em segredo.

Integridade

Esse conceito requer que as informações sejam mantidas íntegras, ou seja, em seus formatos originais. Não é permitido fazer a manipulação ou a alteração dos dados sem conhecimento e a aprovação do seu titular. Se forem realizadas mudanças, deverá ser mantido um registro de tudo o que foi alterado, com a data, o horário e o profissional responsável.

Os arquivos deverão ser mantidos seguros e protegidos para que a integridade dos dados seja garantida. Se um arquivo sofrer dano, ele não estará mais íntegro, não importando se a alteração foi decorrente de atuação externa ou interna. As falhas técnicas também precisam ser eliminadas para a proteção das informações, que poderão estar mais seguras em um backup.

Disponibilidade

O conceito da disponibilidade tem como objetivo assegurar que os dados fiquem disponíveis para que sejam acessados pelos seus titulares ou por profissionais autorizados. Ele está relacionado ao uso de cloud computing e de tecnologias móveis. As informações devem estar disponíveis sempre que forem necessárias, a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo.

Autenticidade

A autenticidade é parecida com a integridade, mas não é a mesma coisa, pois ela garante que o documento ou a origem de uma fonte é autêntica, válida e verdadeira. Esse conceito evita que os dados sejam alterados sem permissão, principalmente em processos realizados digitalmente, como a geração das folhas de pagamento ou as assinaturas de contratos.

Compreenda a importância da segurança da informação

A segurança da informação é indispensável para neutralizar e erradicar as ameaças provenientes do uso das tecnologias e dos processos de digitalização que estão presentes nas rotinas dos negócios. Os dados precisam ser protegidos em ambiente físico ou virtual para que as empresas consigam atingir as suas metas e os seus objetivos. Observe abaixo alguns riscos que precisam ser evitados!

Phishing

O phishing é um tipo de golpe eletrônico no qual um terceiro mal-intencionado faz de conta que é uma empresa de confiança ou uma pessoa importante. Ele envia uma comunicação que aparenta ser oficial por mensagem instantânea, SMS ou e-mail com o objetivo de roubar os dados dos documentos pessoais e as informações bancárias do seu proprietário, assim como acessar logins e senhas.

Fraude interna

A fraude interna acontece quando os colaboradores de uma empresa aproveitam sua posição para acessar ou burlar os sistemas de proteção dos dados. Os próprios funcionários roubam ou vazam as informações que são exclusivas de uma pessoa ou empreendimento. Esse problema pode se intensificar com o uso de smartphones corporativos, nos quais são inseridos dados sensíveis fora da instituição.

Ataques

Os ataques cibernéticos às áreas vulneráveis são meticulosamente planejados por pessoas que entendem do assunto. Os hackers vivem e estudam o tempo todo para identificar falhas na segurança dos sistemas virtuais das empresas. Eles conhecem todos os fatores que podem expor uma organização aos riscos, verificam a ausência de atualizações, a falta de treinamento dos funcionários, as proteções ineficazes e as configurações malfeitas.

Infecção por malware

As infecções por malware acontecem quando um software ou parte dele é escrito ou reescrito com o uso de um código malicioso. Esse pequeno detalhe poderá danificar dados, dispositivos, equipamentos e sistemas inteiros de uma empresa. Há vários tipos de malwares espalhados no mundo virtual, por exemplo, adware, ransomware, worms, spywares e cavalos de troia.

Entendeu a importância dos dados e da segurança da informação para a empresa? Você poderá manter um ambiente digital seguro na sua organização, mas para isso terá que adotar certos métodos, como fazer backup, focar na segurança em nuvem, educar a equipe, contar com um ambiente gerenciado por especialistas, entre outros. A SantoDigital pode te ajudar em todos esses pontos, pois tem experiência em Cloud.

Gostou deste conteúdo? Então continue lendo um pouco mais sobre os 7 riscos que a falta de segurança da informação traz para o negócio e fique por dentro!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: