Assistentes virtuais: entenda como usá-los para inovar no seu negócio

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Assistentes virtuais: entenda como usá-los para inovar no seu negócio
Assistentes virtuais entenda como usá-los para inovar no seu negócio

Assistentes virtuais: entenda como usá-los para inovar no seu negócio

A tecnologia tem evoluído cada vez mais, trazendo ferramentas inovadoras para otimizar processos e acelerar as empresas, como os assistentes virtuais.

Em um contexto de desenvolvimento rápido, a delegação de tarefas é crucial para a expansão dos negócios. Devido à falta de colaboradores, infraestrutura e recursos, muitos empreendedores assumem a maioria das responsabilidades, o que apenas atrasa a produtividade e o crescimento.

A tecnologia de assistente virtual ajuda uma organização a fornecer suporte abrangente à equipe e criar uma experiência aprimorada para o cliente. Eles usam o poder da Inteligência Artificial (IA) para extrair informações, coletar dados e processar solicitações.

O recurso também ser usado no lugar de um agente humano para responder a perguntas, fazer recomendações e interagir com clientes e clientes.

As instituições que desejam aproveitar as possibilidades oferecidas por um assistente virtual precisam planejar e considerar cuidadosamente a melhor maneira de implementar essa nova faceta em suas operações.

Isso inclui:

  • identificar as áreas específicas em que um assistente virtual irá trabalhar;
  • criar um sistema de processo para comunicação clara de tarefas e parâmetros;
  • escolher a tecnologia de assistência virtual que funcionará melhor para sua organização.

A maneira mais eficaz de impulsionar o desenvolvimento de seus negócios sem prejudicar seus recursos limitados é contratar um assistente virtual.

Neste artigo, você saberá mais sobre essa ferramenta e entender como usá-los para inovar no seu negócio.

O que são assistentes virtuais?

Um assistente virtual é um software que usa regras com script e, cada vez mais, aplicativos de inteligência artificial para fornecer serviços automatizados ou orientação aos seres humanos.

Ao invés de confiar apenas em respostas com script, utiliza machine learning e PLN (Processamento de Linguagem Natural) para entender a intenção de um cliente e responder de maneira mais personalizada e “semelhante à humana”.

Um assistente virtual também pode “lembrar” as interações anteriores, o que significa que aprende a lidar com mais e mais consultas de clientes.

São mais comumente usados pelas organizações em suas funções de atendimento ao cliente para:

  • responder a consultas rotineiras de clientes;
  • atender a solicitações padrão;
  • lidar com problemas simples.

Dessa forma, podem ser usados para interações iniciais do cliente com centrais de atendimento ou nos chats online disponibilizados nos sites das empresas.

Além disso, são usados em algumas organizações para atender às necessidades dos colaboradores. Por exemplo, os assistentes virtuais são implantados na função de TI para fornecer serviços do tipo help desk, como solicitações de funcionários para redefinir senhas de computador ou orientar sobre procedimentos de trabalho.

Vantagens dos assistentes virtuais e chatbots?

Usar assistentes virtuais ajuda a manter contato com seus clientes e fornecer respostas rápidas a eles, mesmo quando os colaboradores não estão disponíveis. Esse recurso economiza uma boa quantidade de tempo e reduz a carga de trabalho para seus agentes ativos.

Assim, as pessoas podem dedicar esse tempo à resolução de consultas complexas. De fato, um assistente virtual aumenta a produtividade dos funcionários e contribui para um processo de trabalho simplificado.

1 – Otimização de processos internos

Do ponto de vista empresarial, os assistentes virtuais agilizam as interações com os clientes, aumentando a quantidade e a qualidade do atendimento. Além de se comunicar com os consumidores, os bots podem conversar com os colaboradores da própria organização para ajudá-los em suas tarefas.

Esse recurso melhora as vendas e cria oportunidades de negócios. Os assistentes virtuais representam uma força disruptiva para fornecer um serviço superior e melhorar os processos internos.

2 – Otimização estratégica de equipe

O melhor dos assistentes virtuais é ajudar colaboradores de diferentes lugares e possibilitar a otimização estratégica da equipe. Além disso, sua empresa não precisará mais com o atendimento dos clientes para responder questões simples.

O recurso ajudará os usuários a encontrarem o que precisam rapidamente, como encontrar informações detalhadas sobre serviços e produtos. Dessa maneira, seu time consegue se dedicar a assuntos mais estratégicos da organização.

3 – Redução de custos

Os assistentes virtuais liberam a equipe para tarefas mais importantes, cuidando de atividades redundantes e economizando recursos. Afinal de contas, a implementação da tecnologia reduz significativamente os custos mensais.

Como qualquer estratégia de negócios, a implementação de um assistente virtual requer investimento do negócio. No entanto, à medida que o serviço melhora e as taxas de erro diminuem, os benefícios de longo prazo excedem as projeções iniciais.

Assim, como eliminar a necessidade de contratar mais pessoas, utiliza melhor os recursos operacionais. Neste contexto, as pessoas recebem atendimento dos assistentes virtuais, classificados e, se for o caso, encaminhados para atendem humanos.

4 – Melhora na experiência do cliente

Os clientes esperam e exigem um atendimento eficiente e personalizado. De acordo com a consultoria Forrester, 71% dos compradores querem uma experiência adaptada às suas necessidades e preferências, e 74% uma resposta imediata.

A implementação de assistentes virtuais com integrações de back-end permite que você forneça respostas rápidas e garanta que elas sejam personalizadas conforme os dados e preferências do seu cliente.

5 – Coleta inteligente de dados

A coleta inteligente de dados consegue ajudar uma organização a economizar tempo e dinheiro, reduzindo a quantidade de tempo necessária para inserir dados manualmente. Além disso, eles ajudam a garantir que os dados sejam inseridos corretamente, o que pode evitar erros e melhorar a precisão.

Os assistentes virtuais são frequentemente empregados por pequenas empresas e empreendedores para ajudar com uma variedade de tarefas. Além da entrada de dados, esse recurso lidam com:

  • agendamento de compromissos;
  • gerenciamento de e-mails;
  • criação e a resposta a consultas de clientes;
  • desenvolvimento de conteúdo de marketing;
  • e  muito mais.

6 – Otimização do tempo

Os tempos de serviço são reduzidos, pois a empresa tem mais controle sobre quais informações seu assistente virtual pode coletar. Essa tecnologia foi criada para ajudar a atender um número maior de clientes em um período menor.

Com a automação, o software proporciona a otimização do tempo, pois usa a Inteligência Artificial para tornar os contatos com os consumidores cada vez mais humanos.

7 – Escalabilidade

Os assistentes virtuais permitem escalar a aquisição de prospects, mantendo a qualidade do serviço graças às suas capacidades de qualificação.

Por exemplo, a cada novo lead, o recurso inicia o processo de qualificação, enviando materiais para os compradores no início de sua jornada, oferecendo aos intermediários um teste gratuito ou outros incentivos e transferindo os “prontos para comprar” para suas equipe de vendas.

Essa automação economiza tempo e ajuda a otimizar as taxas de conversão, enviando os leads mais interessantes diretamente para as vendas, sem um minuto de atraso, escalando o atendimento.

Como implementar um assistente virtual no negócio?

Quando um assistente virtual usado com suporte humano, é possível otimizar o desempenho, melhorar a eficiência e aprimorar a experiência do cliente.‍ As práticas detalhadas neste artigo fornecem uma base sólida para você começar a usar um assistente virtual para sua marca.

É aí que entra o SantoDigital. ‍Nosso conjunto completo de canais de engajamento digital vem com um assistente virtual de conversação com inteligência artificial projetado especificamente para fornecer suporte humanizado.

Ele pode ser implantado em seu site, aplicativo e por meio de canais de mídia social, para forneça respostas extremamente rápidas a todos os seus clientes digitais.‍

Com nosso assistente virtual, você também desfrutará de tradução em tempo real e encaminhamento contínuo para consultores humanos quando necessário. ‍Como resultado, você estará totalmente equipado para fornecer atendimento ao cliente e experiências superiores em todos os canais favoritos de seus clientes.

Então, o que você está esperando? Confira as soluções da SantoDigital para implementar projetos de chatbots e assistentes virtuais!

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