O que é Application Performance Monitoring (APM) e seus benefícios para organizações

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O que é Application Performance Monitoring (APM) e seus benefícios para organizações
Application Performance Monitoring

O que é Application Performance Monitoring (APM) e seus benefícios para organizações

Como se sabe, a tecnologia é parte fundamental nas organizações atuais. Mas para que tudo esteja funcionando corretamente, a medição e o monitoramento constante das aplicações se faz necessária. Nesse sentido, surge o Application Performance Monitoring, responsável por garantir que os softwares funcionem adequadamente.

Isso porque ele promove o gerenciamento completo dos aplicativos, seja por meio de soluções em cloud, servidores virtuais, físicos. 

Dito isso, nesse artigo falaremos sobre a importância do APM e quais benefícios ele pode trazer para a sua empresa. Confira!

O que é Application Performance Monitoring?

O Application Performance Monitoring pode ser um software ou até mesmo um serviço e tem como principal função analisar e certificar que os softwares estejam funcionando de acordo

O APM facilita o troubleshooting, monitorando a cadência e linearidade das transações digitais das mais variadas formas: sistemas, softwares, infraestruturas de rede etc.

Esse software é extremamente recomendado para as empresas que utilizam uma infraestrutura complexa ou sistemas desenvolvidos internamente, pois ele realiza:

  • testes de carga;
  • supervisão da experiência dos usuários;
  • instrumentalização;
  • aplicação;
  • prevenção de erros e bugs.

As ferramentas de Application Performance Monitoring trabalham para entender o motivo de determinado sistema estar com lentidão ou não funcionar em horários específicos.

Com isso, problemas relacionados à conexão com dependências de aplicativos, consultas SQL lentas e gargalos ao nível de infraestrutura ou integração, podem ser identificados rapidamente.

Qual a importância do Application Performance Monitoring?

O APM promove o gerenciamento completo dos aplicativos, seja por meio de soluções em cloud, servidores virtuais, físicos, entre outros. Em outras palavras, esse recurso permite o monitoramento de todas as transações de negócio em qualquer camada (do código ao usuário final) de suas plataformas integradas.

Um diferencial que precisa ser mencionado é a automatização de todo esse processo, afinal, antigamente, toda etapa de monitoramento era feita manual e somente pela equipe de TI. 

Veja as 3 principais vantagens fundamentais do APM

Confira a seguir as principais vantagens do Application Performance Monitoring.

1. Visibilidade Aprofundada

Com as soluções oferecidas pelas ferramentas de APM, você fica por dentro de tudo o que está acontecendo no seu ambiente digital, já que cada linha de código é verificada. Logo, é possível reduzir o MTTR (Mean Time to Resolution) dos seus incidentes, agindo de maneira rápida e precisa na resolução de problemas.

2. Gerenciamento e monitoramento ininterrupto

Poder controlar diferentes aplicações simultaneamente é o que garante o controle total do seu sistema. Softwares, infraestrutura e experiência do usuário estão sempre sob os olhos do APM, que lê milhões de métricas todos os dias, 24 × 7.

3. Diagnóstico imediato e alerta automático

Por fim, você ou o gestor de TI podem configurar o Application Performance Monitoring para serem enviados sinais de alerta em caso de problemas nos softwares ou quando o nível de performance do sistema estiver muito abaixo. 

Fora isso, a ferramenta gera relatórios automáticos que auxiliam os membros da equipe de TI a compreenderem o desempenho de toda infraestrutura digital da empresa.

Quais são as dimensões dos serviços de APM?

Conforme alegam especialistas, estas são as dimensões presentes no Application Performance Monitoring: 

  • end user experience;
  • runtime application architecture;
  • business transactions;
  • deep dive component monitoring;
  • analytics/reporting.

End User Experience

A maneira que é realizado o monitoramento da experiência do cliente pode ser tanto sintética/proativa, quanto real. A primeira opção é mais comum, em que são utilizados robôs emuladores para simular o comportamento do usuário real. Entretanto, os dois tipos servem para criar dashboards e disparar alarmes sempre que algo não estiver nos conformes.

Runtime Application Architecture

O uso do Runtime Application Architecture é muito importante, considerando que, atualmente, boa parte das aplicações se encontram distribuídas e descentralizadas. 

Assim, a geração de um desenho transacional atualizado automaticamente é uma das muitas funcionalidades oferecidas pelas soluções em APM.

Business Transactions

Ao falarmos em Business transactions, podemos usar os seguintes exemplos: número de pedidos, número de vendas de um e-commerce por hora e quantidade de chamadas de uma API. Em síntese, é essencial que o profissional responsável pelo serviço de APM conheça as principais business transactions da sua empresa e os seus requisitos de desempenho.

Deep Dive Component Monitoring

O monitoramento detalhado dos componentes de software e hardware faz com que a resolução de problemas se dê de forma mais ágil. Porém, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar as aplicações, pois muitas vezes esses dados são gerados com a instrumentalização das aplicações.

Analytics/Reporting

O Application Performance Monitoring oferece ferramentas completas de análise após a coleta de informações provenientes das aplicações e infraestruturas.

Conheça a solução da Santo Digital para APM

A Santo Digital oferece serviços em cloud computing há anos, com clientes satisfeitos em todo território nacional. Desse modo, a empresa resolveu lançar o seu próprio software de Application Performance Monitoring, que visa não somente melhorar a performance das aplicações, mas também aumentar a disponibilidade e garantir a redução de custos com troubleshooting.

Confira alguns dos principais benefícios dessa ferramenta:

  • capacidade de medir em tempo real a performance de sua aplicação desde a requisição no front end até a execução da query no banco de dados. Medindo o tempo de resposta de todas as etapas instrumentadas pelo software;
  • identificar gargalos em aplicações ou infraestrutura;
  • poderosa ferramenta para “troubleshooting”, mitigando os “conflitos tradicionais” entre os times de infraestrutura;
  • apontando a causa raiz dos bugs;
  • consegue medir a experiência do usuário, apontando as principais funcionalidades de sua aplicação e seu desempenho.

O software de APM da Santo Digital é completo e está pronto para te ajudar a gerenciar todas as aplicações da sua empresa. Para saber mais, visite nosso site e fale com um dos nossos especialistas.

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