Guia completo sobre como fazer a modernização de infraestrutura

Home Managed Services
Guia completo sobre como fazer a modernização de infraestrutura
modernização de infraestrutura

Guia completo sobre como fazer a modernização de infraestrutura

A modernização de infraestrutura depende da inserção das novas tecnologias e da inteligência digital nos departamentos empresariais. Os empreendimentos que visam o sucesso precisam implementar ferramentas virtuais para aumentar a produtividade dos colaboradores. As soluções tecnológicas interferem no desempenho das equipes e produzem uma série de benefícios para a gestão do negócio.

As tecnologias conferem praticidade e agilidade às rotinas de empresas de pequeno, médio e grande porte de todos os segmentos do mercado. Elas estão presentes no universo empresarial, fazem parte dos equipamentos utilizados para a realização de tarefas e ajudam na otimização de tempo dos colaboradores. Sendo assim, a modernização da infraestrutura deve ser o foco dos empreendimentos.

As soluções tecnológicas são planejadas para o uso profissional, com o objetivo de atender às necessidades das empresas que precisam se adequar ao fenômeno da transformação digital. Os negócios que ainda não se adaptaram precisam fazê-lo com urgência para não serem excluídos do mercado em virtude da rejeição de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Você quer saber o que significa modernizar a infraestrutura de TI e qual é o momento certo de realizar essa modernização? Continue a leitura deste post!

O que é a modernização da infraestrutura?

Modernizar a infraestrutura quer dizer se adaptar aos equipamentos modernos e às tecnologias atualizadas. A modernização é o que os negócios devem fazer para continuar ativos no mercado e sobreviver no universo corporativo — que está cada vez mais competitivo. Isso exige investimentos em novas ferramentas virtuais, que são criadas para aperfeiçoar os sistemas ou substituí-los.

As empresas necessitam aderir a essas tendências e estar continuamente atualizadas para obter melhores resultados — externos e internos. A modernização da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) é um processo indispensável para aumentar a produtividade dos times, a eficiência dos processos, a assertividade dos gestores, a precificação acertada dos produtos, o monitoramento dos indicadores e outros pontos.

Qual é o momento certo de modernizar?

O momento certo de modernizar a infraestrutura será determinado pelos gestores da empresa, que usarão alguns sinais como base para essa decisão. Os profissionais devem averiguar a produtividade dos times internos por meio de uma pesquisa sobre os últimos seis meses. É necessário fazer benchmarking para comparar o nível de produção ao de outras empresas com estrutura modernizada.

O gestor encontrará um parâmetro mais preciso para saber se sua empresa está ficando para trás em relação aos procedimentos e às tecnologias. Outros fatores a serem avaliados são:

  • segurança das estruturas;
  • ameaças virtuais;
  • probings;
  • malwares;
  • spywares;
  • vírus;
  • worms;
  • backdoors.

As empresas podem se tornar alvos de ataques constantes — que são muito prejudiciais para a reputação. Caso estejam ocorrendo invasões ou sequestro de dados, é sinal que a infraestrutura está obsoleta e precisa ser modernizada. 

Os custos elevados com reparos de equipamentos que não geram retorno financeiro é outro fator que aponta a necessidade de modernização. A estagnação do negócio também revela que é preciso investir em inovações tecnológicas.

Por que é importante modernizar a infraestrutura?

A modernização de infraestrutura é muito importante para o sucesso do empreendimento e deve ser uma prioridade para manter a competitividade diante da concorrência. A renovação oferece diversas vantagens às empresas que conseguem otimizar seus processos, aumentar a segurança, melhorar o desempenho e muito mais. Veja, a seguir, a importância desses investimentos!

Realização de inventário

Para modernizar a infraestrutura, é necessário fazer um planejamento — que terá um ponto de partida delimitado. Os profissionais responsáveis farão um mapeamento de todos os equipamentos e das soluções que a empresa utiliza, criando o inventário. No documento, constarão os ativos contratados e adquiridos, os componentes do parque tecnológico, os aparelhos e os sistemas utilizados.

Durante o mapeamento, os gestores perceberão quais recursos estão subutilizados ou ociosos e que devem ser substituídos ou aprimorados — para continuar fazendo parte da infraestrutura. Durante os expedientes de trabalho, são utilizados diversos softwares e dispositivos instantaneamente, que não podem estar ultrapassados para oferecer um bom desempenho.

Fechamento de parcerias estratégicas

Invista em automação e aposte na integração dos ativos para o fechamento de parcerias estratégicas. O setor de TI deve buscar soluções que possam ser utilizadas em conjunto com os parceiros, fornecedores e clientes que já utilizam tecnologias em seus processos. Os investimentos em atualização do parque tecnológico poderão atrair investidores e ajudar a encontrar novas parceiras.

Os gestores precisam ter visão da infraestrutura disponível e utilizar esse conhecimento para modernizar os sistemas e procedimentos internos. Uma excelente ideia é fazer a integração dos dispositivos e serviços em um único local, bem como utilizar a automação e monitorar os equipamentos utilizados diariamente pelos colaboradores. As soluções podem ser terceirizadas ou internas.

Otimização dos espaços

Modernizar a infraestrutura de TI ajuda a otimizar os espaços dentro das estruturas físicas ou virtuais da empresa. O ambiente físico é otimizado por meio da aquisição de equipamentos modernos e adequados, que poderão oferecer melhor desempenho aos colaboradores. As estações organizadas e bem posicionadas dentro dos escritórios melhoram a produtividade da equipe.

A otimização do espaço virtual está relacionada à hierarquização e à arquitetura da informação. Com a modernização da infraestrutura, os colaboradores poderão aproveitar melhor os recursos computacionais referentes ao processamento e armazenamento de dados, bem como obter mais velocidade e melhor performance no acesso aos dados enquanto realizam suas tarefas de rotina.

Uso de soluções mais versáteis

A atualização da infraestrutura de TI envolve o uso de soluções que integram ferramentas e funcionalidades em ambientes virtuais. Os sistemas oferecem versatilidade, diminuem o trabalho de gestão de TI e asseguram a compatibilidade na realização de atividades que pertencem a uma cadeia produtiva. A tecnologia evita retrabalhos e elimina a redundância em processos de adaptação, conversão e conferência.

Os dispositivos e serviços atualizados são mais fáceis de utilizar e monitorar. Os sistemas de gerenciamento já contam com suporte em Cloud Computing e oferecem inúmeras vantagens. A principal delas é a segurança das informações, que pode ser obtida por meio de soluções terceirizadas — que estão disponíveis por preços acessíveis na Rede Mundial de Computadores.

Como fazer a modernização de infraestrutura?

Existem várias formas de começar a modernizar a infraestrutura de TI de uma empresa, mas o fator que deve ser levado em consideração é a possibilidade de migração do seu ambiente para a nuvem. Esse é o melhor caminho para tornar os processos mais eficientes, obter segurança e todos os benefícios da modernização das soluções.

Ter a infraestrutura em cloud (ou nuvem) é a melhor estratégia para os negócios que desejam alcançar escalabilidade e se consolidar no mercado. Vale destacar que é relevante contratar parceiros que compartilhem a responsabilidade sobre a segurança das informações. Há organizações especializadas no segmento que oferecem ambientes seguros e permitem aos gestores definir as autorizações de acesso.

Sistemas em cloud oferecem mais segurança do que um servidor local, que pode ser invadido por hackers. As soluções tecnológicas permitem o uso de recursos avançados de criptografia, armazenamento seguro de arquivos na Internet, sistema de recuperação de dados e bloqueio contra invasores. As ferramentas funcionam na nuvem e oferecem mobilidade aos colaboradores para o desenvolvimento de projetos.

Quais são as vantagens da modernização?

Os investimentos na modernização de infraestrutura de TI em cloud aproximam a empresa do seu público-alvo. O software Customer Relationship Management (CRM) facilita a gestão de relacionamento com o cliente, pode ficar hospedado em cloud e ser utilizado juntamente ao Big Data para rastrear hábitos de compra dos consumidores. Observe, abaixo, as principais vantagens de modernizar o parque tecnológico.

Integração

Uma das principais vantagens do uso de tecnologias atualizadas é a integração dos departamentos da empresa e dos times que trabalham em diversas áreas. Um negócio que conta com sistema integrado tem diversas necessidades supridas e, dificilmente, terá atrasos em suas demandas internas. Uma solução de gestão possibilita a troca de informações em tempo real.

Com as informações à disposição, os gestores conseguem elaborar estratégias e tomar decisões mais acertadas. Serviços e produtos são criados com o objetivo de fidelizar os clientes. Além de modernizar as soluções tecnológicas, os investimentos em infraestrutura ajudam o negócio a se posicionar no mercado e a obter ótimos lucros.

Bom desempenho

A modernização da infraestrutura de TI aumenta o desempenho dos colaboradores e da empresa em diversos aspectos. Os serviços remotos permitem que os colaboradores realizem tarefas em home office, a partir de qualquer lugar do mundo e a qualquer horário do dia. As tecnologias mobile possibilitam mensurar e monitorar as atividades dos times, mesmo que o gestor esteja distante.

Armazenamento

Outro benefício de modernizar a infraestrutura de TI é o armazenamento de um enorme volume de informações coletadas em tempo real. Os profissionais de liderança necessitam realizar a segmentação dos dados para que sejam transformados em indicadores e, posteriormente, se tornem estratégias para conquistar o mercado. As empresas estão utilizando o sistema Business Intelligence para expandir seus negócios.

Redução de custos

A redução de custos é uma consequência da modernização da infraestrutura de TI e da migração de dados para a nuvem. Os gestores diminuem os gastos com infraestrutura local, backup, data centers físicos, equipamentos e soluções que exigem altos investimentos. Ao adotar novas tecnologias, não é mais necessário comprar hardwares, softwares e toda uma infraestrutura apropriada para o uso.

Os investimentos em soluções na nuvem requerem o pagamento apenas dos recursos que realmente serão usados pela empresa. Consequentemente, há uma grande economia para o negócio, que deixará de arcar com os custos referentes aos times de TI. Não será mais necessário contratar diversos profissionais especializados para atender os ambientes virtuais da organização.

Mobilidade

A mobilidade é uma das tendências que tem se mostrado vantajosa para os empreendimentos. Isso significa que todas as ferramentas utilizadas pelos colaboradores de uma empresa foram disponibilizadas na Internet e que as equipes poderão trabalhar onde e quando quiserem. Além disso, os times poderão trabalhar simultaneamente em um único documento para ganhar agilidade.

Disponibilidade

A alta disponibilidade é outra vantagem de modernizar a infraestrutura de TI em cloud. Esse aspecto assegura que um ambiente estará disponível e poderá ser acessado continuamente, sem interrupções decorrentes de falhas das tecnologias. Esse benefício é difícil de ser obtido internamente, mas, com os servidores na nuvem, o acesso ao data center estará garantido.

Escalabilidade

A adoção de soluções tecnológicas promovem a escalabilidade do negócio, já que aumenta o número de usuários, de transações e processos sem apresentar empecilhos. As soluções em cloud acompanham o crescimento da empresa e das demandas do negócio instantaneamente ou em tempo real, e flexibilizam a redução ou o aumento do espaço para o armazenamento das informações.

Os serviços na nuvem são contratados sob demanda. Desse modo, os empreendimentos analisam as suas necessidades e contratam somente o que precisam para a realização das suas tarefas diárias. Se os gestores perceberem que é necessário diminuir ou aumentar os recursos contratados, solicitam a mudança pelo painel de controle, de modo prático e simples.

Confiabilidade

A segurança do armazenamento de dados e dos processos é ampliada através de soluções em cloud. As empresas correm menos riscos de sofrer ataques virtuais ou de ter suas informações sequestradas por pessoas mal intencionadas, e ganham confiabilidade. As práticas e as políticas da terceirizada facilitam o controle rigoroso de acessos e eliminam a necessidade do uso de VPN, antivírus e firewall.

Compliance

A modernização da infraestrutura de TI em cloud faz com que as empresas estejam em conformidade com as normas do setor. Os processos de backup são melhorados e os gestores têm mais possibilidade e controle para se adequar às exigências das auditorias. Isso significa que as suas equipes poderão focar no desenvolvimento de novas estratégias.

Quais são as soluções e os recursos disponíveis?

Entre as principais soluções e os recursos disponíveis, estão as consultorias e implantação de soluções na nuvem. As empresas especializadas oferecem aplicativos ideais para as cargas de trabalho e podem ajudar a criar um roteiro estratégico para a migração do seu ambiente para cloud. Os consultores oferecem um diagnóstico detalhado e indicam as mudanças necessárias.

A SantoDigital é uma empresa de consultoria especializada em cloud computing que oferece serviços focados em nuvem, monitoramento de ambiente, serviços gerenciados e muito mais. A sua equipe realiza a implementação do Google Workspace e Google Cloud Platform para aprimorar a comunicação e a colaboração entre os times. Além disso, fornece suporte 24X7 para sanar todas as dúvidas dos clientes.

Esse é o guia completo sobre como fazer a modernização de infraestrutura. Há uma infinidade de soluções e recursos disponíveis para a atualização do seu parque tecnológico. Nos dias de hoje, os gestores podem contar com Google Workspace, Google Cloud Platform e outros produtos ou serviços gerenciadores, bem como suporte de TI e treinamentos fornecidos pela SantoDigital.

Você quer saber mais sobre as novas tecnologias e seus benefícios para as empresas? Siga-nos nas redes sociais e confira outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no YouTube e no Instagram!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: