Armazenamento de dados: o que é e como aplicar em seu negócio?

Home Cloud Computing
Armazenamento de dados: o que é e como aplicar em seu negócio?
Armazenamento de dados

Armazenamento de dados: o que é e como aplicar em seu negócio?

A transformação digital apresentou para as empresas um mundo de possibilidades por meio da captura e análise do vasto volume de informações que circulam pela internet: o Big Data. 

O estudo de dados se tornou o maior aliado nas tomadas de decisão de negócios e na produção de insights valiosos. É por isso que qualquer empreendimento, independentemente do seu tamanho ou setor, precisa investir em uma estratégia para o armazenamento de dados.

Coletar e armazenar dados são ações prioritárias para dar passos seguros em um mercado tão competitivo, permitindo traçar planos que sejam bem embasados.

No entanto, essa iniciativa deve ser feita de forma planejada. Se o processo não for feito de forma eficiente e pensada, pode não gerar os resultados esperados e até causar desperdícios.

Logo, é considerável entender em detalhes como o armazenamento de dados funciona e quais são as melhores práticas para fazê-lo com sucesso. Continue a leitura deste post para se informar sobre o assunto e escolher o melhor para o seu negócio. Aproveite!

O que é o armazenamento de dados?

O armazenamento de dados é um processo que inclui métodos e tecnologias aplicadas para guardar, organizar e tornar acessível as informações digitais de uma empresa. A ideia é preservar a integridade das informações, mantendo-as seguras, integradas e facilmente localizáveis no longo prazo.

Se você parar para pensar, o armazenamento de dados digitais não é um assunto inteiramente novo. Desde o começo do uso de computadores, pessoas usam CDs e pendrives, por exemplo, para guardar suas informações.

Com o tempo, essas tecnologias evoluíram e, hoje, existem sistemas robustos que permitem que esse processo seja feito de forma mais flexível e estratégica.

Por que o armazenamento de dados é tão importante?

Cuidar do armazenamento de dados da empresa é importante para conservar as informações e mantê-las seguras. Sem uma estratégia nesse sentido, dados podem se perder ou ser danificados. Se a ideia é usar os dados para gerar insights para o negócio, o ideal é que eles sejam confiáveis e estejam protegidos.

No mais, o uso de bancos para armazenamento de dados permite que as informações sejam estruturadas, facilitando a leitura e a consulta. Essa ideia vai de encontro ao dinamismo e a flexibilidade que o mercado pede hoje.

Profissionais precisam tomar decisões importantes em pouco tempo e precisam de dados para ter certeza dos novos caminhos a serem traçados. Logo, é fundamental que esse acesso seja facilitado, inclusive de diferentes locais e dispositivos.

Quais são os principais tipos de armazenamento de dados disponíveis?

O armazenamento de dados pode ser feito de diferentes formas, com base em tecnologias diversas e para necessidades de negócio variadas. Entre os seus muitos tipos, destacamos:

  • DAS (Direct Attached Storage): é uma sigla que significa “Armazenamento Ligado Diretamente” e diz respeito a formas de armazenamento que demandam um hardware, ou seja, os dados são conectados com uma fonte física como HDs, pendrives, etc. É uma solução pouco flexível para altos volumes de dados;
  • NAS (Network Attached Storage): é um método de Armazenamento Ligado à Rede, ou seja, onde diferentes computadores estão conectados a um sistema interno que guarda informações com suporte de um servidor. É uma solução que possibilita a centralização e controle de dados, uma vez que só os usuários com máquinas ligadas à rede podem consultá-los;
  • Armazenamento na nuvem: uma solução muito usada hoje, simples e extremamente flexível. A tecnologia Cloud Computing dispensa a necessidade de uma estrutura física e o armazenamento de dados é realizado em um ambiente virtual que pode ser acessado de forma remota e de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Quais são as vantagens de investir em um sistema de armazenamento de dados para minha empresa?

Armazenar dados de forma eficiente traz muitos benefícios para um negócio. Conheça alguns deles a seguir.

Sustentabilidade e economia de espaço

Investir em um sistema de armazenamento de documentos como uma solução digital é uma excelente forma de economizar espaço, eliminando a necessidade de ter arquivos físicos. Isso, acima de tudo, é uma atitude sustentável e ainda possibilita a redução de custos com papel e espaço físico.

Escalabilidade

O armazenamento de dados digital é facilmente escalável. Dependendo da solução escolhida, com o aumento do volume de informações, basta fazer upgrades e expansões para continuar guardando seus dados com a mesma facilidade e segurança.

Produtividade

O tempo que a equipe perde tentando localizar informações ou manualmente preenchendo formulários e documentos é economizado quando dados estão digitalmente disponíveis e a poucos cliques de distância. Isso eleva a produtividade do time e ainda contribui para melhorar a experiência do usuário.

Integração dos dados

Um dos maiores ganhos de uma estratégia de armazenamento de dados é ter todas as informações centralizadas no mesmo lugar. Isso facilita muito a organização e a consulta, para que elas gerem de fato mais conhecimento e insights para a equipe.

Como aplicar o armazenamento de dados de forma eficiente no negócio?

Todos os tipos de negócios, os grandes e os pequenos, possuem dados para serem gerenciados. Escolher uma boa ferramenta pensando no presente e no futuro da organização é fundamental para manter informações disponíveis, seguras e organizadas. Veja o que você precisa ter em mente para fazer isso da melhor forma.

Tenha uma política de gestão de dados

Apenas coletar e armazenar todo e qualquer dados não é um posicionamento tático. É preciso pensar em diretrizes sobre como e por que essas informações serão guardadas. Esse é um assunto especialmente sensível quando lidamos com dados dos clientes, sobretudo diante da LGPD.

Logo, considere as necessidades do seu negócio e formule regras para uma gestão de dados mais segura. Comunique as decisões a toda equipe para que todos entendam assuntos como classificação de informações, privacidade, senhas de acesso, entre outros.

Conte com empresas especializadas em infraestrutura de TI para iniciar a implantação

Para tirar o máximo de proveito do sistema de armazenamento de dados escolhido, conte com um fornecedor especializado no assunto e que ofereça o suporte necessário que você e sua equipe precisam para lidar com a ferramenta e suas funcionalidades.

Prefira contratar empresas que tenham uma boa infraestrutura de TI e que ofereçam soluções de qualidade. Esse passo é fundamental para ter uma ferramenta que funcione como aliada do seu negócio e que possa ser escalável no futuro.

Prefira o armazenamento de dados na nuvem

Quando o assunto é escalabilidade, soluções na nuvem são ideias. Nos últimos anos, essa tecnologia avançou muito, de forma que é possível armazenar dados com a máxima segurança em ambientes totalmente digitais e modernizar por completo a infraestrutura do negócio.

Soluções de Cloud Computing hoje oferecem acesso bloqueado por senha e muitas outras funcionalidades. O armazenamento na nuvem é mais flexível e inteligente. Os dados não estão atrelados a uma rede ou máquina específica. 

Assim, fica mais fácil guardar, processar e transferir dados, melhorando consideravelmente os processos internos.

Assim, no caso de uma pane, pode-se ter acesso às informações de qualquer dispositivo com acesso à internet, a qualquer hora e de qualquer lugar.

Qualquer tipo de empresa gera informações, portanto, lidar com o armazenamento de dados é um tema que demanda atenção. Como você viu, são muitas as opções disponíveis e cabe ao gestor entender qual é a melhor para o seu negócio.

Com boas práticas em mente, você conseguirá fazer um investimento acertado que gerará muitos benefícios para seu empreendimento, colaborando para a segurança, a produtividade e o desempenho.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre o armazenamento de dados? Não pare por aqui: conheça agora 8 benefícios de usar uma solução virtual para a guarda de informações!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: