Entenda a importância de um sistema escalável de dados

Home Big Data
Entenda a importância de um sistema escalável de dados
entenda-importancia-de-um-sistema-escalavel-de-dados

Entenda a importância de um sistema escalável de dados

Em um mundo perfeito, negócios poderiam construir exatamente o tipo de infraestrutura de TI de que precisam, e essa infraestrutura teria a quantidade certa de recursos para acomodar clientes existentes e se preparar para novos contratos no futuro.

Entretanto, a realidade hoje mostra que a maioria das empresas não tem o que é preciso para criar essa infraestrutura de rede ideal. Por isso, contar com um sistema escalável de dados é muito importante para qualquer negócio.

Serviços em nuvem são, muitas vezes, a única forma de preencher essa lacuna, dando às empresas acesso à tecnologia necessária para ampliar, diminuir e acomodar seu atual ambiente de negócios.

Hoje, você entenderá o que é escalabilidade, quais são as vantagens de um sistema escalável de dados e como escalar com o Google Cloud.

O que é escalabilidade?

Um sistema escalável de dados é aquele que tem a capacidade de continuar a funcionar bem quando seu contexto é alterado em tamanho ou volume para atender à necessidade de um usuário.

Escalabilidade é também a habilidade de não só funcionar bem em situações redimensionadas, mas também de tirar proveito delas.

Por exemplo: um sistema é escalável se ele puder ser movido de um sistema menor para um maior — e aproveitar ao máximo esse segundo em termos de desempenho.

Por que um sistema escalável de dados é importante?

Negócios precisam crescer para alcançar o sucesso. Se a sua empresa não está preparada para esse crescimento de uma perspectiva da TI, ela pode não obter os resultados desejados.

Digamos, por exemplo, que você invista em uma campanha de marketing gerando novos clientes em potencial, e que o tráfego do seu serviço ou produto aumenta de 1000 acessos diários para 5000 visitas do dia para a noite.

Se você não está pronto para esse aumento maciço, seu site pode cair. E todos esses clientes em potencial se lembrarão que a sua empresa tem um site ruim e irão a procura da concorrência.

Por outro lado, se o seu negócio funciona em ciclos, com pontos altos de procura e pontos baixos previsíveis, você pode redimensionar os recursos de computação adquiridos junto ao seu fornecedor durante esses pontos de baixa.

Comprando apenas o que precisa, você economiza dinheiro e diminui seus custos operacionais. Um sistema escalável de dados, portanto, significa flexibilidade — e permite que você atenda melhor às necessidades comerciais específicas conforme elas surgem.

Como escalar com o Google Cloud?

Google Cloud Platform permite que você construa e execute aplicações de forma fácil, econômica, escalável e resiliente. Serviços integrados como o Google Compute Engine Autoscaler facilitam a adaptação dos recursos contratados à medida que a demanda surge.

E, com o modelo de preços do Google, você paga por minuto e recebe automaticamente o melhor preço com descontos de uso sustentado — sem precisar fazer nenhum cálculo complicado ou planejar reservas.

Quando tráfego ou carga aumentam, o Autoscaler adiciona recursos para lidar com a atividade extra. Da mesma forma, ele remove recursos quando o tráfego ou carga diminui para ajudá-lo a poupar dinheiro. Executando essas ações automaticamente, com base nas regras de escala definidas por você, o serviço não requer intervenção humana depois de configurado.

Um sistema escalável de dados faz toda a diferença, quer seu negócio esteja começando ou já tenha se estabelecido no mercado. Afinal, crescer é sempre o objetivo, e fazê-lo com o suporte do Google Cloud Platform é uma vantagem competitiva.

Gostou desse post? Assine a newsletter da SantoDigital para receber mais conteúdos como este em seu e-mail!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: