Você pode nunca ter precisado transferir dados entre contas do Google na sua empresa, mas pode vir a precisar um dia. Por isso, é sempre bom se manter informado de como proceder, em quais casos é permitido realizar essa troca por meio de ferramentas ou não e o que pode ser feito nos casos em que não há compatibilidade. Além disso, é um caso que pode acontecer com qualquer organização,
Que descobrir como transferir dados de produtos Google, caso seja necessário? Confira o nosso artigo de hoje!
Ferramentas para a transferência de dados entre contas
Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que a troca de dados pela ferramenta do Google só pode ocorrer no caso de contas conflitantes. O que isso significa?
Que você criou duas contas com o mesmo e-mail do Google — uma conta Google e uma no Google Apps, atualmente Google Workspace, por exemplo. Nesse caso, o próprio Google auxilia, por meio dessa ferramenta, a transferência.
É bem simples e há duas formas de ser feito: quando você fizer login na conta conflitante, pode acessar a ferramenta e iniciar o processo de transferência; ou então começar o processo pelo Painel do Google após ter mudado seu nome de login. Veja quais são os produtos que possuem a ferramenta de transferência de dados para contas conflitantes:
- Google Adwords;
- Google Adsense;
- Google Analytics;
- Google Places;
- Grupos do Google;
- YouTube;
- Álbuns do Picasa.
Processo manual de transferência
Se não for este o caso e for preciso realizar a transferência entre e-mails diferentes, ela terá que ser feita de forma manual. Para isso, em primeiro lugar, você deve renomear a sua conta onde estão os dados atualmente e fazer o login nela normalmente.
Cada produto possui suas especificidades em relação à transferência de contas. Se o produto não permitir a troca de contas, neste último caso, você pode realizar o compartilhamento de dados para a nova conta, deixando a anterior em desuso.
Cuidados com produtos que utilizam anúncios
Se você for realizar a transferência com contas vinculadas a anúncios, cuidado! Muitas contas estão ligadas entre si (por exemplo, Google Adwords e YouTube; ou Google Adwords e Google Place).
Caso você não transfira as contas de todos esses produtos vinculados, é bem provável que ocorram problemas na hora de gerar relatórios das plataformas. Erros desse tipo podem comprometer a produtividade e a eficiência dos setores responsáveis pelo monitoramento desses produtos. Como deu para perceber, não há a possibilidade de união de todos os dados em uma mesma conta, apenas a transferência de dados entre elas.
photo credit: EL 75% DE LAS EMPRESAS INVERTIRÁ EN BIG DATA DURANTE LOS PRÓXIMOS DOS AÑOS via photopin (license)