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Lead tracking: como otimizar a gestão de leads no seu negócio

  • Por: SantoDigital
  • maio 17, 2024
  • 6 minutos
Setas simulando lead tracking

No mundo altamente competitivo dos negócios, otimizar a gestão de leads é um passo fundamental para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, sem uma abordagem sistemática como o lead tracking, muitas oportunidades valiosas podem se perder pelo caminho.

Quer entender em profundidade o real interesse dos potenciais clientes no seu negócio e as melhores soluções para impulsionar o seu ritmo de crescimento?

Neste post, vamos esclarecer o papel do lead tracking para aumentar suas conversões e como utilizar esse recurso de forma adequada, incluindo o uso do AppSheet para simplificar e otimizar o processo. É só continuar a leitura!

O que é lead tracking?

Lead tracking, ou rastreamento de leads, é o processo de monitorar e gerenciar as interações dos leads (potenciais clientes) com a sua empresa ao longo do ciclo de vendas.

É um trabalho que envolve o acompanhamento de todas as ações e engajamentos dessas pessoas, desde o momento em que elas são identificadas até a conversão em clientes.

Por exemplo, visitas ao site, interações em mídias sociais, abertura de e-mails, downloads de conteúdo e qualquer outra interação relevante que possa indicar o interesse e o engajamento do lead.

Isso geralmente é feito usando ferramentas de software, como sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM – Customer Relationship Management).

O objetivo do lead tracking é aumentar a eficiência da empresa ao investigar e entender o comportamento dos seus potenciais consumidores, desvendando seus reais interesses e necessidades.

Assim, o desafio de criar estratégias personalizadas para aumentar as chances de conversão se torna mais simples e produz melhores resultados.

Como o lead tracking funciona?

O lead tracking é um processo contínuo e iterativo que envolve a coleta, análise e utilização de dados para gerenciar e nutrir leads, com o objetivo final de convertê-los em clientes satisfeitos.

Basicamente, esse trabalho funciona por meio do uso de ferramentas e técnicas voltadas para o monitoramento e registro das interações com a empresa.

Para começar, é feita a identificação dos leads, que são indivíduos ou empresas que demonstraram interesse nos produtos ou serviços da sua empresa de alguma forma, como:

  • preenchendo um formulário de contato;
  • baixando um eBook;
  • assinando uma newsletter.

Depois que um lead é identificado, são coletados dados relevantes sobre ele, como nome, endereço de e-mail, cargo, empresa, histórico de interações anteriores etc.

Dados estes que geralmente são capturados por meio de formulários em sites, landing pages, interações em mídias sociais, e-mails, entre outros canais.

Então, as informações coletadas são armazenadas em um sistema centralizado, como um software de CRM ou uma plataforma de automação de marketing.

Isso permite que todos os membros da equipe tenham acesso às informações atualizadas em tempo real, à medida que os leads interagem com a sua empresa.

Os dados coletados são usados para segmentar os leads em grupos com características semelhantes e, consequentemente, para personalizar as estratégias de marketing e vendas de acordo com as necessidades e interesses específicos de cada grupo.

O progresso dos leads ao longo da jornada de compra é acompanhado de perto, a fim de medir a eficiência das estratégias de nutrição, bem como manter seu engajamento e interesse ao longo do tempo.

Por fim, os resultados são analisados regularmente para identificação de padrões, tendências e áreas de melhoria do lead tracking.

Por que fazer o controle do lead tracking?

Fazer o controle do lead tracking oferece insights valiosos sobre como os clientes em potencial interagem com a sua empresa. Logo, ele representa uma peça fundamental para maximizar o desempenho das estratégias de marketing e vendas.

aumentar a satisfação do cliente e impulsionar o crescimento dos negócios.

Segmentação dos leads

O lead tracking permite segmentar os leads com base em diferentes critérios, como perfil demográfico, comportamento online, interesse nos produtos ou serviços, entre outros.

Graças a essa segmentação, time de marketing da empresa é capaz de estabelecer uma abordagem mais personalizada, direcionando mensagens e ofertas específicas para cada grupo de leads, em cada estágio na jornada de compra.

Isso significa que o seu negócio estará mais apto a entregar conteúdos que ressoem com as necessidades específicas de cada grupo de leads, ampliando as chances de conversão.

Acompanhamento da jornada de compra

Outro motivo para implementar o controle do lead tracking na empresa é otimizar a sua compreensão sobre a jornada de compras. Acompanhar todas as interações dos leads de maneira eficiente oferece insights valiosos para a tomada de qualquer decisão.

Nesse processo, mais do que entender melhor o comportamento do consumidor, os gestores também identificam os pontos de fricção que precisam ser corrigidos para uma melhor experiência do cliente, bem como para aumentar as taxas de conversão e retenção.

Direcionar o foco para leads qualificados

Identificar e priorizar os leads mais qualificados é o segredo para direcionar corretamente recursos e esforços das equipes de vendas e marketing. O lead tracking é um excelente aliado nessa missão.

A partir daí, sua empresa consegue estar presente nos canais certos, na hora certa e transmitir a sua mensagem com mais assertividade.

Redução do ciclo de vendas

Uma vez que a empresa identifica os leads qualificados mais rapidamente e os nutre com conteúdos relevantes ao longo do processo de compra, tem-se a redução do tempo necessário para convertê-los em clientes.

Isso significa fechar negócios mais rapidamente, aumentar a receita e melhorar o retorno sobre o investimento em marketing e vendas. O controle do lead tracking resulta em um ciclo de vendas mais curto e em uma maior eficiência operacional.

Como fazer a gestão de leads?

A gestão de leads com o lead tracking é uma estratégia poderosa para maximizar as oportunidades de negócio. Para tanto, é importante seguir algumas práticas recomendadas. Confira algumas delas a seguir.

Defina métricas

O ponto de partida para uma boa gestão de lead é estabelecer métricas claras para acompanhar o desempenho das suas estratégias de lead tracking.

Com isso, a empresa obtém uma avaliação mais precisa do progresso e identificação de áreas que precisam de melhoria. Algumas métricas importantes incluem:

  • taxa de conversão por etapa do funil;
  • tempo médio no funil de vendas;
  • valor médio de venda por lead;
  • novos leads criados por origem, entre outras.

Lembrando que, a definição dessas métricas depende da realidade de cada empresa e do cenário em que ela está inserida.

Desenvolva um método para atrair clientes

Além de trabalhar com métricas bem definidas, no lead tracking é importante desenvolver estratégias eficazes de atração para alimentar o pipeline de leads.

Isso pode envolver a criação de conteúdo relevante, otimização de SEO, campanhas de mídia paga e participação em eventos do setor. Ao atrair leads qualificados, aumentam-se as chances de conversão em clientes.

O ideal é utilizar uma variedade de táticas de marketing para criar conteúdo e campanhas que impactem o seu público-alvo de forma certeira, e direcionem tráfego qualificado para suas páginas de destino.

Verifique a origem dos leads

No lead tracking, compreender como cada ponto de interação contribui para a geração de leads, e sobretudo como eles se diferenciam é a chave para maximizar o resultado dos seus investimentos em marketing.

Identifique de onde vêm seus leads e quais canais de marketing estão gerando os melhores resultados. Assim você pode alinhar as abordagens ideais para cada um deles.

O retorno sobre o investimento é maior quando coordena processos diferentes para cada grupo de leads.

Selecione leads qualificados para ações de venda e marketing

Personalizar as mensagens e ofertas é mais uma das atribuições fundamentais para um lead tracking de sucesso, que aumente as chances de conversão. Para isso, a empresa não pode negligenciar a qualificação de leads.

Implemente critérios específicos, como orçamento, autoridade, necessidade e prazo para qualificar os leads e direcionar suas estratégias de venda e marketing de acordo com os diferentes perfis e interesses.

Neste caso, também é comum que as equipes de marketing utilizem a estratégia de lead scoring. Isto é, uma pontuação para priorizar diferentes clientes em potencial e determinar quando cada lead deve ser contactado.

Por exemplo, 2 pontos pelo engajamento dos e-mails, 4 pontos ao baixar um e-book, 10 pontos ao assinar uma newsletter ou webinar, e assim por diante. Então, determina-se uma pontuação mínima para que essas pessoas se tornem um lead qualificado.

A colaboração entre time de marketing e vendas contribuirá para garantir que os leads sejam encaminhados adequadamente pelo funil de vendas.

Mantenha o Funil de Vendas Atualizado

Para acompanhar o progresso dos leads de modo eficiente e garantir um bom relacionamento, também é indispensável que a empresa mantenha seu funil de vendas sempre atualizado, com riqueza de detalhes de todas as interações.

Assim, é possível estabelecer uma abordagem oportuna e personalizada em todas as etapas do processo de vendas. Os softwares de automação são grandes aliados nesse processo.

Usando o AppSheet para rastrear leads

Você pode simplificar o processo de captura de leads, ao mesmo tempo em que ganha insights valiosos sobre a eficácia de suas estratégias de marketing com o auxílio da tecnologia.

O AppSheet é uma plataforma de desenvolvimento de soluções próprias, que permite criar aplicativos personalizados para ajudar em diversas operações da sua rotina empresarial, inclusive no processo de lead tracking.

O aplicativo pode ser configurado, por exemplo, para coletar automaticamente dados sobre a origem de cada lead, seja por meio de uma seleção manual ou através de parâmetros de rastreamento.

Com base nesses dados, a empresa pode analisar as tendências de origem dos leads ao longo do tempo. Além de quais canais de marketing ou campanhas estão gerando mais leads de alta qualidade.

Use as ferramentas de análise do AppSheet para criar gráficos e relatórios que visualizem essas tendências de origem de maneira clara e compreensível.

À medida que você usa o aplicativo e coleta mais dados, você pode iterar, adicionar novos recursos e melhorar o app continuamente.

Para que o sucesso dessa implementação seja completo, é importante contar com um parceiro com uma parceria especializada. A SantoDigital pode potencializar sua experiência e resultados.

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A SantoDigital tem a expertise de mais de 10 anos no mercado de ferramentas digitais e uma equipe com alto nível de conhecimento para garantir o melhor uso dessas tecnologias.

O lead tracking é uma ferramenta poderosa para otimizar a gestão de leads e impulsionar o crescimento do seu negócio. Ao implementar práticas eficazes dessa abordagem, as empresas podem maximizar o retorno sobre o investimento em marketing e conquistar diversas vantagens competitivas.

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