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Triagem hospitalar: o papel da tecnologia nesse processo

  • Por: SantoDigital
  • dez 13, 2023
  • 4 minutos

A triagem hospitalar é um importante mecanismo para a identificação de urgências e priorização de atendimento nos hospitais. Afinal, os primeiros instantes de atendimento são cruciais para determinar os tipos de cuidados que cada paciente necessita e quais soluções serão adotadas.

Hoje, considerando o grande volume de pessoas que circulam diariamente nesse ambiente, é difícil pensar uma triagem bem-sucedida sem o apoio de tecnologias para auxiliar no onboarding digital e aprimorar os demais processos.

Neste artigo, entenda melhor o papel e benefícios das inovações tecnológicas na triagem hospitalar e clínicas de saúde. Boa leitura!

Quais os benefícios da aplicação de soluções tecnológicas na triagem hospitalar?

A prestação de serviço de saúde é uma tarefa complexa e bastante desafiadora. São vários os fatores que influenciam o seu bom funcionamento. Dentre eles, a parte de tecnologia é um elemento-chave para dar esse respaldo de um atendimento satisfatório.

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios de se adotar ferramentas inteligentes para automatizar a triagem em clínicas, laboratórios e hospitais.

Agilidade

Um dos primeiros e mais importantes benefícios gerados pelas soluções tecnológicas na triagem hospitalar é a agilidade que essas ferramentas proporcionam.

Com a implementação de sistemas inteligentes, as informações são concentradas em um único ambiente e atualizadas em tempo real.

Portanto, assim que ocorre a inserção de dados dos pacientes no sistema, as equipes médicas podem executar suas tarefas de forma mais objetiva e com uma visão mais clara sobre o caso.

No processo de triagem, o próprio sistema determina as ordens de prioridade sem depender da intervenção humana e com menores chances de falhas.

Por meio dos robôs da Inteligência Artificial, por exemplo, é possível fazer essa classificação inicial antes mesmo da chegada do paciente ao hospital ou Instituição de assistência médica.

Isso acontece com base nas respostas que os usuários fornecem nas conversas de chat. Então, a ferramenta consegue orientá-los e direcionar para atendimento os casos mais graves ou suspeitos.

Essas ferramentas conseguem, inclusive, acompanhar pacientes à distância, durante um período de 14 dias.

Precisão

Quando as informações são reunidas e categorizadas de uma maneira lógica, a tendência é que todos os passos e decisões tomadas no ambiente hospitalar sejam mais assertivos.

A automatização de tarefas proporcionada pelas tecnologias também agrega valor ao garantir um trabalho preciso e eficiente na triagem hospitalar e em todas as etapas do processo de atendimento.

Com a Inteligência Artificial e Machine Learning, é possível fortalecer não apenas o primeiro ponto de contato na assistência médica, mas também atividades como:

  • validação digital de laudos médicos;
  • otimização no armazenamento;
  • organização do histórico dos pacientes;
  • otimização dos pareceres técnicos.

Redução de erros

Os serviços de triagem manuais revelam uma dinâmica que torna o atendimento hospitalar mais propenso a erros e omissões. Isso não apenas afeta a agilidade do atendimento, mas também ameaça a qualidade do serviço prestado.

Nesses ambientes, o volume de informações registradas diariamente é enorme e requer bastante cuidado. É aí que a tecnologia entra como reforço para evitar lentidão e também deixar os profissionais de todas as etapas menos expostos a falhas.

As soluções em nuvem são um exemplo de como potenciar o fluxo de trabalho, facilitando o acesso aos dados. Isso tem um impacto significativo na diminuição de erros.

Quais tecnologias podem ser usadas nesse processo?

Aqui estão algumas tecnologias que podem ser usadas a favor do seu processo de triagem hospitalar.

Soluções em nuvem

As soluções em nuvem não apenas fornecem funcionalidades e recursos na era digital, mas também simplificam a centralização de informações e possibilitam a escalabilidade das demandas de trabalho sem a necessidade de adquirir novas ferramentas tecnológicas.

Além disso, os data centers em nuvem são gerenciados por empresas especializadas no assunto, que estão aprimorando a qualidade e os recursos desses ambientes, especialmente em termos de segurança.

A escolha da nuvem é sinônimo de implementar novidades na rotina de operações sem comprometer a sua fluidez. A compatibilidade dos sistemas é mais fácil quando as atividades do negócio estão alocadas na nuvem.

OCR

O OCR é uma ferramenta de reconhecimento ótico de caracteres, desenvolvida para automatizar o processo de reconhecimento e extração de textos de documentos.

Mas, o grande diferencial desta solução é a sua capacidade de identificar caracteres de diferentes formatos e transformá-los em dados legíveis e editáveis. Por exemplo, converter uma imagem em arquivo PDF.

Na prática, o OCR é bastante útil para facilitar a execução de tarefas com armazenamento de dados, preenchimento de contratos e formulários, automação de faturas, tornando o processo de triagem assertivo e ágil.

Tipificação

A tipificação de documentos, por sua vez, consiste no processo de classificação dos documentos de uma empresa conforme a sua natureza e categoria. Uma estratégia que facilita o acesso à base de dados do hospital.

Na tipificação, é possível identificar arquivos com um layout padrão, como CPF, RG, CNH e CTPS, a fim de que os profissionais consigam ser mais produtivos. Além de reduzir as chances de perdas de documentos.

Sobre o Santo iD

Para quem ainda não conhece, o Santo iD é uma plataforma de Identity desenvolvida totalmente no ambiente da nuvem, e tem como objetivo entregar um alto nível da tecnologia para a criação e funcionamento de soluções tecnológicas com o máximo de segurança e precisão.

O Santo iD é um produto dinâmico, que oferece uma gama de ferramentas para confirmação de identidades, reconhecimento e extração de textos de documentos, sempre de forma ágil e precisa.

Resumidamente, a plataforma engloba soluções de OCR; Tipificação; FaceMatch, que contribuem para automatizar a gestão e validação de documentos da forma mais eficiente e segura possível.

No Santo iD, o tempo de resposta e a proteção no armazenamento são otimizados., pôr a veracidade das informações é checada em tempo real.

Seja tipificando documentos, fazendo reconhecimentos com o FaceMatch ou nas conversões do OCR, os profissionais de saúde terão mais facilidade na triagem hospitalar. Refletindo em atendimentos mais rápidos, intuitivos e eficientes.

Além disso, SantoID é extremamente flexível e possibilita a automatização de processos operacionais e burocráticos que dependem da validação de documentos.

Nesta ferramenta, o acesso é simplificado e não há necessidade de nenhum tipo de customização ou adaptação de ambiente, algoritmos ou reconhecimento prévio de documentos específicos.

A triagem hospitalar é uma peça-chave na construção de uma assistência em saúde satisfatória. Mas, para haver uma otimização significativa nessa performance, a cultura tecnológica deve estar inserida e bem estruturada nesse ambiente.

O que está esperando para levar a sua triagem hospitalar ou ao próximo nível? Então, conheça mais sobre a solução AI que a SantoDigital oferece e embarque seu negócio na jornada de transformação!

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