OCR: como a tecnologia pode ajudar médicos no reembolso de honorários?

Home Google Cloud Platform
OCR: como a tecnologia pode ajudar médicos no reembolso de honorários?

OCR: como a tecnologia pode ajudar médicos no reembolso de honorários?

Nas últimas décadas, a tecnologia facilitou drasticamente a realização de diversas atividades em empresas de todos os segmentos e tamanhos. Assim, tornou-se possível aumentar a eficiência da força de trabalho humano e reduzir custos. O OCR, ou Reconhecimento Óptico de Caracteres é uma dessas inovações capazes de ajudar muitos negócios, incluindo aqueles do setor da saúde.

Todo médico sabe que o reembolso de honorários é uma das atividades administrativas que consome mais tempo em consultórios.

Para cada seguradora, é preciso seguir procedimentos específicos, preencher formulários ou alimentar sistemas, uma tarefa cansativa e de baixo valor agregado. Além disso, qualquer erro de digitação pode provocar atrasos nos repasses e muito retrabalho.

Continue a leitura para saber mais sobre a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres e descobrir como ele pode tornar o  processo de reembolso de honorários muito mais rápido e simples.

O que é a tecnologia OCR?

OCR é a sigla de Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Trata-se de uma tecnologia utilizada para reconhecer caracteres em documentos digitais ou digitalizados.

Simplificando, essa inovação permite transformar imagens de texto em textos editáveis. Na prática, isso significa que ela torna possível, por exemplo, copiar as informações de um documento escaneado ou de uma foto.

Essa tecnologia, por si só, já facilita bastante o processo de reembolso, uma vez que elimina o processo de digitação. No entanto, o OCR vai muito mais além.

Trata-se de uma plataforma que combina a tecnologia OCR com Inteligência Artificial (Machine Learning e Visão Computacional). Dessa forma, você pode extrair informações de documentos digitalizados, sejam eles escaneados ou fotografados.

Além disso, a tecnologia OCR possui interface amigável e intuitiva, permitindo que qualquer pessoa a utilize sem a necessidade de conhecimento aprofundado.

Dessa forma, você pode realizar o reembolso de honorários de maneira muito mais prática. Veja a seguir como isso é possível!

Como a tecnologia OCR pode ajudar médicos no reembolso de honorários?

O OCR é uma plataforma de gerenciamento visual que permite a um usuário sem conhecimento técnico registrar diferentes tipos de formatos, layouts e documentos.

Isto é, a partir de um documento de entrada (digitalizado), você pode definir quais informações deverão ser extraídas e também o formato do arquivo de saída.

Você ainda pode determinar o formado de cada campo (por exemplo, dd/mm/aaaa para datas) ou ainda capturar a imagem de uma assinatura.

Ou seja, você pode definir diferentes padrões de documentos de saída, de acordo com o solicitado por cada seguradora.

Isso significa que, depois de determinar os formatos e layouts, você poderá ter os relatórios de reembolso com apenas alguns cliques.

Vale lembrar que a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres permite que as informações extraídas dos documentos digitalizados sejam exportadas em diversos formatos, tais como JSON, XML, CSV. Dessa forma, é possível importar os dados mesmo se você utilizar um sistema específico para transmitir as informações de reembolso de honorários para a seguradora.

Quais os requisitos para utilizar essa ferramenta?

A tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres é uma solução 100% desenvolvida em Cloud, o que significa que não é necessário nenhum equipamento robusto para seu funcionamento. Todo o processamento de dados ocorre nos servidores do prestador de serviço, o que a torna altamente escalável.

Outra grande vantagem é que o pagamento é baseado na utilização da ferramenta. Ou seja, você não precisa realizar altos investimentos iniciais nem tampouco contrair uma obrigação mensal.

Vale lembrar que a tecnologia OCR é desenvolvido pela SantoDigital, empresa com mais de 9 anos de atuação no mercado, especializada em serviços de computação em nuvem e reconhecida como uma das principais parceiras do Google na América Latina.

Além disso, ela é a única empresa com especialização em Machine Learning certificada pelo Google no Brasil.

Todas essas particularidades dão a certeza de que a tecnologia OCR é uma solução funcional, segura e capaz de oferecer todos as vantagens descritas anteriormente.

Quer saber como contar com essa ferramenta para simplificar a realização de pedidos de reembolso de honorários? Então, entre em contato agora mesmo com a SantoDigital e permita que nossos especialistas apresentem essa solução mais detalhadamente para você!

Aproveite a oportunidade e descubra qual será o papel dos humanos no mundo da Inteligência Artificial.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: