Como a Inteligência Artificial irá afetar o futuro da sua empresa?

Home Cloud Computing
Como a Inteligência Artificial irá afetar o futuro da sua empresa?

Como a Inteligência Artificial irá afetar o futuro da sua empresa?

O uso da Inteligência Artificial nas empresas é uma tendência cada vez mais acentuada. O interesse em implementar essa tecnologia deve-se, principalmente, à sua capacidade de perceber, raciocinar, aprender e resolver problemas – qualidades tipicamente associadas aos humanos.

Somada ao Machine Learning e à automação, essa tecnologia apresenta muitas oportunidades de melhoria de processos e ganho em produtividade. Além disso, ela ajuda os negócios a se preparem para agir rapidamente diante de mudanças.

De acordo com um levantamento da PwC, realizado com mais de 1.000 executivos norte-americanos, 20% das organizações implementarão IA em toda a empresa em 2019. Isso demonstra que as empresas que não começarem a se atentar às ferramentas de IA poderão começar a perder competitividade muito em breve.

Confira, a seguir, como os impactos do uso de Inteligência Artificial no futuro próximo!

1.Uso da tecnologia mais inteligente para tomar decisões

Os desenvolvedores de soluções baseadas em IA continuam investindo massivamente em softwares cognitivos. Em um futuro muito próximo, os algoritmos de computador capacitados desempenharão, indubitavelmente, um papel fundamental nos negócios.

O que isso significa em termos reais? Bem, isso significa que, a IA se tornando mais proficiente na análise e na interpretação de montanhas de dados e fazendo isso mais rápido do que nunca. Com isso, as empresas têm a chance de criar campanhas melhores, mais personalizadas e lucrativas.

Isso significa que, à medida que os aplicativos de IA coletam padrões e insights, você pode distribuir melhor o orçamento e os recursos com base nos resultados obtidos.

Além de ajudar a melhorar a tomada de decisões, o uso de Inteligência Artificial nas empresas oferece o potencial de tomada de decisões automatizada. Em suma, isso ajuda a tirar decisões das mãos de representantes de atendimento ao cliente, consultores ou estrategistas internos, por exemplo.

Naturalmente, é importante oferecer transparência aos clientes e monitorar as decisões tomadas pelas para garantir que elas sejam melhores do que aquelas que seriam tomadas pelos colaboradores.

2. Foco contínuo em dispositivos móveis

Nos próximos anos, os smartphones terão AI diretamente no hardware por meio de um processador dedicado, cujo efeito será a popularização de recursos como a conversão de fala em tempo real.

Então, o que a incorporação de inteligência artificial em dispositivos móveis significa para você? Bem, a proliferação de novos aplicativos apresenta inúmeras oportunidades para empresas de todos os formatos e tamanhos.

Com isso, o uso de outras tecnologias, como Cloud Computing, é essencial para garantir o máximo desempenho e ganho de produtividade. Da mesma forma, a falta de gerenciamento de dispositivos móveis pode trazer sérias consequências para sua empresa e, por isso, merece especial atenção.

3.Melhoria da relação com clientes

O envolvimento com os clientes é parte integrante de qualquer empresa B2C, mas espera-se que a inteligência artificial altere esses processos de suporte ao cliente nos próximos anos. O uso de Inteligência Artificial nas empresas, incluindo a tecnologia de análise de sentimentos, vai revolucionar as formas de atendimento.

Em suma, isso significa que você não precisará de um ser humano para avaliar adequadamente o tom de voz de um cliente, ajudando as empresas a responder de maneira mais eficaz às preocupações, reclamações e consultas. Isso pode trazer muitos resultados positivos em curto prazo. Afinal, é mais provável que os clientes que têm uma experiência agradável com uma empresa compartilhem isso com outras pessoas.

A incorporação da inteligência artificial à sua estratégia de experiência do cliente, por exemplo, usando o software automatizado de chat, ajudará você a fornecer respostas melhores e mais dinâmicas e mais rápidas.

O uso de Inteligência Artificial nas empresas também ajudará você a reduzir horas de trabalho necessárias para pesquisar soluções e vai ajudá-lo a criar um envolvimento mais forte e a conquistar a confiança do consumidor.

Além disso, como vimos a IA também renderá insights preditivos, colocando você em uma posição na qual você pode recomendar automaticamente itens ou serviços semelhantes aos quais um cliente pode estar interessado.

4.Melhor segurança cibernética com o uso da Inteligência Artificial

Uma das maneiras mais comuns de usar a Inteligência Artificial nas empresas é rastrear e identificar comportamentos consistentes com fraudes. Aplicativos e softwares inteligentes também podem se auto ajustar regularmente, enquanto examinam e aprendem com os dados ao longo do tempo.

Em virtude das violações de dados que chegaram às manchetes nos últimos anos e também dos ataques cibernéticos, que estão cada vez mais sofisticados, incorporar a IA ao seu negócio é vital para proteger os dados do consumidor, inspirar confiança e oferecer valor comercial real.

Esse foram apenas alguns exemplos de impactos do uso de Inteligência Artificial nas empresas nos próximos anos. O desenvolvimento dessa tecnologia para uso nos negócios é relativamente recente e muita coisa ainda está sendo experimentada e desenvolvida. Espera-se que futuramente, o Machine Learning e a IA cheguem a desempenhar grande parte das funções que, hoje, são realizadas por humanos.

Enquanto isso não acontece, sua empresa precisa utilizar dessas tecnologias disponíveis, como o Cloud Machine Learning. Com essa solução, sua empresa pode criar novas aplicações e experiências para o usuário e melhorar o serviço ao cliente. Além disso, é possível aprofundar os insights dos seus dados para criar campanhas mais eficazes e produtos mais atrativos.

Gostou de saber como o uso da Inteligência Artificial nas empresas irá afetar o futuro de seu negócio? Então, você também irá gostar de conhecer o papel da computação cognitiva no sucesso de sua empresa.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: