- 4 minutos
- nov 13, 2024
Você saberia dizer qual é a importância do Machine Learning para as empresas nos próximos anos? Muito mais do que um tipo de Inteligência Artificial capaz de chegar a conclusões sem ter sido especificamente programada para isso, Machine Learning é um conjunto de algoritmos que se baseiam em análises estatísticas para gerar resultados. Por esse motivo, a tecnologia tem uma série de possíveis aplicações nos negócios.
Quer conhecer algumas delas? Continue a leitura e entenda de uma vez a importância do Machine Learning.
Hoje a maioria das organizações que lideram em seus campos já utiliza o Machine Learning para resolver problemas de negócios. O investimento no setor, que deve se transformar em um mercado bilionário até o ano de 2025 é um indicativo disso. E um dos muitos pontos nos quais o Machine Learning tem ajudado empresas é na visualização de dados.
O Machine Learning beneficia a visualização de dados porque ajuda a lidar com o fluxo deles. Como a tecnologia permite encontrar padrões em dados automaticamente, ela diminui o tempo necessário para se analisar dados e torna os resultados obtidos mais precisos e relevantes.
Isso pode ser utilizado de diversas maneiras. A principal sendo a tomada de decisões. Uma análise de dados melhor é o maior recurso que um negócio tem para otimizá-la.
Gerenciar e analisar o conteúdo são tarefas que podem ser simplificadas com Machine Learning. Nesse sentido, a tecnologia pode ser utilizada, por exemplo, para reconhecer produtos, pessoas, logotipos e outros símbolos que antes exigiam, necessariamente, a presença de olhos humanos para serem identificados.
Graças a isso, verificar quantas vezes a sua marca aparece nas fotos de um evento que ela patrocinou fica muito mais simples. Produzir conteúdo para a internet também: sempre levando em consideração como as pessoas interagem com a marca e que tipo de material mais as atrai.
Outro ponto em que a importância do Machine Learning fica explícita é na maneira como a tecnologia lida com a proteção, integridade e segurança de dados e sistemas. Atualmente, negócios perdem pelo menos 5% das suas rendas em fraudes e isso é um grande problema que precisa ser contornado o mais rápido possível. Os dados são da ACFE.
Com Machine Learning, uma das maneiras de se lidar com isso é por meio da criação de modelos de comportamento ideais. Esses modelos levam em consideração o histórico de um cliente, suas transações anteriores, informações pessoais, dados divulgados nas redes e outra miríade de insights para apontar anomalias. Tudo isso em tempo real, ajudando na identificação de tipos de fraude que o seu negócio talvez nem tenha se dado conta de que existam.
O recurso já é utilizado dessa exata maneira por grandes bancos. Seus algoritmos avaliam transações entre redes de indivíduos e são capazes de apontar padrões suspeitos.
A chamada segurança por algoritmo, fruto do Machine Learning, é uma das tendências para aumentar a confiabilidade das transações, dentro e fora do setor financeiro.
Quando é hora de pensar em serviços customizados para as necessidades do seu cliente o Machine Learning também vem a calhar. Ele ajuda a reduzir os custos operacionais de se compreender exatamente o que o consumidor deseja ao interagir com uma empresa e por isso pode ajudá-lo a vender mais.
Algoritmos são muito melhores que pessoas ao analisar dados. E, devido à capacidade de aprender com os dados com que interagem, o Machine Learning tende a ficar cada vez mais eficaz com o passar do tempo.
Mas seu impacto não é limitado à análise de dados para otimização das iniciativas de Marketing do negócio. Hoje, chatbots são uma grande tendência no uso do Machine Learning nas empresas e ajudam a processar transações e realizar atendimentos em larga escala.
E aí, conseguiu entender a importância do Machine Learning? Esperamos que sim. Agora não perca tempo e aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos nas redes sociais!