Cloud Spanner: como funciona o banco de dados relacional com escala ilimitada do GCP

Home Google Cloud Platform
Cloud Spanner: como funciona o banco de dados relacional com escala ilimitada do GCP
cloud-spanner-como-funciona-o-banco-de-dados-com-escala-ilimitada

Cloud Spanner: como funciona o banco de dados relacional com escala ilimitada do GCP

O Cloud Spanner é um serviço de banco de dados relacional com escala ilimitada do Google Cloud. A ferramenta é muito eficiente e suporta vários tipos de implementações globais como semântica SQL, processamento de transações on-line, consistência transacional e dimensionamento horizontal altamente disponível. 

A solução do Cloud Spanner é muito consistente e sua finalidade é aliar as vantagens de uma estrutura de banco de dados com a combinação relacional do banco de dados e não relacional de escala. A ferramenta é uma inovação efetiva, na qual promove uma revolução na gestão de banco de dados, aumentando também a eficiência na produção de aplicativos. 

Com ele, os desenvolvedores levam todo o conhecimento que obtiveram ao escrever aplicativos baseados em SQL para o Cloud Spanner, com a vantagem do serviço oferecer também os recursos dos modernos bancos de dados NoSQL, combinado com o tipo de escalabilidade e rede global que o próprio Google precisa para executar seus produtos.

A ferramenta é líder no mercado e é oferecida em formato SLA (Acordo de nível de serviço), oferecendo 99% de disponibilidade, alta segurança para empresas e sem necessidade de planejamento de inatividade.

Benefícios do Cloud Spanner

Escalonamento conforme necessário e sem limites

O Cloud Spanner possui um banco de dados totalmente escalonável. O sistema está totalmente em conformidade com ACID, que lida com fragmentação e processamento de transações que facilitam escalonar rapidamente com o objetivo de atender qualquer necessidade do negócio, garantindo também o sucesso dos produtos desenvolvidos por sua marca. 

Além disso, a escalabilidade permite que você pague somente pelo que usou. Dessa forma, a ferramenta integra um modelo de precificação simples, que cobra por horas de uso computacional, consumo de armazenamento real e acesso à rede externa.

Banco de dados disponível em qualquer lugar

A rede do Cloud Spanner é totalmente dedicada. Essa característica permite que a disponibilidade da ferramenta seja de 99%, com inatividade zero para manutenção planejada e mudanças de esquema. O sistema é totalmente testado pelo Google e já conta com bilhões de usuários utilizando o serviço.

Experiências mais simples

A sobrecarga dos administradores de TI e DBAS é um grande desafio para a área. Com a solução Cloud Spanner  esse problema se resolve, pois o custo de manutenção do banco de dados pode ser reduzido. Além disso, é possível utilizar a ferramenta para criar ou escalonar um banco de dados replicado globalmente com alguns cliques. Ou seja, são menos tarefas desagradáveis com uma experiência mais simples para seu time de TI.

Mais segurança

A ferramenta dispensa a necessidade de criar uma infraestrutura complexa de recuperação de falhas e failover para o banco de dados, pois consegue manter a alta disponibilidade e proteção contra desastres. Além disso, possui segurança integrada com criptografia na camada de dados, gerenciamento de identidade e acesso e registro de auditoria.

Recursos disponíveis no Cloud Spanner

O Google Cloud Spanner é uma alternativa simples aos bancos de dados relacionais em nuvem, como por exemplo Amazon Aurora, Azure SQL, Oracle Database Cloud Service, IBM DB2. Além disso, ele pode ser uma ferramenta para substituir bancos de dados de aplicativos de nuvem e de código-fonte aberto, como MySQL e PostgreSQL.

Conheça mais alguns recursos da solução:

  • Banco de dados relacional: esquemas, consultas SQL e transações ACID estão disponíveis e prontos para escalonamento global.
  • Disponibilidade de 99,999%: com uma disponibilidade de 99,999% para instâncias multirregionais e replicação transparente e síncrona em todas as configurações de região e multirregião.
  • Fragmentação automática: com a fragmentação automática de dados com base na carga da solicitação e no tamanho dos dados o desempenho é otimizado o que permite que você possa concentrar seus esforços na expansão do seu negócio. Ou seja, preocupando-se menos em escalonar o banco de dados.

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: