Ir para o site
  • Cloud Computing

Computação em nuvem verde: o que é quais as suas vantagens?

  • Por: SantoDigital
  • dez 4, 2019
  • 2 minutos

A rápida expansão nos data centers devido ao crescimento exponencial do volume de dados no últimos anos causou um aumento dramático no consumo de energia. Essa fato tem causado grande efeito no meio ambiente em termos de pegadas de carbono. A computação em nuvem verde surge como uma resposta a esse problema.

Trata-se de uma solução eficaz que, por meio de políticas e procedimentos, consegue melhorar a eficiência dos recursos de computação de forma a reduzir o consumo de energia e o impacto ambiental de sua utilização. Continue a leitura para saber mais!

Objetivos da computação em nuvem verde

O conceito de computação em nuvem verde está voltado não apenas à eficiência energética, mas também ao reconhecimento dos impactos do setor no meio ambiente.

Entre todas os segmentos, o da tecnologia da informação e comunicação (TIC) é, indiscutivelmente, responsável por uma grande parcela do crescimento mundial no consumo de energia.

O objetivo da computação em nuvem verde é promover a reciclabilidade ou biodegradabilidade de produtos extintos e resíduos de fábrica, reduzindo o uso de materiais perigosos e maximizando a eficiência energética durante a vida útil do produto.

Economia de energia

A computação em nuvem verde oferece recursos como monitoramento on-line e otimização do uso de hardware por meio da virtualização. Utilizando a capacidade máxima de servidores e reduzindo os equipamentos na operação já é o suficiente para reduzir significativamente o consumo de energia elétrica.

A necessidade de gerenciar vários aplicativos em um Data Center cria o desafio de provisionamento e alocação de recursos sob demanda em resposta às cargas de trabalho variáveis.

O gerenciamento eficiente dos recursos de energia foi introduzido, primeiramente, no contexto de dispositivos móveis, onde o consumo de energia deve ser reduzido para melhorar a vida útil da bateria. As técnicas de economia desenvolvidas para esses equipamentos também podem ser aplicadas ou adaptadas para servidores e data centers para alcançar maior eficiência energética.

A computação em nuvem verde busca consolidar essas técnicas de escala dinâmica de frequência de tensão de maneira eficiente para maximizar a utilização de recursos e, assim, minimizar o consumo de energia.

Os benefícios ecológicos

A  nuvem já promove uma grande redução do consumo de energia elétrica nas empresas. A computação em nuvem verde se preocupa também em garantir essa redução de consumo nos provedores de serviços.

Vale lembrar que a redução de consumo energético nas empresas se dá em várias frentes. Primeiramente, há uma diminuição significativa de servidores e equipamentos de refrigeração.

Da mesma forma, quando as empresas mudam suas aplicações críticas, como o SAP, para a nuvem, elimina a necessidade de suporte local, o que também ajuda a reduzir o consumo.

Finalmente, a nuvem tem impulsionado estratégias como BYOD e home office, umas vez que todos os recursos necessários para a execução dos trabalhos estão disponíveis via aplicativos ou browser. Isso elimina a necessidade de locomoção, o que ajuda a reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de demais partículas prejudiciais emitidas por veículos.

A preocupação ambiental tornou-se pauta em empresas de todos os segmentos. A adoção da computação em nuvem, como você pode ver, ajuda significativamente nessa questão, promovendo grandes benefícios ecológicos e também financeiros.

Cada vez mais, a bandeira da computação em nuvem verde vem sendo adotada pelos provedores dessa tecnologia, que buscam, além de garantir economia para seus clientes, usar os recursos de forma eficiente para reduzir o impacto ambiental.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é a computação em nuvem verde e como essa tecnologia tem ajudado as empresas e o meio ambiente. Se você gostou deste conteúdo, também irá gostar de descobrir 4 formas de migrar para a nuvem sem perder o ritmo na empresa.

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.